Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CARNIFICINA ENTRE MÃOS SUJAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O presidente regional da Rede Sustentabilidade, ex-vereador Dr. Emerson, demonstra que o seu partido ainda age como “uma donzela no puteiro”. Nada absolutamente contra e é até elogiável esse comportamento que preserva a virgindade dentro de um campo minado pela sedução. A política ainda não pode expor o manto da santidade em instante de tantos pecados mortais e veniais nas ações de cada um dos que se arriscam à ciência de atuar em favor da sociedade.

Claro que Emerson define uma posição partidária que tenta a retilineidade nos atos e comportamentos políticos dos seus filiados. Mas o esdrúxulo é natural a quem termina se envolvendo na política e adquirindo hábitos que fogem à ética, à moral e até ao sentimento inicial de ajudar o povo sem se locupletar, principalmente tirando vantagens. Aliás, procura-se com uma lanterna quem nunca tirou proveito de bens que deveriam ser divididos com a sociedade.

Ao pé da letra, o que disse Emerson: “não há perspectiva da Rede fazer composição com pessoas que respondem a processo”. E fecha de forma espetacular: “fica difícil em Sergipe”. O partido, assim, se ‘enclausura’ para manter a paz de espírito em relação aos vícios da política e fugir às suas tentações. Acho certa, assim como complicada, essa postura para disputar um pleito que será um lamaçal de achincalhes pelas redes sociais.

A pré-campanha demonstra abertamente o nível baixo que todos usarão para esculachar adversários. Alguns levantamentos já estão sendo praticados, além de recortes de jornais, revistas e vídeos que exponham não apenas quem esteja do lado aposto, mas até aliados que incomodam. Uma verdadeira ‘guerra’. Assessores bem preparados para o massacre já estão afinados e afiados. O chute inicial será um salve-se quem puder.

Não haverá um tratamento legal para preservar quem tiver mãos limpas. Será uma ‘carnificina’ entre todos aqueles que tenham mãos sujas.

BELIVALDO E FÁBIO CONVERSAM

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) teve uma conversa legal com o governador Belivaldo Chagas (MDB). FH não esteve com Eduardo Amorim.

Disse apenas que está tudo bem e evitou detalhes…

MANTÉM CANDIDATURA A FEDERAL

À noite vazou mais alguma coisa do encontro de Fábio com Belivaldo: ele mantém a sua candidatura a deputado federal e atende a exigência do partido.

Quanto à posição na majoritária está sendo discutida.

NÃO ESTEVE COM ELIANE AQUINO

Belivaldo e Eliane Aquino ainda não conversaram, mas estão agendados para reunião a qualquer momento. Não existe ainda qualquer definição sobre vice para ninguém.

Depois da conversa pode acontecer algum aceno.

OPINIÃO SOBRE A IMPRENSA

De um político sério e bem avaliado: “infelizmente a imprensa alimenta, em alguns momentos, o troca-troca pelo Poder, a ânsia por cargos e a eleição de corruptos”.

Na realidade a imprensa precisa rever conceitos no período eleitoral.

OPERAÇÃO E LANÇAMENTO

A operação policial para prisões dos assassinos do Capitão Oliveira tirou o foco das emissoras de rádio e sites do lançamento da chapa majoritária da oposição.

Os fatos aconteceram no mesmo horário.

SOBRE POSIÇÃO DO PDT

A nota emitida pelo PDT quanto a presença na chapa majoritária, tem alguma coisa a ver com a presença do Padre Inaldo (PCdoB) no bloco.

Fábio teria ficado chateado com essa situação.

GOSTARIA DA VICE MULHER

Nos bastidores do lançamento da chapa majoritária da oposição, o assunto era que a vice fosse uma mulher. Eduardo Amorim disse que gostaria muito que isso acontecesse.

O nome da deputada Silvia Fontes (PDT) chegou a ser citado.

A VICE DE ITABAIANINHA

O grupo de oposição está de olho mesmo é na vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota (PR), para ser a candidata a vice-governadora ao lado de Eduardo Amorim.

Mas o grupo dela não aceita. Quer vê-la disputando vaga na Assembleia.

PROBLEMA MAIOR É POLÍTICO

Em Itabaianinha, a situação que evita Janier Mota disputar outro mandato, que não seja o de deputada estadual, é política e envolve o deputado Zezinho Guimarães (MDB).

O grupo pretende vencê-lo no município e fora dele.

DEPUTADO PEDE UM TEMPO

O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) pediu um tempo ao partido sobre a ida para oposição. Vai avaliar tudo politicamente para tomar uma decisão.

Jairo não pretende deixar a base aliada.

ALBANO VAI A LANÇAMENTO

Albano Franco (PSDB) participou do lançamento da chapa majoritária. Albano disse que havia muita gente e lembrou que como filiado ao partido não podia ficar ausente.

Admite que a disputa pelo Governo não vai ser fácil.

ROGÉRIO E O PIRÃO DE CAPÃO

Rogério Carvalho (PT) e mais alguns vereadores de Socorro almoçaram juntos: “comi um pirão de capão que nunca vi igual”, elogiou.

O pirão foi preparado por D. Carminha, mãe do vereador Alan Mota.

TUDO PARA IR ATÉ O FINAL

Pré-candidato ao Senado, André Moura (PSC) admitiu que a chapa da oposição lançada ontem tem tudo para ir do jeito que está até à convenção.

– A partir de agora pode ser feito algum ajuste político.

COMPOSIÇÃO FICA DIFÍCIL

A Rede Sustentabilidade mantém em Sergipe uma composição com o Partido Verde só para deputado federal e mandatos majoritários.

Candidatos a estadual do PV não aceitaram composição.

CONVERSAS SEM COMPROMISSO

Segundo Dr. Emerson, que dirige a Rede em Sergipe, ele pessoalmente já conversou com o senador Valadares (PSB). Falaram de política, mas não de composição.

A mesma coisa aconteceu com Eduardo Amorim (PSDB).

TENDE A NÃO FAZER COMPOSIÇÃO

A tendência da Rede em Sergipe, segundo Emerson, é não fazer coligação com outras legendas, porque não se vincula a partidos que tenham filiados com processos.

– E isso está muito difícil em Sergipe.

NOTÍCIA DO FINAL DA NOITE

O prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PCdoB), conversou com lideranças da oposição, já há alguns dias, e queria integrar o bloco liderado por André Moura e Eduardo Amorim.

Não houve receptividade por sua situação administrativa no município.

PSB LANÇA CHAPA EM JUNHO

Valadares Filho (PSB) já chegou a Aracaju e anunciou que lança a chapa majoritária, com ele candidato a governador, no mês de junho. Ainda sem data agendada.

– Será uma chapa coerente e que representa a verdadeira mudança na política.

– Por mais que tentem nos isolar, não vão conseguir e terão surpresas, disse.

Notas

Anulado cancelamento de pensões – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou decisão que determinava a revisão e o cancelamento de pensões por morte para filhas de servidores civis. A medida vale para servidores maiores de 21 anos que tenham outras fontes de renda e não precisam da pensão para se sustentar.

0x0

Bolsonaro se diz imbrochável – O pré-candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL) disse ontem ser “imbrochável” e que não “sairá do combate” da eleição. Ele reclamou de ser alvo de críticas e questionamentos da imprensa sobre sua experiência. Bolsonaro está em Natal numa tentativa de alavancar sua popularidade no Nordeste.

0x0

Não houve queda, mas variação – Michel Temer participou de um evento em São Paulo e, um dia depois de a Bovespa recuar 3,37%, disse que não houve queda no índice –apenas “variação”. O presidente alega que o recuo, “mais do que natural”, não fez a Bolsa voltar ao patamar de dois anos atrás, antes de ele assumir o governo.

0x0

Gilmar solta mais investigados – Gilmar Mendes manda soltar ontem mais quatro investigados que foram presos na Operação Rizoma, da PF. Pela decisão do ministro, todos estão proibidos de deixar o país sem autorização da Justiça, de manter contatos com outros investigados, e devem entregar o passaporte em 48 horas.

0x0

PT agora reclama de Ciro – A direção do PT e a bancada federal bateram de frente com os governadores do partido. A presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, foi a Curitiba e Reclamou a Lula de uma articulação do pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, junto aos governadores e contra a candidatura própria dos petistas ao Planalto.

0x0

PPS desabafa sobre posição – Clóvis Silveira, presidente do PPS em Sergipe, diz que seu partido não é de direita. Suas bandeiras programáticas passam longe do conservadorismo nos costumes e do liberalismo econômico. A sigla apenas está à direita do PT, mas na mesmíssima posição no pensamento ideológico!

Conversando

Resposta rápida – A Polícia de Sergipe deu uma resposta rápida ao grupo que executou o capitão Oliveira, durante emboscada no alto sertão.

Nada definitivo – O lançamento da chapa majoritária pela oposição, realizada ontem, não é definitivo. Todos ainda são pré-candidatos até o registro no TRE.

Combate às drogas – O deputado Capitão Samuel faz um trabalho importante no combate as drogas, com palestras e cidades do interior.

Janier vice – Boa parte de aliados da vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota, prefere que ela seja candidata a vice-governadora pela oposição.

Mantém esperança – Segundo lideranças da oposição, Eduardo Amorim (PSDB) ainda não perdeu esperança de ter Valadares Filho como o seu vice na disputa pelo Governo.

Sem espaço – Não há a menor condição de Valadares Filho retroagir da candidatura ao Governo e nem tem espaço no bloco da oposição para André Moura e Valadares Filho.

JB conversa – O ex-governador Jackson Barreto (MDB) está em plena pré-campanha para o Senado e conversa com lideranças políticas todos os dias.

Muito suja – A previsão é de que a campanha deste ano em Sergipe será uma das mais sujas de todos os tempos. Quem não tiver “rabo” será posto.

PT faz Congresso – A Articulação CNB do PT realizada durante este sábado o Congresso Estadual que debate desde a prisão de Lula até as eleições em Sergipe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também