Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

O Estado já está no “buraco”! Sergipe não merece mais uma eleição suja!

O governador eleito (ou reeleito) de Sergipe, seja lá quem for em outubro próximo, terá uma grande responsabilidade a partir de 1º de janeiro de 2019: recolocar o Estado nos “trilhos” após o desastroso governo de Jackson Barreto (MDB) que, apesar de ter alguns pontos positivos, de uma forma geral certamente não deixará saudade. Temos problemas sérios na Educação, a Saúde é roteiro para uma “novela” e a Segurança Pública “balança” diante de tanta violência. Financeiramente o Estado parece “quebrado” e não tem recursos próprios para quase nada.

E isso não quer dizer que, do ponto de vista político, JB não pode surpreender nas urnas este ano. Mas não há como negar que o desgaste é “maiúsculo” neste momento, que como governador, maior autoridade do Estado ele deixou muito a desejar. São quase 350 obras paralisadas em Sergipe! Não estamos falando de São Paulo ou da Bahia, por exemplo, mas do menor ente federativo do País, do ponto de vista das dimensões territoriais. E, diante de tanta inércia, como se justifica tanta obra parada? Quem deve ser responsabilizado?

Mas se podemos dizer que o governo de Sergipe encontra-se “no buraco”, em meio a tantos problemas, para o governador Belivaldo Chagas (PSD) tentar contornar e minimizar os desgastes, também há outra preocupação por parte deste colunista: o Estado está precisando de alternativas, de soluções para as dificuldades, para a pobreza que só aumenta, para o desemprego que entristece e para a insegurança assustadora. Temos gestores que se contentam apenas com os salários em dia, o que deveria ser obrigação para qualquer um na administração pública e não “referência”.

Quem governa vai muito além de pagar os rendimentos de seus servidores, sejam eles efetivos, comissionados ou contratados. É responsável pelo futuro de famílias, tem o controle máximo do Estado, e precisa deixar um legado, uma marca positiva. A eleição que se aproxima, e que tende a ser a mais atípica dos últimos tempos, necessariamente vai exigir dos postulantes a cargos públicos decência, ética, compromisso, verdade e, acima de tudo, soluções para os problemas que estão aí, a longo, médio e, principalmente, a curto prazo.

O “povão” cansou, quer respostas imediatas e quer menos politicagem e mais praticidade. O candidato que focar apenas em propostas também não sairá do lugar, porque a população quer muito mais do que palavras. Há um desgaste natural com a classe política, e quem apostar em “baixarias” nas redes sociais, por exemplo, pode até ter êxito, do ponto de vista eleitoral, mas em nada contribuirá para o Estado, para as soluções esperadas. Será apenas “mais do mesmo” e isso não resolve os problemas. É preciso tirar Sergipe do “buraco” e o nosso povo não merece mais uma eleição suja…

Veja essa!

A própria imprensa tem que dar o exemplo, tem que se dar o respeito. Concessões públicas não podem ser utilizadas para que sejam feitas politicagens. O eleitor sergipano precisa ter o direito de pensar e de decidir por conta própria…

E essa!

Tem muita gente “comunicando” apenas para induzir o eleitor a acompanhar o político “A” ou o político “B”. Tudo isso acontece porque a Justiça Eleitoral “dorme em berço esplendido” e a Procuradoria, pelo visto, é mais “seletiva” do que se imaginava…

Amorim

Enfim a oposição começou a “mostrar as cartas” para o “jogo” que vamos iniciar em agosto: em uma entrevista coletiva na sede do PSDB, o senador Eduardo Amorim (PSDB) foi confirmado como pré-candidato para o Governo do Estado.

André & Heleno

Por sua vez, o líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), e o ex-deputado Heleno Silva (PRB) foram confirmados como pré-candidatos para as duas vagas em disputa do Senado Federal.

Vice em aberto

O agrupamento só não definiu quem será o candidato a vice-governador na chapa ainda. Há quem aposte em uma reaproximação do PSB; outros já revelam que o nome poderia ser o de Fábio Henrique (PDT), que está fechado com Belivaldo Chagas para o governo, por enquanto…

Exclusiva!

Diante dos ataques nas redes sociais ao agrupamento da oposição liderado por Amorim e André Moura, na noite dessa sexta-feira (18), este colunista conversou com o senador Valadares (PSB) e o mesmo disse que tem um perfil diferente e que não compactua com ataques “de ordem pessoal”.

Valadares

O líder do PSB explicou que quem vota no pré-candidato do governo JB ou no pré-candidato do governo Temer sente-se satisfeito com a realidade, mas “nós respeitamos nossos adversários, assumimos nossas posições e não temos este comportamento que já imaginamos de onde tenha partido”.

Bomba!

O senador disse que tanto não compactua que ele e Valadares Filho (PSB), na próxima semana, estarão registrando 18 ações penais, por calúnia e difamação, na Delegacia de Crimes Cibernéticos, contra ataques que ambos e o PSB têm sofrido nas redes sociais. “Já temos todos bem identificados”.

Baixarias

Um político experiente conversou com este colunista, na noite dessa sexta-feira (18) e externou sua preocupação diante do que viu nas redes sociais: “infelizmente teremos uma das campanhas mais sujas de todos os tempos”. A coluna torce que não…

Polêmica na Saúde

Na publicação anterior, este colunista revelou que JB estava determinado em convencer Eliane Aquino (PT) a aceitar ser candidata a vice de Belivaldo Chagas: em troca caberia a ela indicar o sucessor de Almeida Lima na Secretaria Estadual de Saúde e o nome seria de Marcos Chou, amigo da petista, e que vem ocupando o cargo de diretor operacional da FHS.

Eliane Aquino I

A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, teve a atenção de entrar em contato com este colunista para conversar, nessa sexta-feira. Ela reafirmou sua amizade e seu respeito pelo profissional e técnico Marcos Chou, mas negou que tenha feito qualquer indicação sobre seu nome.

 Eliane Aquino II

“O Márcio Chou é um técnico brilhante que já tem uma história na Saúde. Tentei até convencê-lo a vir para a PMA, mas ele preferiu ficar por lá, onde está ambientado. Eu não conversei com Belivaldo e nem o indiquei para nada. Se tivesse indicado, não seria em troca de cargo, mas por sua eficiência técnica”, explicou Eliane.

Sem política

Eliane Aquino conversou com este colunista sobre vários assuntos, inclusive sobre política, mas acha que o momento é de muita análise, de muita conversa e de menos eleição. Preferiu não falar em 2018 e preferiu externar algumas de suas preocupações.

 Venâncio Fonseca I

Presente no ato realizado na sede do Diretório Estadual do PSDB Sergipe, em Aracaju, o deputado Venâncio Fonseca (PSC) acha que Sergipe ganha muito com as três opções (Amorim, André e Heleno) e entende que é preciso respeitar os adversários, mas compreender que hoje o sentimento da população é que o Estado tenha um novo direcionamento.

Venâncio Fonseca II

“Não existe eleição ganha, existe eleição conquistada! O agrupamento está alinhado, estamos todos imbuídos neste projeto e estamos ouvindo o sentimento das ruas, de mudança e de transformações. Não é a toa que este é o grupo que mais cresce, porque tem disposição para trabalhar, para realizar. Acho que estamos no caminho certo e agora é trabalhar para conquistar os corações dos sergipanos”, destacou Venâncio.

TCE I

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos) e da Coordenadoria de Engenharia, concluiu levantamento acerca das obras que encontram-se paralisadas em todo o Estado para dar início a uma série de auditorias que irão esclarecer os motivos das paralisações e verificar se houve prejuízo causado ao erário.

TCE II

De acordo com a diretora da Dceos, Ana Stella Porto, o trabalho inicial terá foco em 70 obras selecionadas através de critérios como a relevância do empreendimento, volume de recursos, cunho social,  e indicativos de irregularidades. Alguns exemplos são a Drenagem e Pavimentação de ruas no bairro Farolândia; a complementação da construção do canal Beira Mar (bairros Aeroporto e Coroa do Meio); construção da Ponte sobre o Rio Fundo, no município de Estância; e a recuperação da Ponte do Rio do Sal, na divisa Aracaju/Nossa Senhora do Socorro, dentre outras.​

Reconhecimento

Procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello parabenizou o conselheiro-presidente Ulices Andrade pela iniciativa durante a sessão plenária. “Entrei em contato com o corpo técnico da Dceos e vi que já há esse mapeamento e ações em andamento”, comentou o procurador-geral.

Bandeira de Mello

“Em breve tempo este trabalho trará um diagnóstico especialmente voltado ao resultado; do tipo, quais são os motivos da paralisação, aquelas obras cuja paralisação pode causar prejuízo ao erário, enfim, aquilo que seria uma provocação, vimos que não há necessidade porque o Tribunal já está trabalhando nesse sentido”, concluiu Bandeira.

Caçula Barreto I

O Ministério Público de Sergipe por intermédio da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão ajuizou Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada em face do Município de Aracaju, representado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e da secretária municipal de Assistência Social, Rosane da Cunha e Silva, para que os agentes públicos providenciem medidas emergenciais no Abrigo Caçula Barreto.

Caçula Barreto II

O principal pedido ministerial é para que o município efetive imediata transferência da entidade de acolhimento institucional Caçula Barreto para outra região do Município de Aracaju/SE, com observância de todas normas técnicas da NBR, onde não se verifique situações que possam contribuir ou determinar o agravamento do quadro de violação de direitos das crianças e adolescentes institucionalizados, notadamente a existência de pontos de venda de drogas.

Transferência

Além disso, o MP requer, na Ação, que o Município não mais institucionalize crianças no Abrigo Caçula Barreto e efetive a imediata transferência das crianças ali abrigadas para outra região de Aracaju. Requer, ainda, a capacitação dos servidores e prestadores de serviço daquela Unidade de Acolhimento, bem como o monitoramento de segurança com aquisição de câmaras e implantação de sistema de segurança para resguardar a integridade e vida dos usuários da unidade. O Município deverá, também, providenciar uma reforma na parte estrutural do Abrigo, inclusive na parte de mobiliários e em toda instalação elétrica.

Audiência Pública

Os Ministérios Públicos, Federal e Estadual, vão iniciar ciclo de audiências públicas do Projeto Ministério Público pela Educação no dia 28 de maio. O primeiro evento será no município de Estância, no auditório da Universidade Tiradentes, a partir das 8h. Além da comunidade escolar do município, também estão convidados alunos, pais, mães e responsáveis por estudantes de Indiaroba, Pedrinhas e Santa Luzia do Itanhy.

Prestação de Contas

“O objetivo da audiência é fazer com que os gestores municipais e o gestor estadual prestem contas sobre o que fizeram, estão fazendo e ainda pretendem fazer como cumprimento do pacto pela educação sergipana”, ressaltou o procurador regional dos direitos do cidadão, Ramiro Rockenbach. Ele destaca que o encontro “também será uma oportunidade para ouvir a comunidade escolar e interessados no assunto”.

Turismo

Quais as perspectivas para o turismo nos próximos anos? De que maneira os empresários devem estar preparados para atender às novas demandas? Como o uso das novas tecnologias pode impactar essa atividade? Para ajudar os empreendedores sergipanos a compreender esse novo cenário, o Sebrae realiza na próxima terça-feira (22), a partir das 8h30, no Hotel Go In, a palestra “Turismo do Futuro e as suas perspectivas”.

Sebrae

O evento será comandado por Luiz Barreto, ex-ministro do Turismo, ex-presidente do Sebrae Nacional e especialista em empreendedorismo, gestão empresarial e pequenos negócios. O encontro tem como público alvo as empresas da cadeia do turismo, gestores públicos e técnicos da administração direta, além de potenciais empreendedores. As inscrições são gratuitas.

PMA

Em reunião com o vereador Fábio Meireles, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que a Caixa Econômica Federal aprovou os projetos das obras de urbanização dos loteamentos Jardim Bahia e Rosa do Sol, localizados na Zona Norte da cidade. A próxima etapa é a aprovação das propostas pelo Ministério das Cidades.

Edvaldo Nogueira

“Estou muito feliz por ver que os dois projetos estão caminhando dentro do cronograma que estabelecemos. Nossa perspectiva é assinar a ordem de serviço no início do próximo semestre. Dei essa notícia ao vereador Fábio Meireles, que é morador da região e que luta há muito tempo por estas obras”, afirmou o prefeito. O vereador Fábio Meireles, que, na reunião com o prefeito, levou sua esposa e seu filho, Fábio Júnior, se disse muito feliz com a notícia.

Violência

Não é a primeira, segunda e nem a terceira vez que o assunto da violência e insegurança no Bairro Industrial, zona norte da capital, é debatida na Câmara Municipal de Aracaju, pelos parlamentares presentes. O vereador Isac Silveira (PCdoB), desde o início do seu mandato, leva à tribuna este tema triste para os moradores de um bairro histórico da capital marcado pelo trabalho.

Isac Silveira

Isac, bastante inquieto, afirmou aos parlamentares que há um sentimento de terror estabelecido no bairro. “Só no final de semana passado, de sábado para domingo, quatro pessoas foram assassinadas no Manoel Preto. E o que me assusta é que os marginais estão matando aqueles que eles acham que são os inimigos da hora, e a família toda deles. Nos últimos dias quatorze pessoas morreram por tiros, em suas maiorias frontais, na cabeça, como forma de execução entre desafetos do tráfico e coisas parecidas”, contou.

Rio de Janeiro

O vereador citou a situação vivida do Rio de Janeiro para alertar os colegas. “Começou assim também no Rio. As gangues, os grupos opostos começam a se matar e logo em seguida o cidadão de bem morre também. Isso não pode ser tratado como normal”, desabafou Isac que ainda falou sobre a certeza da impunidade. “E o cidadão que mata sabe que não será punido. A inexistência do medo de ser punido, de saber que pode ser encarcerado por diversos anos é o que o leva a praticar outros crimes, e outros crimes, e mais crimes”.

Tudo pela paz

Cansados com tanta violência os moradores do Bairro Industrial procuraram Isac para a realização de uma caminhada para a paz, que foi anunciada pelo vereador. “Nós do Bairro Industrial estamos convidando a todos para uma caminhada pela paz. E também vamos realizar uma audiência pública com a Guarda Municipal, com a Polícia Militar e toda a sociedade para que possamos trazer a paz e vivermos dias melhores”, afirmou Isac Silveira.

Kitty Lima I

A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para cobrar a execução da decisão judicial que proíbe a venda de animais vivos no Mercado Thales Ferraz, em Aracaju. O órgão já foi informado da decisão e recebeu prazo de 15 dias úteis, a partir da notificação, para cumprir a liminar.

Kitty Lima II

Defensora dos direitos animais e representante da causa animal na Câmara, Kitty impetrou uma ação na Justiça para que a decisão já proferida contra a venda de animais vivos no Mercado Albano Franco fosse estendida ao Mercado Thales Ferraz. A parlamentar comemorou a decisão favorável que visa pôr um fim ao comércio de animais vivos na região central da capital ao mostrar que a Justica de Sergipe entendeu o sofrimento ao qual eles são sujeitos.

Róbson Viana I

O deputado estadual Robson Viana apresentou na Assembleia Legislativa uma indicação direcionada ao Governo do Estado, solicitando que, através da Secretaria da Saúde, sejam implementadas políticas públicas visando um trabalho preventivo na

rede estadual de Sergipe.

 Róbson Viana II

“O dever de desenvolver políticas públicas que visem a redução de doenças, a promoção, a proteção e a recuperação da Saúde está expresso no art.196. Essa é uma atribuição comum a todos os Entes Federados. As políticas públicas preventivas visam a redução do risco de doenças acometerem as pessoas”, falou o deputado.

Lagarto

Na Colônia 13, município de Lagarto, o deputado estadual Gustinho Ribeiro participou de uma reunião na casa do vereador Gordinho de Jorge Laranja com lideranças e moradores da região. “Além da nossa pré-candidatura a deputado federal e da presença do vereador Gordinho, o encontro reuniu também o pré-candidato a deputado estadual Ibrain Monteiro, o prefeito Valmir, a vice-prefeita Hilda, o vereador Soró da Brasília, a liderança Jorge da Laranja e os secretários municipais Noel e Vanda”.

Colônia 13

A Colônia 13 é um dos maiores povoados do estado de Sergipe e merece atenção total em relação à destinação de recursos. “E é justamente isso que nosso projeto de renovação, com nossa pré-candidatura a deputado federal, pretende: olhar com carinho para comunidades como a Colônia 13, importante, produtiva e de um povo muito trabalhador”.

Gustinho Ribeiro I

“Um grupo mais forte e coeso do que nunca. Nossa pré-candidatura a deputado federal está no caminho certo: o caminho da renovação. Também é o caminho da coragem. A coragem necessária para mudar e construir uma política que gere mais emprego e renda para jovens sergipanos”, destacou Gustinho Ribeiro, ao justificar seu novo posicionamento político.

Gustinho Ribeiro II

“Por isso apoiamos e acreditamos que Eduardo pode transformar Sergipe num lugar gerador de oportunidades e acreditamos que André no Senado vai fazer muito mais por nosso estado, trazendo muito mais recursos e elevando Sergipe a um patamar mais alto, como já vem priorizando e fazendo na Câmara Federal”, completou Gustinho.

 Era digital

A Prefeitura Municipal de Laranjeiras aderiu nessa sexta-feira (18), durante solenidade realizada no auditório do Hotel Real Classic, em Aracaju, ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT), projeto da Previdência Social que visa implantar nas prefeituras ou em qualquer órgão do município o INSS Digital.

Laranjeiras I

O prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, atendeu ao convite do líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC) e do presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Marcos José Barreto.

 Laranjeiras II

Paulão das Varzinhas estava acompanhado de assessores e da secretária de Assistência  e Desenvolvimento Social (SEADS), Lícia Aguiar. “Esse termo tem uma importância muito grande porque os cidadãos que precisam utilizar os serviços prestados pela Previdência Social, não terão que se deslocar até agências em outras cidades, a fim de realizar os requerimentos”.

Empenho

O prefeito também destacou o empenho do líder André Moura para viabilizar mais celeridade na prestação dos serviços. “O maior beneficiado é quem precisa dos serviços do INSS e poderá recorrer agora à internet. Isso vai acelerar muito o processo”, disse Paulão das Varzinhas. O deputado estadual Gustinho Ribeiro (SD), pré-candidato a deputado federal, também estava presente na solenidade.

Exploração Sexual

A Prefeitura Municipal de Laranjeiras, através da Secretaria de Assistência  e Desenvolvimento Social (SEADS), encerrou nessa sexta-feira (18), o segundo dia de atividades de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da rede de Serviços da Proteção Social Especial (CREAS, Abrigo, Conselhos Tulelares 1 e  2 distritos).

Lícia Aguiar

“Hoje (18) finalizamos as ações do Maio Amarelo com uma bela caminhada pelas ruas do Centro Histórico de Laranjeiras, encerrando as atividades da semana de combate à exploração da exploração sexual infantil. A nossa meta é a execução do Plano Municipal de Assistência”, explica a secretária de Assistência, Lícia Aguiar.

18 de Maio          

A atividade teve como eixo o Encontro intergeracional dos usuários dos diversos serviços socioassistenciais, dentro das atividades que marcam o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes (18 de Maio).

Abordagem Muldisciplinar

Nessa quinta-feira (17), primeiro dia do evento, a SEADS promoveu uma  “Abordagem Multidisciplinar” referente ao tema, com o objetivo de mobilizar a sociedade, nas Unidades Básicas de Saúde das seguintes localidades: Cedro, Mussuca, Bom Jesus, Pedra Branca, Pastora, Machado, Comandaroba, Muniz e no Conjunto.

Terapia

Está sem tempo para se deslocar a um consultório para fazer terapia? Não tem problema. O auxílio de um profissional da Psicologia pode ser feito por meio de uma videochamada, somente áudio ou o chat escrito.​ O assunto é polêmico, divide opiniões, mas agora tem o aval do  Conselho Federal de Psicologia (CFP), que ampliou o leque da prestação desse tipo de serviço.

Petruska Passos

“Assim como trabalhamos com o brincar com a criança, com desenhos e outros materiais com pessoas com dificuldades de se expressar e mergulhamos juntos nas fantasias dos pacientes com maior desarmonia mental, o uso da internet como mais uma possível ferramenta de aproximação e facilitação do trabalho quando os meios geográficos são fator impeditivo garante a continuidade de um trabalho que, muitas vezes, não poderia ser realizado de outra forma”, disse a psicóloga Petruska Passos Menezes (CRP19/636).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também