Aracaju, 28 de março de 2024

OS AJUSTES INICIAIS DOS BLOCOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Amanhã logo cedo estará no ar o anúncio da chapa majoritária da oposição. Nada que a sociedade desconheça. Vamos repetir os nomes apenas para evitar o vazio: Eduardo Amorim (PSDB) será o candidato a governador; André Moura (PSC) e Heleno Silva (PRB) vão para o Senado. Não há ainda definido um nome para vice-governador, que ficará para uma decisão final, dependendo da necessidade de mais uma legenda forte para fechar a composição.

Até o momento vai tudo bem. Mesmo visto a olho nu o bloco não apresenta qualquer desarranjo em relação aos partidos que o integram, embora se perceba uma rasa fissura entre lideranças e prefeitos com o PRB, porque o quer por inteiro. Há quem reclame da ausência do ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, que se mantém ao lado de Belivaldo Chagas (PSD), embora garanta voto para André Moura e Heleno Silva.

Não há sinais de alteração nessa chapa que será lançada amanhã, mas, de qualquer forma, ainda falta algum tempo para as convenções e, nesse período, as conversas não param e qualquer entendimento fechado agora não tem o selo de ‘definitivo’. Este ano a política expõe desconfianças de que ninguém está satisfeito e a qualquer momento pode acontecer fatos que promovam cisões, até que cada um encontre o seu par certo.

No bloco do Governo há possibilidade da apresentação da chapa até o final deste mês. Mas alguns fatos inusitados ocorreram, como a reação do PDT em relação a duas vagas para o PT, mesmo que nada esteja definitivo e nem avaliado. A legenda agora expressa que quer ser contemplada com uma posição majoritária e, a essa altura do campeonato, só cabe a vice. Belivaldo e Fábio Henrique chegaram a se sentar ontem à noite e trataram sobre um lugar para o PDT. Será analisado e para isso o bloco pode rever posições pretensas.

CHEGOU AO FINAL DA NOITE

Segundo fonte bem avisada, o governador Belivaldo Chagas conversou ontem com o ex-prefeito Fábio Henrique (PDT), que colocou a posição do partido no momento.

Mas não houve qualquer conversa sobre saída da base aliada.

QUER LUGAR NA CHAPA

A mesma fonte disse que o pleito do PDT é ter uma vaga na majoritária. Belivaldo teria considerado legítimo e disse: “vamos discutir o assunto”.

Já foi marcada uma nova conversa.

POSSIBILIDADE DE OPOSIÇÃO

Já sobre a ameaça do PDT ingressar na oposição, o próprio Fábio Henrique desmentiu e lembrou: “nós fazemos política com diálogo, não com ameaças”.

E admitiu que o PDT terá o que lhe cabe.

PERDA DE DIREITOS POLÍTICOS

O juiz Edno Aldo Ribeiro de Santana deferiu ontem requerimento do senador Valadares (PSB) que dá um ano, dois meses e 15 dias de prisão ao ex-prefeito Sukita.

Além disso, perda dos direitos políticos.

ENVIADO AO CARTÓRIO PARA CUMPRIR

Edno Aldo também determinou o retorno da sentença ao cartório para o cumprimento da decisão final da sentença proferida em fevereiro.

A defesa de Sukita havia apelado alegando trânsito em julgado.

AONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO

O empresário Sandro de Miro ficou animado com o convite público feito por Mendonça Prado (DEM), para que ele seja candidato ao Senado por sua chapa.

Ex-vereador, Sandro de Miro é filiado ao Democratas…

RECEBEU ALGUNS INCENTIVOS

Após o convite, empresários e políticos ligaram para Sandro de Miro incentivando a ele retornar à política e aconselhando a aceitar o convite feito por Mendonça.

Sandro hoje também é empresário da área de comunicação.

FALTA CONSOLIDAR O CONVITE

Sandro de Miro ainda não conversou com Mendonça Prado, mas a tendência é que ele aceite participar da chapa majoritária do DEM, como candidato ao Senado.

Sandro é um bom nome diante do quadro político atual.

JOÃO GAMA É O PRESIDENTE

O presidente regional do MDB, João Augusto Gama, sequer deixou o cargo e diz que não o fará de forma atabalhoada, mas só depois que conversar com os filiados.

Gama vai deixa a Presidência do MDB, mas só depois da convenção.

NOTÍCIAS FALSAS NOS GRUPOS

Na terça-feira, um ilustrado homem de imprensa publicou que, “depois de apuração por parte do seu site”, o deputado Fábio Reis (MDB) já iria assumir a direção do partido.

Disse até que Fábio já estava chateado pela indicação de Rogério para o Senado.

NOME DE ELIANE CREDENCIA

O deputado Fabio Mitidieri (PSD) diz que a história de Eliane Aquino, sua competência e postura lhe credenciam a ocupar qualquer cargo político.

– Se for a nossa vice, tornará a nossa chapa muito forte, disse.

NÃO É DECISÃO MUITO FÁCIL

Para Fábio Mitidieri, a escolha do vice não é decisão fácil. “Nosso grupo tem grandes  nomes, a exemplo de Fábio Henrique. Luciano Bispo e Luiz Mitidieri.

– Tenho certeza que sairemos fortalecidos para a disputa eleitoral…

PRB ESTÁ AJUSTANDO QUADROS

O PRB está decidido a integrar a oposição, mas o deputado federal Jony Marcos avisa que “estamos nos ajustando e queremos a unidade do partido”.

A decisão do PRB na oposição tem o dedo firme do presidente Marcos Pereira.

O PROBLEMA PARA COMPOSIÇÃO

De fato o PRB está na oposição, mas alguns membros importantes da sigla querem permanecer no bloco liderado pelo Governo.

Ivan Leite, por exemplo, não vai para a oposição.

ISSO MEXE COM OS BASTIDORES

Nos bastidores do bloco oposicionista, há quem trate a conquista do PRB com certa restrição. Acha que o partido deve vir completo.

Não aceita a participação com dissidência.

FALA-SE EM CHRISTIAN PARA SAÚDE

Na Assembleia, deputados apostam que o presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, será o novo secretário da Saúde. Setores do Governo também falam nisso.

A posse seria depois da inauguração da nova urgência.

NOME É LEMBRADO HÁ TEMPO

O nome de Christian Oliveira para a Secretaria da Saúde foi citado desde os primeiros comentários sobre a saída de Almeida Lima da Saúde.

O próprio Christian chegou a evitar comentários à época.

BELIVALDO VIAJOU A BRASÍLIA

O governador Belivaldo Chagas está em Brasília e vai a CEF para resolver questão do Finisa. No mesmo dia à noite retorna a Sergipe.

Belivaldo tem compromissos a cumprir sexta-feira no Estado.

POSIÇÃO NAS PESQUISAS INTERNAS

Segundo dados de pesquisas internas e qualitativas realizadas pela oposição, o indicie de rejeição ao nome de André Moura caiu de 30% para 10% em todo o Estado.

André mantém seu ritmo de trabalho na disputa pelo Senado.

Notas

Justiça paraguaia em ação – A Justiça do Paraguai declarou ontem o estado de “rebeldía” e a prisão imediata do operador financeiro Darío Messer. O recurso é utilizado quando o réu é convocado pela Justiça mas não aparece. Brasileiro naturalizado paraguaio, Messer é considerado foragido pelo país e pelo Brasil.

0x0

Triplex para outro condenado – Fernando Costa Gontijo, que arrematou o triplex de Lula no Guarujá, foi condenado no ano passado por improbidade administrativa. Ele foi considerado culpado de fraudes em licitações da prefeitura de João Pessoa, publica O Globo. É um triplex sob medida para condenados.

0x0

Fachin investiga caciques – Edson Fachin acolheu pedido da PGR e apurar repasse de R$ 40 milhões da J&F para o caixa dois de campanhas de caciques do MDB. Serão investigados Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, Eunício Oliveira, Vital do Rêgo, Edison Lobão, Valdir Raupp, Eduardo Braga e Roberto Requião.

0x0

Direitos Humanos para bandidos – Segundo informa a BBC Brasil, dados de levantamento inédito do instituto de pesquisa Ipsos. Maioria (63%) se diz favorável aos Direitos Humanos, mas acredita que são mais aplicados para beneficiar criminosos; 61% acreditam que a vereadora Marielle Franco foi morta por motivo político.

0x0

PSB e PDT se aproximam – O presidente do PSB, Carlos Siqueira, recebeu ontem o presidente do PDT, Carlos Lupi. O encontro foi uma reaproximação dos partidos após a desistência do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa de concorrer à Presidência. Lupi pediu que o PSB avaliasse o apoio à candidatura de Ciro Gomes ao Planalto.

0x0

Senado aprova criação do Susp – Senado aprovou ontem a criação do Susp (Sistema Único de Segurança). O sistema será gerido pelo Ministério da Extraordinário de Segurança Pública e abrangerá os três entes da Federação: governos federal, estaduais e municipais. O Susp faz parte da agenda de segurança pública defendida pelo governo.

Conversando

Mais provocante – Ex-secretário Almeida Lima (MDB) está cada vez mais provocante. Tem procurado microfones para se expressar.

Presença total – A cúpula da oposição tem certeza que todo o PRB está no lançamento da chapa majoritária, amanhã, na sede do PSDB.

Tudo pronto – Já está tudo pronto para o lançamento da chapa majoritária da oposição hoje pela manhã (bem cedinho). Não será um evento pomposo.

Mais votado – O senador Valadares (PSB) ainda se mantém nas pesquisas – mesmo internas – como o mais votado para o Senado Federal.

Trabalha muito – O pré-candidato a deputado federal José Carlos Machado (PPS) trabalha muito para conquistar apoio de lideranças importantes do Interior.

Não participa – Único nome do PRB que não participará da solenidade de lançamento da chapa majoritária da oposição será o ex-prefeito Ivan Leite.

Sempre avisou – O ex-prefeito Fábio Henrique jamais se manifestou que gostaria de disputar de chapa majoritária. Sempre avisou que disputaria vaga na Câmara Federal.

Ocupe a praça – Eliane Aquino foi ao Centro Cultural de Aracaju para participar do Ocupe a Praça, que homenageou Ana Cortês, “uma mulher de luta e muito talentosa”.

Período junino – Algumas ruas, prédios e lojas já estão decoradas para o período junino. A antecipação também tem a ver com os jogos da Copa do Mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também