Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

NAT leva oficinas de qualificação profissional para Simão Dias

8

Profissionalização é fundamental para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Sabendo disso, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) tem oferecido diversas oficinas profissionalizantes aos trabalhadores sergipanos. Na última quarta-feira, 16, o município de Simão Dias recebeu as oficinas de Rotinas Administrativas e Dicas de Maquiagem. As aulas foram ministradas para 100 pessoas, divididas em duas turmas de 50.

Segundo o secretário de Estado da Inclusão Social, José Carlos Felizola, as oficinas foram um pedido do governador Belivaldo Chagas, filho de Simão Dias. “Viabilizamos através da parceria do NAT Matriz com a unidade municipal, que abriu as inscrições para as vagas. Em dois dias, as 100 vagas esgotaram. Significa que havia uma demanda realmente importante para cursos no município e, por isso, no próximo dia 08 de junho, o Sine NAT Matriz trará outras duas oficinas, de Atendimento ao Cliente e Marketing Pessoal. As inscrições já começam nesta quinta”, revelou Felizola.

O coordenador do NAT em Simão Dias, Roberto Santana, explicou que a procura foi grande porque há muitas pessoas desempregadas em busca de qualificação. “Essa foi a primeira vez que trouxemos as oficinas do NAT e tivemos uma boa procura. É importante oferecer qualificação aos trabalhadores e, aqui em Simão Dias, temos muita gente em busca de aprimoramento profissional”, comentou.

Ministrante da oficina de Rotinas Administrativas, Cleunice Celestina disse que ficou surpresa com o envolvimento do público simãodiense nas aulas. “O público superou minhas expectativas em todos os sentidos, foram muito receptivos e participativos. Aconteceu uma troca muito rica de experiência e conhecimento”, narrou. Já a ministrante da oficina de Dicas de Maquiagem, Rosa Maria De Oliveira, destacou a possibilidade de se obter uma nova fonte de renda por meio do conhecimento adquirido durante a oficina. “As mulheres da turma participaram e estavam muito engajadas, pois amam maquiagem. E elas podem começar a ganhar dinheiro com isso. Como nos salões costuma ser mais caro, elas podem, agora, oferecer o serviço a um preço mais acessível”, pontuou.

Foi justamente essa ideia que trouxe a servidora pública, Estela Maria Santa (47 anos), para a oficina de maquiagem. “Penso em trabalhar com isso, pois se a gente aprender a maquiar, já economiza e ainda pode ganhar dinheiro maquiando outras pessoas para eventos. Vai ser uma fonte de renda extra que vai ajudar na criação das minhas duas filhas”, disse. Aluno da oficina de Rotinas Administrativas, Luís Santos Cardoso, de 32 anos, teve o primeiro contato com a área administrativa durante a oficina. “Foi muito importante para o nosso desenvolvimento profissional. Espero que o NAT traga cada vez mais oficinas como essa para qualificar os trabalhadores simãodienses para o mercado de trabalho”, pontuou.

Segundo a Coordenadora Estadual do Trabalho e Emprego da Seidh, Sandra Magna Rezende, o mercado exige cada vez mais formação e experiência dos trabalhadores. “Já houve casos em que recebermos as vagas e não conseguirmos encaminhar trabalhadores, pois não tinha ninguém com as qualificações exigidas pela empresa. É por isso que realizamos essas oficinas e, hoje, estamos trazendo duas delas para Simão Dias, para que o trabalhador possa ter mais chances de preencher essas vagas de emprego”, lembrou.

Fonte e foto Assessoria de Comunicação

Leia também