Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Fundação Parreiras Horta tem nova diretoria administrativa financeira

7

A Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), vinculada a Secretaria de Estado da Saúde (SES), teve empossada, nesta sexta-feira, 18, a nova diretora administrativa financeira da instituição, Izabela Betânia Barros. A posse ocorreu no Centro Administrativo da Saúde, localizado no bairro Ponto Novo, em Aracaju, na presença do secretário interino da saúde, Valberto Lima, do diretor geral da Fundação Parreiras Horta, Ari Leite, e de membros do Conselho Curador da FSPH.

Formada em Direito, Izabela Barros é especialista em Direito Público. Segundo ela, a perspectiva frente a esse novo desafio é a de contribuir para o desempenho de ações com compromisso e eficiência. “Há, inclusive, a preocupação de atender os anseios da população frente às competências da FSPH, conforme as determinações previstas em lei, visto que a administração pública está diretamente relacionada ao cumprimento da legislação, de forma a também agir em defesa do gestor público”, declarou a nova gestora, que agrega ainda 12 anos de experiência na área de administração pública.

O secretário interino da saúde, Valberto Lima, destaca que está diante de uma equipe caracterizada pela competência. “Está sendo mantida a palavra de ordem, que é trabalho. Nesse processo, diálogos estarão sendo mantidos com a equipe em exercício na FSPH para que novos rumos sejam traçados para o pleno desempenho da instituição, que dispõe de atribuições diversas”, considerou Valberto.

FSPH

Foi criada através da Lei nº 6.346, de 2 de janeiro de 2008. A FSPH é integrante da Administração Pública Indireta do Poder Executivo do Estado de Sergipe, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública, com autonomiagerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, quadro de pessoal próprio e prazo de duração indeterminado.

A FSPH é vinculada à SES e, por esta, é supervisionada, nos termos e para os fins constantes da legislação pertinente e de seu estatuto. A Fundação tem sede e foro em Aracaju, e jurisdição em todo o território estadual.  Tem por finalidade prestar serviços relativos à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e hemoderivados, através do Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose. Exerce ainda prestação de serviços laboratoriais, através do Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública e de verificação de óbito, através do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Os serviços de saúde prestados pela Fundação são organizados em conformidade com as diretrizes e normas do SUS – Sistema Único de Saúde, devendo servir de campo de prática para ensino e pesquisa na área da saúde. A estrutura organizacional básica é composta pela Diretoria Executiva e o Conselho Curador.

Fonte e foto assessoria

Leia também