Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

INSCRIÇÕES PARA PSS DA EDUCAÇÃO COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA

 

Começa nessa sexta-feira, 18, o período das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Estado da Educação, o PSS da Educação, para o preenchimento de 427 vagas, sendo 100 para executor de serviços básicos, 185 para educador profissionalizante, 92 vagas para apoio escolar 1 e 50 vagas para apoio escolar 2. A finalidade é substituir as vagas existentes com o fim dos contratos dos que foram aprovados no PSS realizado em 2015 e 2016 e criar vagas para novas escolas profissionalizantes que foram inauguradas recentemente pelo governo.

Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosman Pereira, a contratação desses profissionais para trabalhar na área da educação por um período de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, vai gerar um impacto mensal na folha de pessoal de R$ 488 mil.

Enfatiza que a maioria dos contratos será para substituição dos que estão terminando os contratos feitos nos últimos PSS. Cita como exemplo que dos 185 contratados para função de educador profissionalizante 150 são para substituição, portanto, os salários pagos já constam na folha.

Explica Rosman que serão contratados a mais apenas 35 educadores profissionalizantes para trabalharem em três novas escolas profissionalizantes que o Estado está terminando de construir. “É a Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, a Ulisses Guimarães em Umbaúba e uma outra ainda sem nome em Indiaroba”,  afirma.

Ressalta o secretário que o impacto total da despesa do PSS da Educação  foi calculado em cima dos valores autorizados pelo Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal do Estado de Sergipe (CRAFI).

As inscrições

As inscrições para executor de serviços básico vão de 18 a 22 de maio, para o apoio escolar de 18 a 23 de maio e para educador profissionalizante de 18 a 25.  A divulgação da lista de inscritos ocorrerá no dia 25 deste mês e a data de impugnação 28 de maio. No dia 29 ocorrerá a divulgação do resultado provisório. O período de 30 de maio e 1º de junho será para apresentação do recurso contra o resultado provisório.

Para o PSS de educação profissionalizante é necessário ser bacharel, licenciado e tecnólogo em 25 áreas específicas conforme publicação em edital e para executor de serviço básico ter apenas o ensino fundamental. Já para apoio escolar 1, é necessário nível médio para o atendimento a pessoas com deficiência e para apoio escolar 2 é exigido ter formação superior em pedagógica e qualquer licenciatura.

As inscrições para o PSS da Educação são gratuitas e vão ser feitas através do site seplag.se.gov.br . Os editais com as especificações do PSS foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 17, e estão disponíveis também no site da Seplag.

Segundo a gerente geral de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Serviços da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Zélia Apóstolo, as datas previstas podem sofrer alteração, a depender da quantidade de candidatos inscritos. Revela que qualquer alteração será previamente divulgada no site da Seplag, devendo o candidato olhar sempre o site.

Leia também