Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Startup Day acontece nesse sábado; Evento pretende fomentar a troca de conhecimentos

6

Startup Day acontece nesse sábado; Evento pretende fomentar a troca de conhecimentos sobre novas tecnologias

No próximo sábado, dia 19, será realizado em todo o Brasil o Startup Day, um evento coordenado pelo Sebrae para fomentar o ecossistema inovador. A iniciativa contará com palestras, debates e troca de experiências para a geração e disseminação de novos conhecimentos.

Em Sergipe as atividades serão realizadas no Quality Hotel, das 8 ás 13h, com entrada gratuita. Este ano o evento tem como tema ‘Startup – o que vai além da sua ideia’. A programação inclui um painel com a participação de Luiz Candreva, empreendedor e mentor de startups, Pablo Esquivel, consultor e especialista em Marketing Digital e Érica Marques, co-criadora e coordenadora da Unistart – Aceleradora de Startups do Centro Europeu e Sócia Executiva na LogosBr Consultoria e Marketing Digital.

No Startup Day, os empreendedores terão ainda contato com a experiência Sebrae de atendimento às startups em todo o Brasil (estratégia chamada de SebraeLikeaBoss). Podem participar do encontro empreendedores, desenvolvedores/programadores, estudantes, designers, investidores, aceleradoras e incubadoras.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800-570-0800 e no local do evento, 30 minutos antes das palestras.

“ A ideia é facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre esses empreendedores e mostrar os caminhos necessários para viabilizar um negócio nesse segmento e conquistar bons resultados. Estamos trazendo profissionais com bastante experiência nesse mercado e que poderão contribuir para o desenvolvimento de novas ideias aqui em nosso estado”, explica a analisa técnica do Sebrae, Lara Andrade

Startups

Startups são empresas novas, até mesmo embrionárias ou ainda em fase de constituição, que contam com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica dos startups é possuir risco envolvido no negócio.

Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos como o Google, a Yahoo e o Ebay, também são consideradas startups. Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. O modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro.

Esse mercado vem se desenvolvendo com rapidez no Brasil. De acordo com estimativas do segmento, há mais de 10 mil empresas nascentes atuando em diversas atividades. Embora seja um mercado promissor, ele recebeu mais de R$ 2,8 bilhões em investimentos no ano passado.

Apesar dos bons resultados, o caminho para o sucesso não é simples e parte das empresas iniciantes não consegue se manter no mercado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços junto a 1.044 startups mostra que cerca de 30% delas fecharam as portas nos últimos dois anos. As empresas entrevistadas apontaram como principal motivo para o encerramento das atividades a dificuldade de acesso a capital (40%), obstáculos para entrar no mercado (16%) e divergências entre os sócios (12%).

Em Sergipe, o Sebrae executa desde 2017 um projeto para fomentar esse segmento, priorizando a sua atuação nos momentos de Maturidade (Ideação – Potenciais empresários que já possuem uma ideia, já definiram um segmento de mercado a atuar e que buscam validar para criar o seu negócio) e Operação (empresários que estão na fase inicial da empresa e que precisam de ferramentas técnicas de gestão que possam ser implantadas imediatamente na operação do negócio para possibilitar o crescimento).

Foto assessoria

Por Wellington Amarante

 

Leia também