Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

A RAPIDEZ DO VAPT VUPT

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Esse é um momento da organização de blocos partidários. Mesmo faltando pouco mais de dois meses para o fim das convenções partidárias e formação de coligações, a vigilância tem que ser redobrada sobre quem está na formação dos blocos. É agora que os interesses afloram e o “vale quem oferece mais funciona com a rapidez do vapt vupt”. É preciso ficar de olhos bem abertos e acompanhar com excessivo cuidado, o movimentos dos partidos.

Os interesses vão muito além da palavra dada e dos compromissos assumidos.

É bom lembrar que o período é de pré-candidatura, pré-campanha e pré-chapa majoritária. Não há decisões oficiais e qualquer coisa pode mudar, até mesmo a ética, a moral e a dignidade. Qualidades que já não são tão levadas em consideração no momento atual em que se tem a “virtude de ser corrupto”.

Assim, nada está certo. Ninguém se surpreenda com mudanças radicais nas chapas e até mesmo desistências de alianças. No ar as insatisfações vagam e estão no semblante de quem queria disputar determinada posição nas chapas majoritárias e pode ser jogado ao desprezo. A política não é regada a sentimentos nobres, mais a atos de egoísmo que pisam até na garganta da mãe, para não perder um naco de vantagem.

Durante esta semana vão acontecer interessantes conversas para ‘tenebrosas transações’ e a sociedade vai se assustar com a leviandade do processo político, principalmente nesta fase da pré-campanha. Talvez conclua que a corrupção, a ladroagem e o mau caratismo não se adquirem com a experiência de cargos e mandatos, mas pela ânsia de chegar lá e promover escândalos que podem até envergonhar o povo, mas orgulha muito a quem o pratica.

Anotem, já estamos em contagem regressiva para que o fato se dê… Há muito pouca chance de recuo. Talvez, quem sabe, esse comentário influencie.

DISPUTA DIFÍCIL PELO GOVERNO

Pelo que se prevê a disputa pelo Governo, numa visão de agora, será entre Belivaldo, Eduardo e Valadares Filho. Este último se conseguir montar um grupo razoável.

Está em Valadares Filho à possibilidade de um segundo turno.

PROBLEMA É O PAI COM O FILHO

Na análise política de quem entende do traçado, o nome de Valadares Filho é bom para o Governo, mas atrelado ao pai disputando o Senado, “aí sim, complica”.

Aliás, o tempo conspira contra a teimosia.

PREFERE FALAR DEPOIS NO ASSUNTO

O senador Valadares (PSB) evita falar na formação de chapa agora. Primeiro quer fixar o nome do filho, para trabalhar candidaturas ao Senado e as proporcionais.

O pai para senador e o filho para governador fica muito difícil.

CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL

Fala-se muito no senador Valadares disputar vaga na Câmara. Todos admitem que seria vitória certa e ainda poderia eleger outro. Mas o assunto é censurado no PSB.

O próprio Valadares diz que prefere retornar para casa que disputar a Câmara.

DEMONSTRA VONTADE DE ALIANÇA

Filiados ao Democratas, em conversas reservadas, têm dito que seria muito bom que se formasse um bloco com o PSB. Fortaleceria os dois.

Mendonça já disse que só iria como candidato a governador.

AINDA NÃO HOUVE CONVERSA

O senador Valadares disse ontem que “não tivemos qualquer conversa com o DEM. Também não existe nenhum encontro agendado”.

Sinal de que os dois lados ainda não se convenceram da necessidade de aliança.

ENCONTRO SOBRE O PALACE

Belivaldo Chagas (PSB) recebe hoje o advogdo Gilton Garcia e o engenheiro João Machado Rollemberg. Em pauta “o estado caótico do Hotel Palace”.

João Machado foi o engenheiro da obra, no Governo Luiz Garcia, em 1961.

AVALIAÇÃO FEITA POR GILTON

Gilton Garcia, filho de Luiz Garcia, avaliou que, “o que seria solução para o turismo de Sergipe à época, transformou-se em um grande problema”.

– Fruto do descaso dos gestores responsáveis pela conservação do patrimônio público.

A VICE EMPACA AS CHAPAS

Membros da oposição ainda aguardam uma posição de Fábio Henrique (PDT) sobre a vaga de vice, mesmo que ele já tenha confirmado que fica com Belivaldo e Jackson.

A oposição não sente firmeza nessa posição.

A DEPUTADA SILVA DESEJA

Segundo um parlamenta da oposição, a deputado Silvia Fontes (PTB) está querendo a vice para ela, de um lado ou de outro. E Silvia é forte…

Tudo ainda acontece à base da especulação.

CONVERSA COM CALOS LUPI

Fábio Henrique teve uma conversa ontem com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que voltou a avisar: não abre mão da candidatura de FH a federal.

Falaram também sobre composições “e tudo normal”.

TRATARAM SOBRE COMPOSIÇÕES

Quando trataram de composição, Carlos Lupi deisou claro que em Sergipe quem decide sobre isso é o Diretório Estadual, como vem sendo feito.

Quanto à majoritária, o PDT pleiteia participação, “mas sem tencionar”.

MARCOS FRANCO APARECE

Sexta-feira, o deputado Fábio Reis almoçou com o empresário Marcos Franco (MDB) e tratou com ele sobre candidatura a vice-governador.

Ex-deputado estadual, Marcos vai pensar “com carinho” na proposta.

JANTAR COM BELIVALDO E JACKSON

Aliás, Fábio Reis jantou ontem com o governador Belivaldo Chagas e com Jackson Barreto. Falaram, claro, de política e do fechamento da chapa.

Deixaram para a sobremesa a questão da Presidência do MDB.

EDVALDO RECONHECE AJUDA

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), disse que está na base aliada, ao lado de Belivaldo Chagas e Jackson Barreto. Não citou Rogério (PT).

Avisou que não vai deixar de reconhecer a atitude do deputado André Moura.

NUNCA TRATOU DE POLÍTICA

Edvaldo disse que as ação de André na liberação de recursos teve início quando os dois desceram do palanque e “fui ao seu gabinete pedir que ajudasse à administração”.

E revela: “nunca tratamos sobre política em todas as nossas conversas”.

CONTINUA TORCIDA POR ELIANE

Um político da base aliada disse ontem que a vice de Belivaldo que tem a unanimidade do bloco é Eliane Aquino (PT). “Mas isso se ela topar”.

Belivaldo, Jackson Barreto e Edvaldo Nogueira preferem Eliane.

ADELSON MANTÉM TRABALHO

O deputado Adelson Barreto (PR) está trabalhando muito junto às comunidades e diz que faz a sua parte, mais próximo à população que dá assistência.

Adelson ouviu do presidente do PR: os deputados do partido não serão esquecidos.

PT ESTÁ COM JB E BELIVALDO

O congresso petista da tendência CNB, realizado em Sergipe no final de semana, está coeso com candidatos da base aliada e tem Rogério Carvalho para o Senado.

A sigla tem divergências, mas que não prejudicam a unidade.

Notas

Sobre perdas provocadas – Banco Santander pagará à vista todos os valores devidos a correntistas a ser indenizados por perdas provocadas por planos econômicos. O depósito será feito na data do respectivo lote, conforme o cronograma oficial dos pagamentos. O anúncio foi ontem, a previsão do banco é anunciar hoje condições para ressarcimento.

0x0

Interesse no Lava Jato – Pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas mostra que 77,7% dos brasileiros estão mais interessados na Lava Jato do que na Copa do Mundo. Apenas 10,6% dos entrevistados se interessam mais pelo evento. Responderam que não se interessam nem por 1 e nem por outro 10%.

0x0

Protesto pela redução – Caminhoneiros realizam manifestações em pelo menos sete Estados na manhã de ontem. O protesto é pela redução de impostos sobre o óleo diesel e contra o aumento no preço dos combustíveis. Motoristas promovem atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Paraná.

0x0

Uso das Forças Armadas – O presidente Michel Temer autorizou o uso das Forças Armadas para os dias de votação e apuração das eleições deste ano. Ele assinou ontem decreto que será publicado hoje no Diário Oficial. O efetivo uso das Forças Armadas, no entanto, dependerá de solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

0x0

TSE na pode bloquear bloqueio – A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, disse que o TSE não pode bloquear a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sem que haja provocação prévia no tribunal. A ministra participou do programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, transmitido na madrugada de ontem.

0x0

Suspenso cartão para multas – Segundo a revista Voto, Denatran suspendeu a Portaria 53, de 23 de março de 2018, editada para regulamentar o uso de cartão de débito ou crédito no pagamento parcelado de multas de trânsito. A medida havia sido autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Conversando

Dar um norte – Até primeiro de junho todas as composições políticas fechada em Sergipe devem dar um norte às suas chapa majoritárias.

Nem sempre vota – O debate em uma roda de políticos, sábado em um restaurante, era que o eleitor nem sempre vota em político que tenha histórico de honestidade.

Sobre votação – Segundo um ex-governador, “infelizmente percebe-se que os leitores não estão muito preocupados em quem se elege e pratica corrupção”.

Chama atenção – Outro fato que chama a atenção é que os secretários de Estado ainda serão escolhidos pela força política do grupo a que pertence. Não por competência.

Contra preço – Nas redes campanha contra o preço alto da gasolina. Um engenheiro mecânico aconselha que os tanques sejam cheios com álcool.

Poucas Chuvas – O sertão com poucas chuvas já preocupa agricultores, que começam a temer prejuízos. Querem também que o Governo adote providência.

No mesmo espaço – A entrega do Titulo de Cidadão Aracajuano ao desembargador Cezário Siqueira Neto colocou no mesmo espaço adversários políticos.

Está na internet – Está na internet página que receberá pedidos de habilitação dos poupadores que tiveram perdas com planos econômicos das décadas de 80 e 90.

Potência mundial – O subtenente Edgard diz que fica imaginando como seria o Brasil, sem esse monte de políticos ladrões, acredito que seríamos uma potência mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também