Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

DISPUTA DESTE ANO É DIFÍCIL

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) participa hoje do lançamento dos candidatos majoritários da oposição, que acontece às 7 horas na sede do PSDB. A presença do PRB entre os três nomes que disputam Governo e Senado pela oposição surpreende à base aliada, mas nem tanto a alguns membros do bloco liderado pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) e deputado André Moura (PSC).

Há algum tempo que já sabiam disso…

Queira ou não, a presença de Heleno fortalece a chapa majoritária oposicionista, que tem Eduardo ao Governo do Estado e André Moura como o outro nome ao Senado. É verdade que a disposição do PRB em trocar Governo por oposição não é comum. O inverso é bem mais utilizado por muitas outras siglas, mesmo que, em avaliação feita por pensadores políticos da legenda, há mais dificuldade para reeleger até o deputado Jony Marcos na situação, que entre oposicionistas.

As chapas majoritárias estão se formando. Até junho será anunciada a dos partidos aliados ao Governo. Os nomes já estão postos: Belivaldo Chagas, Jackson Barreto e Rogério Carvalho ao Senado. Os dois blocos discutem os vices mais adiante. Sem desfazer da força dos demais candidatos por siglas que ainda não consolidaram seus blocos na disputa solo, um nome que também impressiona é o do deputado federal Valadares Filho (PSB).

Há quem subestime sua candidatura pela ausência de um grupo coeso, mas os nomes dos Valadares [pai e filho] são eleitoralmente fortes. Um segundo turno será provocado pelo deputado, que é pré-candidato ao Governo. Claro que não se pode encarar a disputa como um passeio. Será um confronto renhido, através de embates nas redes sociais e com a elevação no tom das críticas através de grupos, que utilizam assessores bem treinados que balançam o rabo e rangem os dentes.

Não dá para eleger aqui os dois que ficam para disputar final em segundo turno. Essa visão será feita ao decorrer da campanha, na discussão dos projetos, na honestidade e na estatura moral dos que pretendem governar Sergipe nos próximos quatro anos.

CONGRESSO DO PT COMEÇA HOJE

Será hoje à noite o início do Congresso Estadual da Articulação na Luta, que integra o PT em Sergipe. O evento se estende até amanhã no Sindicato dos Bancários.

Contará com a presença de membros do PT de outros Estados.

MESA DE DEBATES NO SÁBADO

No sábado terá mesa de debate sobre conjuntura nacional e estadual, com o sociólogo Emir Sader e o economista Ricardo Lacerda.

Marcio Macedo e Conceição Vieira vão discutir as eleições de 2018.

REUNIÃO EM BRASÍLIA COM LUPI

O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, viaja segunda-feira a Brasília, para reunião com Carlos Lupi. Tratará sobre o apoio do PSB e Ciro Gomes a presidente.

Os entendimentos se iniciaram na quarta-feira à noite.

PERGUNTA POR FÁBIO HENRIQUE

Durante a reunião das cúpulas nacionais do PSB e PDT sobre o apoio a Ciro, o senador Valadares perguntou: “E Fábio Henrique lá em Sergipe?”

– Será nosso candidato a deputado federal, respondeu rápido Lupi.

MDB CHATEADO COM O PDT

Um membro importante do MDB ironizou, ontem: “Fabio Henrique deveria mandar a mulher, deputada Silvia Fontes (PDT), para reuniões da base aliada”.

– Ela costuma resolver tudo na hora, sem deixar nada para depois, disse.

REUNIÃO NO DIA SEGUINTE

Ontem, Fábio Henrique contou que teve reunião com o Diretório Estadual do PDT, na terça-feira, quando transmitiu o que houve na reunião da base aliada.

O PDT considerou que o momento não era de sugerir nomes…

E admitiu que o PDT tem direito de participar da chapa…

MANTÉM CANDIDATURA FEDERAL

Fábio diz que mantém candidatura a federal, como deseja o PDT, e que só sai da base aliada se Belivaldo “não nos quiser mais e não nos tratar como merecemos”.

E acrescentou: “Mas Belivaldo tem mantido um tratamento correto conosco”.

SILVIA FONTES BRINCAVA

Mas, enquanto isso, a deputada Silvia Fontes (PDT), em tom de brincadeira absoluta, dizia a colegas, na Assembleia, que estava apta a ser vice-governadora.

Sorrindo, acrescentou: “de um lado, ou de outro”.

PROBLEMA MAIOR É DINHEIRO

A questão maior do MDB neste momento é financeira, disse um membro do partido, admitindo que não há dinheiro para cumprir obrigações com a legenda.

O fundo partidário será para campanha de majoritários e deputado federal.

DESENCONTROS CASUAIS

Eliane Aquino (PT) e Belivaldo Chagas (MDB) já marcaram agendas via telefone, mas ainda não conversaram por absoluta falta de tempo.

Muito provável que aconteça nesta sexta-feira.

CLÓVIS ACREDITA NUM FEDERAL

O presidente do PPS, Clóvis Silveira, está animado com a chance real de aleger um deputado federal. José Carlos Machado é o nome dele.

– Se Machado fechar com Maria Mendonça e Dilson de Agripino estará eleito, diz.

RENOVAÇÃO NA ASSEMBLEIA

A renovação na Assembleia vai ser mais por troca de nomes. Não disputam reeleição Gustinho Ribeiro, Pastor Antônio, Augusto, Paulinho, Ana Lúcia e Luis Mitidieri.

Com quase 30% sem reeleição, é possível que a renovação atinja 40%…

HELENO VÊ ATO DE CORAGEM

O ex-prefeito Heleno Silva diz que o PRB “fez uma mudança corajosa ao sair do Governo e passar para a oposição. A maioria faria o caminho inverso”, acha

– Se perdermos apenas 20% dos filiados estaremos no lucro, calcula.

NÃO VAI AFASTAR NINGUÉM

Heleno Silva disse ainda que o PRB não afastará ninguém que não acompanhe essa decisão do partido. Todos ficarão e podem disputar mandato.

Como é o caso de Adriana Leite, que será candidata a deputada estadual.

ADMINISTRAÇÃO DE ARACAJU

Ontem, na Câmara Municipal, dois vereadores ligados a Edvaldo Nogueira avaliaram que a administração municipal tem o comando do atual prefeito.

Mas admitiram que, sem a participação de André, “muito pouco teria sido feito”.

VAI REPERCUTIR EM 2020

Com o trabalho que vem sendo realizado, Edvaldo Nogueira (PCdoB) deve ser reeleito, mas para isso precisará que André Moura se mantenha em Brasília.

Não dá para condenar Nogueira pela parceria em favor de Aracaju.

FÁBIO CITADO PARA PRESIDIR

O nome de Fábio Reis foi sugerido para presidir o MDB em Sergipe, num encontro informal no Planalto, quando foi lida notícia desta coluna que Gama deixaria o cargo.

Homero Jucá e o líder do MDB, Baleia Rossi sugeriram Fábio como sucessor.

NÃO DESEJA A PRESIDÊNCIA

Fábio Reis disse que não deseja a Presidência do partido e falou isso no momento. Gama, inclusive, só vai sair após as convenções.

De qualquer forma, Fábio conversa com Jackson sobre assunto na segunda-feira.

Notas

Juíza nega hábeas a transexuais – A juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Leila Cury, negou habeas corpus coletivo para que 11 presas provisórias, que se declararam transexuais femininas ou travestis, para ficarem em estabelecimento prisional feminino em respeito à identidade de gênero.

0x0

Determina prisão de Dirceu – Juíza substituta da 13ª Vara Federal Gabriela Hardt determinou a prisão de José Dirceu. A decisão é para a execução provisória da condenação de Dirceu a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Lava Jato.

0x0

Desemprego de jovens aumenta – A taxa de desocupação da população com idade de 18 a 24 anos chegou a 28,1% no 1º trimestre de 2018. Segundo dados divulgados ontem pelo IBGE, são 4,42 milhões de jovens sem emprego. O percentual é maior do que o apurado no 4º trimestre de 2017 – de 25,3%.

0x0

Antagonista prefere suicídio – Segundo publica O Antagonista, enquanto o governador Camilo Santana acusa o partido de se suicidar defendendo a candidatura de Lula, deputados e senadores petistas no Congresso Nacional reafirmam que vão seguir o presidiário até o fim. O Antagonista prefere o suicídio do PT.

0x0

TSE rejeita representação – O TSE rejeitou ontem representação apresentada pelo pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) contra parte de conteúdo de uma pesquisa do Datafolha sobre a corrida eleitoral. Bolsonaro questionou pergunta feita pela pesquisa sobre a evolução do patrimônio da família dele.

0x0

Juiz nega benefício a Lula – O juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas, determinou a suspensão de todos os benefícios reservados a Luiz Inácio Lula da Silva por ter sido presidente da República. Os ex-presidente têm direito vitalício a uma equipe de oito auxiliares e dois carros pagos pela Presidência.

Conversando

Checagem de notícias – Segundo Rilton Morais, depois das agências de checagem de notícias formadas por mentirosos teremos os cartórios formados por fraudadores.

Notícia limpa – Uma campanha pela “notícia limpa”, nesse momento confuso da “política suja”, seria um passo importante para os segmentos da mídia.

Serão de fato – A partir de hoje o deputado André Moura (PSC) e o ex-prefeito Heleno Silva (PRB) serão de fato pré-candidatos ao Senado pela oposição.

Muita burocracia – Há dificuldade para a liberação do Finisa em razão de problemas econômicos. Mas Sergipe já está refazendo as contas. Há muita burocracia…

Muito animado – O Democratas muito animado com a possibilidade do ex-vereador Sandro de Miro topar disputar o Senado Federal pela legenda.

Reúne cúpula – O senador Valadares (PSB) comunicou a Fábio Henrique a reunião da cúpula do seu partido com Lupi, que propôs composição para apoiar Ciro Gomes.

Conversa política – Ao lado de Jackson Barreto, o governador Belivaldo Chagas esteve ontem em Brasília, mas já retornou e pratica conversas política hoje.

Marca histórica – Rogério Carvalho indignado com o desemprego em Sergipe chegou à marca histórica. Sergipe está entre os cinco com maior percentual de desemprego.

Espera mais – A oposição não pensa em lançar nome para vice-governador agora. Acha que isso deve ficar para fechamento das composições.

 

 

Leia também