Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Dois meses depois e nada mudou sobre o fechamento da Fafen em Sergipe!

Já se passaram dois meses do anúncio do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, e até agora o que se viu foi muita conversa, muitas promessas e discursos por parte da classe política, mas nenhuma solução concreta para esse impasse. O risco de desemprego é grande, sem contar no impacto econômico negativo para a Prefeitura de Laranjeiras, para toda a região do Vale do Cotinguiba e para o Estado de uma forma geral.

O anúncio feito por Pedro Parente para o então governador Jackson Barreto (MDB) se deu por telefone, quando revelou que estava concluindo um estudo sobre o fechamento da fábrica em Sergipe alegando que a Fafen vem dando prejuízos consecutivos, ficando inviável a manutenção do investimento. Fala-se que em 2017 a perda com a Fafen no Estado foi da ordem de R$ 200 milhões. Mesmo com a garantia da continuidade dos empregos, a decisão assustou a todos, até porque não se trata apenas do fechamento de uma fábrica, mas do fim da atividade econômica de toda uma cadeia produtiva.

O fechamento da Fafen em Sergipe, além do desemprego, inviabiliza os fornecedores, prestadores de serviços, e diversas fábricas de fertilizantes que estão instaladas no seu entorno. Para se ter uma ideia do impacto negativo, ela vai levar embora cerca de 30% da receita do município de Laranjeiras, prejudicando não apenas a administração municipal, mas a população que tanto precisa de obras e investimentos do poder público. Mas no Estado, pelo visto, setores da imprensa e a própria classe política só têm olhos para a eleição.

Assim que desligou o telefone, ainda no dia 19 de Março, o então governador Jackson Barreto emitiu uma nota pública e, numa tentativa desesperada, anunciou que iria para Brasília (DF), onde tentaria reunir a bancada federal em uma reunião emergencial. Conseguiu a unidade da bancada sobre o tema e o senador Eduardo Amorim (PSDB) viabilizou uma audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado. Como o anúncio de fechamento também atinge a Fafen na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM/BA) e o líder do Congresso, deputado federal André Moura (PSC), se uniram em uma proposta para suspender o fechamento até 31 de outubro.

A ideia de ambos era ganhar tempo e formar uma comissão com o objetivo de encontrar uma alternativa ao fechamento definitivo das duas unidades industriais, como vinha sendo sugerido pela Petrobras. Eles foram eficientes neste sentido e, tanto a classe política quanto a empresarial iniciaram uma mobilização onde, se não for viável manter a Fafen, que ao menos se viabilize a sua privatização, para preservar os empregos e manter as receitas com a arrecadação de impostos. Ocupando uma área de 1 Km², a fábrica produz amônia, uréia fertilizante, uréia pecuária, uréia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico.

Mas, dois meses depois, por enquanto, não se tem qualquer indício de que algum grupo empresarial estaria interessado em arrendar a fábrica ou de privatizá-la. Não há qualquer previsão de investimento, por agora, e ainda sob os efeitos da forte crise, não se tem perspectivas de que a Petrobras vai se movimentar para manter a unidade de Sergipe em funcionamento. A classe política tem que parar um pouco de pensar em eleição e focar em assuntos que realmente interessam à sociedade sergipana e impactam diretamente na nossa economia. Os prejuízos podem ser enormes, sem contar que mais desempregos estão associados com mais pobreza. E isso é muito ruim…

Veja essa!

O governador Belivaldo Chagas (PSD) promoveu a mudança no comando diretivo da DESO que desagradou tanto a classe política quanto setores do mundo empresarial. Tem muita gente insatisfeita e já cobrando providências do “galeguinho”.

E essa!

Uma das reclamações é que o presidente da DESO estaria acumulando duas funções, ainda respondendo pela diretoria de Meio Ambiente, algo muito questionado na Saúde Estadual e que gerou uma determinação do Tribunal de Contas para o Estado.

Muito questionado

Um dos políticos ouvidos por este colunista confidenciou que o novo presidente da DESO já não agrada desde a gestão a frente da diretoria de Meio Ambiente, quando alguns fatos comprometeram a instituição, como no caso da caixa d’água no telhado de uma escola em Nossa Senhora das Dores.

Exclusiva!

Uma fonte do PRB revelou para este colunista que após o anúncio da saída do partido da base governista, o pré-candidato a senador Heleno Silva tem sido “convidado” a encerrar os programas que comandava em algumas emissoras de rádio do interior. Coisas da política…

Bomba!

Falando no PRB, outra informação é que setores do governo intensificaram as pressões para que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) também rompa, politicamente, com o Pastor Heleno Silva e o deputado federal Jony Marcos. Querem que eles percam seus cargos também na Prefeitura de Aracaju…

Seria ingrato

Resta saber qual será o comportamento do prefeito Edvaldo Nogueira diante dessa pressão tendo em vista que ele sempre se manifestou grato pelo apoio do PRB e da Igreja Universal para a sua eleição em 2016. Isso ficou explícito durante uma sessão especial, na Alese, em 2017, para celebrar os 40 anos da Igreja.

 Edvaldo Nogueira

“Jamais irei esquecer este empenho (2016). Para mim é uma honra ser prefeito de uma cidade que tem a Universal espalhada por vários pontos. A fé em Deus e sua palavra são as únicas capazes de remover montanhas. Hoje todos nós estamos comemorando e reconhecendo o trabalho da Universal. Agradeço a Igreja por tudo o que foi feito por mim”, disse o prefeito, durante aquela audiência pública em 2017.

Ezequiel Leite I

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), avalia que a população estará bem representada com Eduardo Amorim e André Moura que trabalham, diariamente, para trazer recursos e garantir mais qualidade de vida para o povo sergipano. Na avaliação de Ezequiel, o Estado não atravessa um bom momento, do ponto de vista administrativo, e a “solução” estaria em um novo modelo de gestão.

Ezequiel Leite II

“Temos dificuldades sérias na Educação, na Saúde e, principalmente, na Segurança Pública. O atual governo é apenas a continuidade do que todos nós já conhecemos. É preciso mudar para oxigenar, é hora de apostar em um novo nome, em um novo grupo para tentar recolocar o Estado nos trilhos”, comentou o ex-prefeito de Capela.

Amorim pronto

Para o ex-prefeito o senador do PSDB tem condições de fazer um bom governo, se eleito. “Eduardo Amorim está pronto para governar Sergipe! É um homem ético, sério e honesto, tem experiência política suficiente no Congresso Nacional, conhece todos os municípios do Estado e, ao longo de todos esses anos, acompanhou de perto as demandas dos prefeitos e o sofrimento dos munícipes que precisam da assistência do poder público. Nosso grupo em Capela segue ao lado de Amorim”.

André faz história

Já sobre o líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura, Ezequiel Leite foi ainda mais otimista. “Por uma questão de justiça, jamais na história de Sergipe se viu algum parlamentar viabilizar tantos recursos para o nosso Estado como André Moura. Ninguém chega ao topo sem ser determinado, sem ser trabalhador e bastante competente. Qualquer governador faria de tudo para ter ao seu lado um senador com a coragem e com o trabalho de André. Nossa região deve muito a ele”, reconheceu.

Proinveste I

Atendendo a uma manifestação sigilosa, relatando supostas irregularidades na destinação dos recursos obtidos por meio do PROINVESTE, operação de crédito autorizada por Leis Estaduais, para pagamento de despesas com quadro de pessoal, a Promotoria de Justiça do Cidadão Especializada na Defesa do Patrimônio Público e na Área da Previdência Pública decidiu investigar.

Proinveste II

Considerando o teor da denúncia, o Governador Belivaldo Chagas será noticiado para que, no prazo de 10 dias úteis, apresente informações sobre a destinação e aplicação dos recursos decorrentes do PROINVESTE, explicitando como e quando foram despendidos os valores obtidos e em que áreas, corroborando suas informações com elementos de prova.

TCE I

O Tribunal de Contas de Sergipe aprovou uma resolução que trata da disponibilização de dados e informações nos portais da transparência das unidades jurisdicionadas, assim como procedimentos de avaliação, fiscalização e sanções a serem adotados pela Corte de Contas.

TCE II

Entre os objetivos da regulamentação estão a padronização de conceitos e procedimentos e a definição de critérios de fiscalização, avaliação e classificação dos portais, estabelecendo-se o índice de transparência mediante critérios pré-definidos de transparência ativa, passiva e boas práticas.

Fiscalizações

A Resolução diz que cabe à Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), através da Coordenadoria de Auditoria Operacional, as fiscalizações dos portais da transparência, que serão realizadas a qualquer tempo, com avaliação divulgada duas vezes por ano, obrigando a atualização constante dos portais pelas unidades jurisdicionadas, possibilitando que a população tenha acesso a dados e informações atualizados.
Ulices Andrade

Segundo o conselheiro-presidente Ulices de Andrade Filho, a ideia é que o cidadão possa ter acesso às informações atualizadas do seu município e do Estado, de forma simples e clara, em cumprimento ao que prevê a Constituição Federal, a LRF e a Lei da Transparência.

Ana Rollemberg

A diretora de Controle Externo de Obras e Serviços, Ana Stella Rollemberg Porto, informa que “o TCE/SE estará divulgando, nos próximos dias, uma Orientação Técnica com a métrica que servirá de base para as fiscalizações em 2018, dando prazo para que as unidades jurisdicionadas possam realizar as adaptações em seus portais da transparência”.
Hotel Palace

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) promove nesta terça-feira (22), às 10h, uma audiência com diversos órgãos para debater a situação do prédio do antigo Hotel Palace, localizado na Praça General Valadão, no centro de Aracaju.

Reunião

Foram convidados para a reunião representantes de órgãos como o Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Defesa Civil e Secretaria de Estado do Turismo.
​​​​Risco

Recente decisão da Justiça determinou a interdição imediata do prédio, com a retirada dos comerciantes. A medida considera que o prédio abandonado coloca em risco a segurança coletiva de quem trabalha no pavimento inferior e das pessoas que circulam no local.​

Posses

O governador Belivaldo Chagas deu posse aos novos diretores-presidentes da Sergipe Gás S.A (Sergas), Eugênio Dezen, e da Companhia do Desenvolvimento Econômico de Sergipe(Codise), José Matos Lima Filho. A solenidade ocorreu no auditório da Codise e contou com a presença de secretários de Estado, secretários municipais; o deputado federal Laércio Oliveira, deputado estadual Zezinho Guimarães; dentre outras lideranças políticas.

Belivaldo Chagas

Para o governador Belivaldo Chagas, os novos nomes irão contribuir para a busca de mais empreendimentos e investimentos para o estado. “São dois nomes de competência comprovada. Dois nomes extremamente importantes para a economia de nosso estado e, tenho certeza absoluta, que vão buscar mais empreendimentos e vão avançar a questão do gás em Sergipe. Há uma preocupação no sentido de que a gente possa avançar para levar gás para nossas indústrias, assim como há a necessidade de atrair mais empresas para o estado. Tenho certeza que empenho não vai faltar”.

Centro de Convenções

Mais cedo, Belivaldo assinou a ordem de serviço que autoriza a retomada nas obras de reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe Ministro José Hugo Castelo Branco (CCS). O governo do Estado investe R$ 19.314.300,42, recursos oriundos do Ministério do Turismo e da contrapartida do governo estadual.

Obra importante

“É uma obra importante e que a população de Aracaju e o trade turístico estavam na expectativa. A partir da concretização do Centro de Convenções, nós teremos condições de ter vários eventos voltados para os negócios, que atraem muitos visitantes. Além da reforma, será feita a ampliação do pavilhão, que terá capacidade para receber até 3.000 pessoas, e mais um novo pavilhão com capacidade para receber mais de 1.600 pessoas”, declarou Belivaldo Chagas.

Gustinho Ribeiro I

A presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora Socorro, vereadora Maria da Taiçoca, conversou com todo o seu agrupamento e decidiu aderir à pré-candidatura de Gustinho Ribeiro (SD) para deputado federal. A vereadora fez o anúncio durante um almoço, com as presenças de outros vereadores de Nossa Senhora do Socorro e de algumas lideranças políticas.

Gustinho Ribeiro II

“É com muita alegria que nós recebemos a adesão desta vereadora experiente e que tem uma história no município de Nossa Senhora do Socorro. Dona Maria da Taiçoca escolheu bem, apostou na renovação e agora vamos trabalhar para que os socorrenses tenham um representante legítimo na Câmara Federal”, destacou o deputado.

 Dilson de Agripino I

Quem também aderiu ao projeto de Gustinho para federal foi o ex-prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino (PPS), que fez o anúncio publicamente, durante o programa “A voz do povo”, comandado por Toinho Nery, na Tobias Barreto FM.

Dilson de Agripino II

“A população está revoltada, quer mudança e melhor representação. Alinhado com esse discurso de renovação, nós decidimos apostar na pré-candidatura de Gustinho Ribeiro”, anunciou o ex-prefeito, explicando que tem muito político fazendo promessa que não cumpre e que o povo está saturado disso.

Eduardo Amorim I

O Mercado Municipal Menôr Rodrigues de França, em Neópolis, foi inaugurado nesse final de semana e o senador Eduardo Amorim encaminhou emenda de R$ 1,2 milhão em prol da sua construção. “Era inadmissível uma cidade como Neópolis não ter um Mercado Municipal”.

Eduardo Amorim II

“Em uma das visitas até aqui, eu vi, percebi, e fui atrás de recursos. É bom fazer sem prometer, deixar que a sensibilidade e a necessidade falem mais alto, e finalmente transformar o sonho de todos em realidade”, afirmou Eduardo, que ainda completou que essa obra irá beneficiar pequenos e micro produtores da região, e melhorar a vida dos feirantes.

Capitão Samuel I

O deputado estadual Capitão Samuel (PSC) registrou a visita que fez ao Complexo de Regulação de Saúde de Sergipe (Sigau), da Secretaria de Estado da Saúde, órgão que controla a lista dos pacientes atendidos nos hospitais credenciados e defendeu o fortalecimento do Sigau.

Capitão Samuel II

“Visitei o Sigau nessa segunda-feira, órgão que controla essa questão da fila dos pacientes que fazem cirurgias nos hospitais conveniados e que está sendo investigado pela Polícia Federal. Estão em cima do ‘pula-pula’ de pacientes, de gente que é protegido por outras pessoas ou autoridades”, disse o deputado.

Vai acompanhar

Samuel criticou as pessoas que são colocadas na frente dos outros pacientes, que estão precisando de cirurgias. “Tem algumas pessoas que têm o conhecimento devido e vão ficando encostadas em detrimento de outras. Fizemos uma solicitação ao coordenador do Sigau, Clóvis França, pela lista de todos os pacientes que vão fazer cirurgias e todos os hospitais públicos para acompanharmos gradativamente”.

Sigau fortalecido I

“Para um paciente passar na frente do outro, é preciso antes um relatório médico. Aí não tem problema, mas quem não está necessitando com tanta urgência, e consegue apenas por conhecimento ou por força da autoridade que solicita, aí nós não vamos aceitar e vamos sim trabalhar para fortalecer o trabalho do Sigau e ao invés de apoiar esse ‘pula-pula’, vamos incentivar para empurrar toda a fila”, completou o deputado.

Sigau fortalecido II

Por fim, Samuel se comprometeu em fazer um acompanhamento sobre a fila de pacientes. “A Polícia Federal está verificando de um lado e nós vamos fazer a nossa parte daqui da Alese. Vou acompanhar diariamente essa fila de paciente para ver se tem alguém protegido sendo passado na frente de alguém que não tem condições ou conhecimento. Vamos trabalhar para fortalecer o Sigau e quero parabenizar a coordenação”.

Venâncio Fonseca I

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PSC) acompanhou, no auditório do Hotel Real Classic, em Aracaju, a solenidade de assinatura coletiva por vários prefeitos sergipanos do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), projeto da Previdência Social que visa implantar nas prefeituras ou em qualquer órgão do município o INSS Digital, ao lado do deputado federal André Moura e do deputado estadual Gustinho Ribeiro.

Venâncio Fonseca II

O evento FOI organizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), sob a gestão do presidente Marcos José Barreto. Com a instalação do modelo digital, os servidores públicos e cidadãos que precisam utilizar os serviços prestados pela Previdência Social, não terão que se deslocar até agências em outras cidades, a fim de realizar os requerimentos.

Mais celeridade

Venâncio destacou o fato de quase a totalidade das prefeituras sergipanas terem aderido ao Acordo de Cooperação apostando na facilidade e na celeridade da prestação dos serviços. “Estamos vivendo no tempo da mobilidade digital, onde percebemos muitos avanços e com esta ACT quem ganha é o cidadão, que terão acesso aos benefícios com mais agilidade”.

Moritos Matos

O deputado Moritos Matos (Rede) recebeu os defensores públicos do Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública do Estado, Orlando Sampaio e Rodrigo Cavalcante, para tratar das leis de defesa do consumidor e formar uma parceria com o objetivo de esclarecer para a sociedade as leis municipais e estaduais que regem o Direito do Consumidor.

Divulgação

Matos é o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alese e a visita firmou uma parceria entre o Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública e a Comissão da Alese. “O objetivo do Núcleo é divulgar para a sociedade as leis que regem o direito do consumidor. Divulgar o máximo possível tanto as leis municipais quanto as estaduais”, explica o defensor Rodrigo Cavalcante.

Iran Barbosa

Após a convocação feita pela Administração Municipal de Aracaju para a realização de Audiência Pública com o objetivo de apresentar e discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019, o vereador Iran Barbosa (PT) convidou toda a população para acompanhar e participar. A audiência pública será realizada no próximo dia 28, a partir das 15h, no auditório da Prefeitura Municipal de Aracaju, localizado no Centro Administrativo Professor Aloísio Campos.

Kitty Lima I

Um recurso apresentado pela presidência da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para pôr um fim às CPIs da Saúde e do Lixo, que investigam os contratos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com empresas prestadoras de serviço, foi duramente criticado pela vereadora Kitty Lima (Rede) durante seu pronunciamento na Casa.

Kitty Lima II

Mesmo como membro suplente da CPI da Saúde, Kitty tem acompanhado de perto os trabalhos da comissão que apura os entraves da saúde pública de Aracaju, e a notícia de que a presidência da Câmara quer barrar a atuação da comissão pegou a parlamentar de surpresa, que reprovou a iniciativa.

Quem não deve…

“Isso é um completo absurdo, pois a gente tem uma CPI da Saúde que está andando e, assim como eu, toda a população de Aracaju tem esperança que essa comissão descubra algo que justifique os problemas que a nossa Saúde vem sofrendo. Quem não deve, não teme. Então por que a presidência desta Casa quer encerrar as CPIs?”, questionou a vereadora.

Caos na Saúde

“Lamento muito toda essa situação, e já adianto que estou estudando formas de mostrar que esta Casa, em sua maioria, quer que essas CPIs continuem o trabalho que vêm fazendo em busca respostas para sociedade sobre o caos que está instalado na Saúde de Aracaju”, disse Kitty.

Não intimida

“A presidência desta Casa está recorrendo da criação dessas comissões de forma unilateral. Os vereadores de Aracaju estão do lado do povo, lutando pelos interesses dele, e nós não iremos permitir que tentem nos calar ou limitar o nosso trabalho. Nos temos a chance de mostrar independência, de mostrar força com resultados que a população espera dessas CPIs”, afirmou Kitty.

Emília Corrêa I

“Uma pessoa pública não consegue esconder fatos da opinião pública, uma hora a máscara cai”. Foi com essa afirmação que a defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (Patriota) iniciou o seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju, acrescentando que “em minha vida só fiz defender os menos favorecidos e mais necessitados. Essa é a minha profissão. Continuo defensora pública atuando nos fóruns de Sergipe à serviço do povo sergipano e da Defensoria Pública”, ressaltou.

Emília Corrêa II

Emília lembrou ainda que como comunicadora de rádio iniciou sua caminhada na década de 90 e prossegue até os dias atuais.  “Sou radialista desde 1998, ou seja, não fui para rádio fazer política. Não ingressei na comunicação para me tornar conhecida. Comecei com um programa ‘Questão de Direito’, pela TV Cidade e fiquei 11 anos consecutivos informando o direito as pessoas. Em 2003 fui para Rádio Jornal também para apresentar um programa informativo e até os dias atuais”, narrou.

Justiça Eleitoral I

A partir do dia 05 de junho, os partidos políticos terão acesso aos nomes dos devedores eleitorais. A disponibilização da lista de devedores é importante tendo em vista que a quitação eleitoral é um dos pré-requisitos para que o candidato tenha a candidatura aprovada.

Justiça Eleitoral II

A certidão de quitação é um documento fornecido pela Justiça Eleitoral e certifica o cumprimento das obrigações legais pelo eleitor. Os pré-candidatos que se enquadram na categoria de inadimplentes devem procurar o cartório eleitoral para regularizar a situação. O prazo final para requerer o registro de candidatura é o dia 15 de agosto. O candidato, no momento do registro de candidatura, deve estar quite.

Penalidades

Entre as penalidades aplicadas aos devedores estão: multa por propaganda eleitoral antecipada, cancelamento do título e aplicação de multa por conta de o eleitor deixar de votar por três vezes consecutivas e não justificar a ausência e multa se o mesário não comparecer no dia das eleições aos trabalhos eleitorais e não se justificar perante o Juiz Eleitoral.

Alô eleitor!

O eleitor que não vai ser candidato também deve estar quite com a Justiça Eleitoral. Embora a falta de quitação não impeça o cidadão de votar, sem o comprovante de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou justificou a ausência, o eleitor fica impedido de tirar passaporte, assumir cargo público, renovar matrícula em escola ou faculdade, etc. Clique aqui e confira a sua situação eleitoral.

CRESS Sergipe I

O CRESS Sergipe participou, na condição de apoiador, do Seminário “Serviço Social no Hospital Universitário e a dimensão investigativa: contribuições dos Assistentes Sociais da Residência Multiprofissional na busca da integralidade no SUS”. A realização foi do Serviço Social do Hospital Universitário. O Seminário, que contou com a presença de profissionais e residentes do HU, além de assistentes sociais que atuam em outros espaços sociocupacionais.

CRESS Sergipe II

“O espaço foi de socialização de experiências e de ricos debates acerca do fazer profissional  do/a assistente social, este profissional que é imprescindível para a garantia da integralidade do atendimento do paciente que procura atendimento no HU”, explicou a presidente do CRESS Sergipe, que é também Referência Técnica de serviço social no HU.
Construtora JFlihos

Após assinar convênio com o Banco do Nordeste para investir em novas máquinas e capacitação de mão de obra a JFilhos construtora se mostra disponível para novos desafios. “Esse anúncio do Governo Federal em mais 50 mil novas habitações chega em um ótimo momento para nós, já que temos cerca de 2 mil casas já projetadas e aprovadas para serem construídas”, afirma o diretor de negócios da construtora, Evislan Souza.

Semana da Enfermagem

Alegria, descontração e emoção, assim foi a tarde de beleza proporcionada pela Onco Hematos à sua equipe de enfermagem para comemorar o Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem. A tarde de descontração aconteceu no auditório da Clínica e começou com a exibição de um vídeo feito pela coordenadora, mostrando momentos especiais da equipe e, em seguida, a entrega de um presente para cada um.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também