Aracaju, 26 de abril de 2024
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Servidores dos Ceac´s participam de workshop sobre melhorias no atendimento

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A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (Sumog), realizou no último sábado (19), no Ceac Riomar, o I Workshop com o tema: “Excelência nas melhores práticas no atendimento”. O objetivo foi padronizar o atendimento ao cidadão que procura serviços nas unidades dos Ceac’s.

Para o superintendente da Sumog, Rodrigo Farias, neste primeiro momento o workshop foi realizado para coordenadores, recepcionistas e atendentes visando ajudar aos funcionários a compreender melhor as demandas do serviço público e assim, ter condições de oferecer ao cidadão que busca informação, um atendimento mais celere e humanizado.

“Não adianta os servidores terem base de informações se não estiverem preparados para atender bem o cidadão. O workshop veio para alinhar e capacitar os servidores a conduzir diversas situações no atendimento, inclusive as situações de conflitos”, afirmou o superintendente.

Destacou que o outro tema abordado no workshop foi a modalidade de agendamento. “Na última reunião com parceiros da unidade Riomar, tratamos sobre a possível extensão da modalidade de atendimento agendado para todas as unidades”, disse Rodrigo, explicando que já recebeu o retorno dos parceiros e todos acataram a implementação da modalidade agendamento nas demais unidades dos Ceac’s.

Ressaltou ainda que mesmo com a implantação existirá algumas peculiaridades, a exemplo da Deso, que será agendado, porém terá alguns guinches para serviços de urgências.

A coordenadora dos serviços da Deso, Karine Leão, falou da importância da modernização do órgão e explicou que alguns serviços da Deso terão exceção de agendamento por serem considerados de urgência. “O cidadão que precisar de uma religação, retirada de fatura, vazamentos, não tem como esperar. Para isso a Deso terá seus guinches divididos em serviços imediatos e agendados. “Se o serviço não for urgente entrará na modalidade agendamento”.

O representante da diretoria geral dos Ceac’s , Andrius Magno, destacou a dinâmica em relação aos serviços prestados pelo agendamento e a importância da unificação das informações junto ao usuário.

“Constatamos através de dados que os usuários recebem algumas vezes informações adversas de uma unidade para outra. Com a realização deste workshop a ideia é que tudo que seja abrangido dentro das unidades Ceac’s sejam unificadas e que todos os funcionários estejam aptos a poder sanar qualquer tipo de dúvida, sobre qualquer órgão”, disse Andrius, ressaltando que paralelo a unificação de informações, o site do Ceac será amplamente divulgado e atualizado com todos os serviços necessários para o agendamento.

“Com essa prática iremos reduzir o tempo de espera e o fluxo de pessoas que irão as unidades dos Ceac´s. Muitos dos serviços poderão ser solucionados em casa, sem a necessidade de deslocar a uma unidade física”, frisou, alertando que o sistema antigo de atendimento será descartado.

As servidoras do Ceac da Rua do Turista, Andreza Pereira que trabalha na agenda direta e a recepcionista Cintia Rafaela demonstraram satisfação em participar do workshop. Para Andreza o evento mostrou todos os funcionamentos de todas os órgãos do Ceac e diante das explanações foi possível identificar todas as funções da nova forma de atendimento e agendamento. Já Cintia ressaltou que com a nova ferramenta de agendamento o fluxo de atendimento será controlado e distribuído de forma igualitária.

A diretora geral do Ceac Riomar, Sabrina Prado, também destacou a implantação do serviço de agendamento. “É de suma importância para controlar o fluxo de usuários dentro das unidades. Hoje existe uma grande concentração num determinado horário devido a cultura de funcionamento dos órgãos públicos provocando uma demanda muito grande no turno da manhã. Com a modalidade de agendamento passaremos a distribuir de forma igualitária e automaticamente faremos com que os usuários utilizem de todo o turno que vai até a 17h45. Tiraremos a concentração do turno da manhã”.

Sabrina afirmou ainda que irá criar uma comodidade para o cidadão pois irá diminuir o tempo de espera do serviço. “O cidadão chegará a unidade com a certeza do atendimento dentro do bloco de hora que foi escolhido diante do agendamento”, disse, frisando que a rede Ceac é uma rede única e essa uniformização das informações é necessária. O workshop veio trazer a unificação e ramificação da empresa”, avalia.

Foto Victor Ribeiro/Seplag

 

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