Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

JB tenta “fritar” André, Heleno e Valadares para o Senado! Nem Rogério escapa!

Que ninguém duvide do estilo ardiloso de fazer política do ex-governador Jackson Barreto (MDB), pré-candidato a uma das duas vagas de Senador em 2018.  Desgastado fortemente após deixar o Estado em uma situação financeira difícil, com salários atrasados e parcelados, além de centenas de obras paralisadas e sem recursos próprios para investir, JB visivelmente aposta que se elegerá com o apoio da “máquina” e com o empenho dos prefeitos e aliados na capital e no interior. Acredita que poderá reverter o quadro e vencer o pleito em outubro.

O primeiro passo para tentar contornar a situação, após entregar o comando do Executivo em definitivo para Belivaldo Chagas (PSD), foi tirar um período de férias, para descansar e evitar a imprensa. Jackson, literalmente, “mergulhou” e aproveitou para cuidar um pouco da saúde já que não tinha tanto tempo para isso quando estava no exercício do mandato de governador. Agora, “pronto para o combate”, ele retoma sua agenda de compromissos, voltou a circular pelo Estado e tratou logo de agir para não permitir que sua imagem se desvincule do “galeguinho”.

Muitos aliados avaliam que é justamente a imagem de JB quem prejudica Belivaldo, porque sentem a rejeição do povo nas ruas. E quando se mantem próximo, Jackson pode até viabilizar seu projeto pessoal, mas passa a ser extremamente danoso para o “galeguinho” que agora ai pleitear a reeleição. Mas o ex-governador não para por aí: tratou logo de “empurrar” Heleno Silva (PRB) para a oposição para que ele não atrapalhe a pré-candidatura do emedebista na situação; prefere, obviamente, Rogério Carvalho (PT) para dividir a chapa.

E por que o petista? Fácil! Jackson e muitos outros apostam na inelegibilidade de Rogério até a eleição e, sem Heleno na cola, é “caminho livre” dentro do governo para JB viabilizar sua vitória no Senado; sem contar que ele movimenta as redes sociais e setores da imprensa para desgastarem ao máximo Heleno Silva, tentando construir uma imagem de “traidor” pelo fato do evangélico ter deixado o agrupamento governista após tantos anos. É o “vale-tudo eleitoral”, onde tudo é permitido, desde que traga resultados urnas.

Mas Jackson não se dá por satisfeito apenas aí: sem aparecer publicamente, é ele quem mais estimula o atrito público entre o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e o líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), ambos candidatos a senador em 2018. Quando os dois brigam (leiam aí os assessores de ambos também), acumulam mais desgastes do que bônus, os dois lados saem perdendo, o que é ruim para a oposição como um todo.

Em síntese, os adversários que tanto criticaram o “marketing do mal” – uma alusão á estratégia de campanha vencedora de Carlos Cauê em 2014 e em 2016 – agora estão “caindo” mais uma vez na “armadilha” montada por Jackson Barreto e que, por tabela, mesmo que indiretamente, pode beneficiar Belivaldo Chagas. Sem abrir a boca, JB vai construindo seu esquema para chegar ao Senado Federal, muito menos por méritos próprios, e muito mais por equívocos da oposição. Isso está mais do que claro, mas o “pior cego” é aquele que insiste em não ver…

 Veja essa!

Certas coisas que acontecem na política de Sergipe que despertam boa reflexão: em 2014, a senadora Maria do Carmo do DEM de João Alves Filho, era a “candidata dos sonhos” para compor a chapa como vice-governadora de Jackson Barreto.

E essa!

Agora, em 2018, os mesmos que defendiam MDB, PT e DEM no mesmo palanque, condenam os até então aliados Heleno Silva e Jony Marcos (ambos PRB) porque optaram em compor com a oposição. Coisas da nossa política…

Alô TRE I

Alguém precisa acordar os procuradores eleitorais e a própria Justiça Eleitoral que, aparentemente, encontra-se “cega, surda e muda”. Crimes eleitorais estão acontecendo quase que, diariamente, sem qualquer pudor, e os órgãos de controle fingem que não é com eles. Depois, perto da eleição, escolhem alguém para “Cristo”…

Alô TRE II

O mesmo vale para setores da imprensa. Tem muita gente em Sergipe fazendo uso escancarado de concessão pública para fazer campanha política ou para promoção pessoal. Em determinados setores, monta-se até a “melhor chapa” para concorrer. A Justiça Eleitoral já foi mais respeitada…

 Jairo de Glória

Do deputado estadual Jairo de Glória sobre a chegada do PRB na oposição: “eu não estou desobedecendo nada. Estou no mesmo lugar onde fui colocado por André Moura e Eduardo Amorim: no governo!”.

Bomba!

O governador Jackson Barreto está determinado a convencer Eliane Aquino (PT) a aceitar ser candidata a vice de Belivaldo Chagas: em troca ela deverá indicar o sucessor de Almeida Lima na Secretaria Estadual de Saúde. As conversas estão sendo costuradas neste sentido e Rogério Carvalho (PT) pode perder esta indicação.

Exclusiva!

O nome a ser indicado por Eliane Aquino seria o de Marcos Chou, amigo da petista, e que vem ocupando o cargo de diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) desde a gestão de Almeida Lima. Quem estava cotado para assumir a Pasta era Christian Oliveira, presidente do Ipesaude e indicação de Rogério.

PT na Saúde

Independente de ser Rogério ou Eliane é praticamente certo o entendimento que o Partido dos Trabalhadores voltará a comandar a Secretaria de Estado da Saúde. No primeiro governo de Marcelo Déda (in memoriam), com Belivaldo como vice, Rogério foi o secretário da Pasta e idealizador das Fundações.

 Por que Chou?

Coincidências à parte, o Conselho Curador se reuniu nessa quinta-feira (17) para exonerar toda a diretoria executiva da FHS deixada por Almeida Lima e, coincidentemente, o único “preservado” foi Marcos Chou, que é muito próximo de Eliane Aquino, segundo informações levantadas pela coluna.

 Transporte coletivo

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, está decidido a recorrer na Justiça da derrubada de seu veto pela Câmara Municipal garantindo a meia-passagem da tarifa do transporte coletivo aos domingos e feriados. Edvaldo também vai recorrer da lei que garante o transporte gratuito para maiores de 60 anos.

Setransp I

Em nota o Setransp informa que não é contrário a nenhuma iniciativa que possa beneficiar o passageiro, no entanto, ressalta que para a imposição de novas gratuidades, sem que o próprio usuário de ônibus seja onerado, é necessário que seja indicada a fonte de custeio, conforme garante a Lei Orgânica do Município de Aracaju e a Lei Federal.

Setransp II

“Na capital sergipana não existe subsídio para as gratuidades, então o passageiro comum é quem paga pela série de passagens livres já existentes. O Setransp defende a melhoria do transporte e do atendimento aos seus usuários, porém sem levar a conta para esses passageiros”, completa a nota o sindicato.

TCE I

O conselheiro Carlos Alberto Sobral, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), se manifestou no Pleno sobre a recente decisão da Justiça Federal que garante a transferência dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para contas específicas da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco do Brasil (BB).

TCE II

Segundo ele, caso assim permaneça após o trânsito em julgado, a determinação será prejudicial para as contas do Estado. “Essa decisão é de primeiro grau, cabe recurso; então, acredito que o Estado de Sergipe vai recorrer porque isso causa prejuízo ao Estado já que o Banco do Estado de Sergipe [Banese] tem esses recursos e agora vai ficar cerceado disso”.

 Carlos Alberto Sobral

O conselheiro disse ainda que, em virtude de a decisão ser em primeiro grau, não há necessidade de uma atualização imediata da Resolução do Tribunal de Contas Nº 243, que estabelece normas de controle da aplicação dos recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) no Estado e nos Municípios e institui mecanismos de comprovação da aplicação dos recursos do Fundeb.

Resolução
Em seu Artigo 26, a Resolução diz que “O Governo do Estado e as Prefeituras Municipais deverão manter, junto ao Banco do Estado de Sergipe – BANESE, Banco do Brasil S.A. ou à Caixa Econômica Federal, conta corrente única e específica, denominada de “Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB”.

Incra I

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, recebeu em Brasília, o deputado federal André Moura; o presidente do INCRA, Leonardo Góes; representantes da Confederação Nacional das Associações de Servidores do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Cnasi-AN); e Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA). O grupo foi  solicitar a reestruturação das carreiras dos servidores do INCRA.

Incra II

Após escutar os argumentos do deputado André, reforçado pelos demais, o ministro Padilha sinalizou que irá encomendar um estudo ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para contemplar o pleito favorecendo as carreias. O INCRA defende o reconhecimento e a valorização dos profissionais com reestruturação do plano de cargos e salários da categoria.

Incra III

“O deputado federal André Moura tem sido a referência para diversas categorias nos níveis municipal, estadual e federal, ao convencê-lo, todos sabem que terão um defensor de peso, e os pleitos têm amplas possibilidades de serem atendidos pelo Governo Federal”, afirmou o presidente Leonardo Góes.

André & Edvaldo I

Atendendo ao pedido do deputado André Moura, o prefeito Edvaldo Nogueira concordou em doar o terreno ocupado há mais de dois anos para as 125 famílias residentes no loteamento São Sebastião, no bairro Santos do Dumont. “Foi um pedido do deputado e comunico que a prefeitura vai doar o terreno, e também se compromete com a realização de obras de infraestrutura e saneamento básico, para melhorar a vida dos assentados”, disse o gestor.

André & Edvaldo II

André Moura saiu satisfeito do encontro, pois, no dia 01 de maio, ele esteve no assentamento e assumiu o compromisso de levar todas as reivindicações da comunidade, sendo a doação do terreno a principal delas. “É com muita alegria que recebo essa notícia do prefeito e estou comprometido em viabilizar recursos para fazer as obras assim que todo processo jurídico estiver finalizado”.

Ordem de serviço

Outro anúncio foi a ordem de serviço para realizar o recapeamento asfáltico do loteamento Porto Rico, no bairro 18 do Forte, mais um pedido de André Moura atendido por Edvaldo Nogueira. “Com essa obra, vamos trazer saúde para os moradores, já que muitas doenças respiratórias serão evitadas”, comemorou o deputado

Jackson & Belivaldo

O ex-governador, Jackson Barreto, e o governador Belivaldo Chagas viajaram à BSB em busca da liberação de recursos para a finalização do Terminal Pesqueiro. Eles tiveram do secretário especial da Aquicultura e da Pesca, Dayvson Franklin de Souza, a garantia de que até junho os recursos serão liberados. A obra beneficiará mais de 12 mil pescadores de 27 colônias, fortalecendo a economia local, com geração de emprego e renda.

Frei David

O frei franciscano David Fernando Santos, do Mosteiro de São Bento (SP), um dos mais importantes missionários católicos e ativistas sociais do país, esteve esta semana em Aracaju. Ele fez conferências na OAB e no Seminário da Escola Superior do Ministério  Publico sobre resquícios da escravidão no Brasil 130 anos depois da Lei Áurea.

Discriminados

Frei David mostrou com dados precisos e argumentos irrefutáveis que a comunidade negra ainda é muito discriminada, segregada, perseguida e injustiçada. Ele defende a criação de novas políticas públicas que estabeleçam de fato a igualdade de direitos sociais e oportunidades para todas as raças no país.

Cotas raciais

Ao lado do advogado e também ativista social sergipano Kleber Nascimento, frei David Fernando percorre o país defendendo esses valores igualitários, especialmente as cotas raciais no ensino superior como forma de assegurar aos negros e negras amplo acesso à educação e, consequentemente, ao conhecimento acadêmico e profissionalizante que – na opinião desses dois grandes ativistas sociais – é o fator primordial para se estabelecer plena extinção dos focos de mão-de-obra escrava no Brasil.

Emília Corrêa I

A Executiva Nacional do Patriota confirmou que a lançamento da pré-candidatura da defensora pública e vereadora de Aracaju, Emília Corrêa acontecerá próxima semana. “Estou disposta para fazer parte desse cenário de disputa, ofertando ao eleitor mais opções de escolha. Tem aqueles mesmos, de tantos anos, desgastados. Se que o eleitor, se tiver satisfeito pode repetir. Mas se não estiver terá a opção também do nome de uma mulher”, disse a pré-candidata.

Emília Corrêa II

Atuando em várias frentes, Emília Corrêa conta que como defensora pública está diariamente no enfrentamento para defender os direitos dos menos favorecidos. “Faço isso há 30 anos, de forma independente e longe da política partidária. É preciso ter a perfeita noção das diferentes atuações. O que levo dessa minha rotina nos tribunais é, somente,  a forma aguerrida com a qual defendo o direito das pessoas”, confidenciou.

João Daniel I

O deputado federal João Lula Daniel (PT) participou, juntamente com várias entidades, da entrega de um documento ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, contendo a assinatura de mais de 160 entidades, solicitando o encerramento da Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei 6299/02, que tira os órgãos de controle ambiental e da saúde do processo de análise dos novos produtos e dos problemas causados pelo veneno na nossa população.

João Daniel II

Após ter conhecimento da reivindicação, o deputado Rodrigo Maia se comprometeu a analisar a questão, tanto que foi criada uma Comissão Especial que tratará da proposta de redução do uso de agrotóxicos. Na avaliação do deputado João Daniel, o encontro com o presidente da Casa foi positivo, pois ele sentiu que as reações são muito fortes ao projeto de lei.

PPS

No próximo sábado  o PPS “pé na estrada” programa uma visita às 09 horas em Divina Pastora e, em seguida, em Santa Rosa de Lima.

Alessandro Vieira

O pré-candidato ao Senado, delegado Alessandro Vieira, promove um debate amplo sobre a renovação na política brasileira, na próxima segunda-feira (21), a partir das 19 horas, no auditório do CDL.

FAMES I

Nesta sexta-feira (18), a partir das 10 horas, no Real Classic Hotel (Orla de Atalaia), será assinado o acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e 70 prefeituras de Sergipe para a implantação do INSS Digital. O convênio está sendo intermediado através da FAMES (Federação Sergipana dos Municípios).

FAMES II

O objetivo é permitir que as prefeituras e as entidades a elas vinculadas, credenciadas para este fim, realizem, em favor de seus representados, o requerimento de serviços do INSS, tais como: aposentadoria por idade rural e urbana, aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte previdenciária rural e urbana, auxílio-reclusão rural e urbano, salário maternidade rural e urbano, cópia de processos, extratos previdenciários, revisão de benefício e recurso à JRPS, dentre outros.

Fisco I

O diretor de Assuntos Parlamentares da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Pedro Lopes, apresentou as premissas do Movimento da Reforma Tributária Solidária, em que propõe um novo modelo para o sistema tributário brasileiro capaz de mudar o perfil da carga tributária para ‘combater e reverter a concentração da riqueza, estimular o crescimento econômico, estabelecer uma melhor redistribuição de receita e buscar uma progressividade tributária”.

Fisco II

O tema foi debatido no auditório da Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz), para a categoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco). “No Brasil a maior incidência da tributação é justamente sobre as mercadorias e serviços, o que torna o produto nacional menos competitivo, concentra a riqueza e aumenta a desigualdade social. E nesse tema, a propositura do governo federal, em tramitação na Câmara dos Deputados, traz uma ótica centrada na simplificação dos tributos, que apesar de importante na redução do ‘custo Brasil’, não ataca a raiz do problema”, afirma a liderança da Fenafisco.

Paulo do Valle

Bastante conhecido por comandar programas matinais em emissoras de rádio sergipanas, Paulo do Valle anuncia que é pré-candidato a deputado federal. “Quero mostrar ao nosso povo que através de um trabalho sério, vontade e determinação, podemos mudar esse País para melhor”.

Cress I

O Serviço Social do Hospital Universitário, em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe), realiza nesta sexta-feira (18), o Seminário “Serviço Social no Hospital Universitário e a dimensão investigativa: contribuições dos Assistentes Sociais da Residência Multiprofissional na busca da integralidade no SUS”.

Cress II

A atividade acontece a partir das 9h no Hospital Universitário da UFS, localizado na Rua Cláudio Batista, s/n, no bairro Cidade Nova, em Aracaju. O evento será um espaço de troca de experiências e é voltado para estudantes e profissionais de Serviço Social.  As inscrições podem ser feitas no local.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também