Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Municípios dialogam sobre Pacto de Aprimoramento do SUAS

7
A quarta Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2018 contou com a presença de gestores e técnicos que dialogaram sobre a prestação de contas do cofinanciamento estadual no Siscof, apresentação e avaliação do Relatório de Monitoramento do Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Na manhã desta segunda-feira (21), foi realizada, na sede da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), a quarta Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2018, com a presença de representantes de vários municípios. Gestores e técnicos dialogaram sobre a prestação de contas do cofinanciamento estadual no Siscof, apresentação e avaliação do Relatório de Monitoramento do Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o planejamento para o alcance de metas estabelecidas.

O relatório apresentado se refere ao Pacto de Aprimoramento Estadual, que deve ser apresentado a CIB e ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) anualmente, conforme estabelecido pela Resolução CNAS Nº 2, de 16 de março de 2017. Trata-se de uma avaliação e acompanhamento das ações e resultados das metas do Pacto, definidas pelo SUAS. Dentre os pontos destacados está a cobertura de acolhimento para crianças e adolescentes, que atinge 100% dos municípios sergipanos.

A diretora do Departamento de Assistência Social da Seidh, Rejane Melo, lembrou que Sergipe tem alcançado marcas positivas, mas que ainda há muito a ser feito. “Fizemos o relatório de monitoramento que será encaminhado ao Conselho Nacional de Assistência Social e, posteriormente, ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Como constatamos, Sergipe não está abaixo de nenhum outro estado. Mesmo com as dificuldades, o Estado tem conseguido bons resultados e avanços na área social”, destacou.

Valdiosmar Vieira, secretário adjunto da Assistência Social de Aracaju, ressaltou a importância das reuniões da CIB para aprimorar o serviço e a assistência aos usuários do SUAS. “A Política Pública de Assistência Social, em seu escopo, tem o município, o estado e o Governo Federal como cogestores. Nada funcionará se somente um destes entes federados deliberar. É preciso trabalho conjunto”, comentou.

Na próxima quarta-feira, às 14h, a reunião da CIB terá continuidade no município de Nossa Senhora da Glória. Na pauta, o cofinanciamento estadual da Proteção Social Especial de Média Complexidade – serviço que compreende os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas).

Fonte e foto assessoria

Leia também