Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Semana do MEI prossegue até a próxima sexta-feira, dia 18

5

Evento disponibiliza orientações e capacitações aos empreendedores sergipanos

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) prossegue até sexta-feira (18), oferecendo gratuitamente orientações e capacitações gerenciais aos pequenos empresários sergipanos. Este ano as ações são realizadas em doze municípios, disponibilizando auxílio a quem já tem um negócio ou deseja se formalizar.

Nos três primeiros dias do evento, mais de 800 empreendedores participaram das atividades promovidas pelo Sebrae e entidades parceiras. Diariamente são disponibilizadas palestras e oficinas sobre temas que fazem parte da rotina do empresário, como finanças, compras, marketing, planejamento e empreendedorismo, além de um destaque especial para a área de vendas.

Entre aqueles que procuraram apoio para melhorar a gestão do próprio negócio estava o empreendedor Douglas Lopes, que possui uma pequena mercearia no Bairro América. “Tenho a minha empresa há oito anos, mas nunca participei de nenhuma capacitação. Hoje vi que tenho muito o que aprender para administrar melhor o meu negócio. Pretendo acompanhar todas as palestras e me inscrever em novos cursos nas próximas semanas”.

Em Aracaju os serviços são oferecidos na sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, sempre das 9 ás 18h. As ações também acontecem em Itabaiana, Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Propriá e outras seis cidades do interior do estado.

Para participar das atividades basta ao empreendedor comparecer aos locais munido de um documento de identificação. Aqueles que são já são formalizados também devem apresentar o número do CNPJ. As inscrições para as capacitações já podem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800. A programação completa está disponível no site www.se.sebrae.com.br.

Orientações

Durante a Semana o público também tem acesso ás informações sobre o Programa Microempreendedor Individual (MEI), os requisitos necessários para a formalização, além de orientações sobre serviços de baixa, alteração de empresa, preenchimento da Declaração Anual de Rendimentos e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 81 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria.

Agentes de instituições financeiras disponibilizam aos pequenos empreendedores informações sobre produtos e serviços bancários para alavancar os negócios. Eles são orientados sobre as linhas de crédito disponíveis para capital de giro e aquisição de equipamentos e as taxas e documentos necessários para solicitar o financiamento.

Um outro foco da Semana é a instrução do MEI sobre as suas obrigações legais. Uma delas é a entrega da declaração de faturamento anual. A legislação estabelece que o microempreendedor precisa informar à Receita o faturamento bruto da atividade desempenhada por ele no ano anterior. O prazo termina no dia 31 de maio.

São parceiros do Sebrae na realização do evento as Prefeituras, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Nordeste, Corpo de Bombeiros, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal, Adema, Vigilância Sanitária, Ceape e Unicred.

Foto assessoria

Por Wellington Amarante

Leia também