Aracaju, 28 de março de 2024

Prefeitura realizará II Semana do Meio Ambiente de Boquim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
image description

Com o tema ‘Coleta seletiva, avanços e desafios para Boquim’, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, realizará entre os dias 4 e 8 e junho a II Semana do Meio Ambiente de Boquim, visando o aperfeiçoamento das políticas públicas ambientais para o desenvolvimento sustentável e a somação de esforços para o equilíbrio e a conservação dos recursos naturais.

A programação da Semana contará com exposições, debates, palestras, mesa redonda, roda de leitura, que enfatizarão as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade, reciclagem e conservação dos bens públicos, levando o tema também para ser discutido nas escolas, de forma dinâmica e participativa com os estudantes.

A data da II Semana do Meio Ambiente foi escolhida para coincidir com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, com o objetivo principal de chamar a atenção de todos para a importância da preservação dos recursos naturais.

PROGRAMAÇÂO:

4 DE JUNHO

9h: Abertura: Entrada das bandeiras com o Clube Desbravadores Pioneiros da Mata da Igreja Adventista do Sétimo Dia e apresentação do coral Cantar das Águas, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Local: Auditório da Prefeitura

10h: Palestra com o engenheiro civil, ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e ex-diretor de articulação do Ministério do Meio Ambiente, Reynaldo Nunes de Morais. Tema: A importância da Agenda A3P na Administração Pública para a coleta seletiva. Local: Auditório da Prefeitura.

10h20: Palestra com o coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Sergipe e técnico da ANCAT, Adriano Santos. Tema: A importância da coleta seletiva: avanços e desafios para Boquim. Local: Auditório da Prefeitura.

5 DE JUNHO

8h: Palestra com o professor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, José Murilho Farias Bomfim. Tema: Contribuições para a sustentabilidade. Local: Escola Municipal Geminiano do Nascimento Fonseca.

9h: Mesa redonda com os catadores de material reciclável de Boquim, mediada pelo diretor do Departamento do Meio Ambiente, Willame Andrade. Tema: Avanços e desafios para a coleta seletiva. Local: Departamento do Meio Ambiente de Boquim.

14h: Mesa redonda com os usuários da Biblioteca Pública Municipal Hermes Fontes, mediada pela diretora do Departamento de Cultura, bibliotecária Maria Caitana. Tema: O que relata a literatura sobre a violência contra a natureza? Local: Biblioteca Hermes Fontes

15h: Palestra com o professor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, José Murilho Farias Bomfim. Tema: Contribuições para a sustentabilidade. Local: Escola Municipal Deputado Lourival Baptista.

6 DE JUNHO

8h: Palestra com o ecólogo, educador ambiental e mestrando em Agricultura e Biodiversidade José Augusto de Santana Júnior. Tema: Violência contra a natureza. Local: Escola Municipal Maria da Glória Barreto.

10h30: Palestra com o diretor do Departamento do Meio Ambiente, Willame Andrade, e com o ecólogo, educador ambiental e mestrando em Agricultura e Biodiversidade José Augusto de Santana Júnior. Tema: Violência contra a natureza. Local: Escola Municipal José Gois Duarte.

14h: Palestra com o diretor do Departamento do Meio Ambiente, Willame Andrade, e com o ecólogo, educador ambiental e mestrando em Agricultura e Biodiversidade José Augusto de Santana Júnior. Tema: Violência contra a natureza. Local: Escola Municipal Ex-Intendente Manoel Candido Ferreira.

15h: Palestra com o diretor do Departamento do Meio Ambiente, Willame Andrade, e com o ecólogo, educador ambiental e mestrando em Agricultura e Biodiversidade José Augusto de Santana Júnior. Tema: Violência contra a natureza. Local: Escola Municipal Deputado Joaldo Barbosa.

7 DE JUNHO

9h: Encontro Municipal dos Agentes Públicos de Boquim. Palestra com a ex-superintendente do IBAMA, ex-superintendente da qualidade ambiental da Semarh, consultora e especialista ambiental da CONPETSAN de Aracaju, advogada Vera Lúcia Silva Cardoso. Tema: O agente público no processo para o desafio e avanços na coleta seletiva de Boquim. Local: Auditório da Prefeitura.

8 DE JUNHO

9h: Palestra com o superintendente do Conscensul, o geógrafo, engenheiro ambiental e mestre em Agroecossistema, Edvaldo Ribeiro da Cruz. Tema: A política de resíduo sólido: avanços e desafios para Boquim. Apresentação do diagnóstico dos trabalhos do Departamento do Meio Ambiente de Boquim pelo diretor do Departamento, Willame Andrade. Encerramento da II Semana do Meio Ambiente. Local: Câmara Municipal de Vereadores de Boquim.

Exposição de 4 a 8 de junho, das 9h às 13h, no hall da Prefeitura, com o tema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, uma parceria do CAPS Boquim, da Secretaria de Educação e do Departamento do Meio Ambiente, que contará no primeiro dia com apresentação do trabalho realizado pelo grupo Boquinha da Mata, ligado a ONG SOS Mata Atlântica.

Por Ju Gomes – ASCOM/PMB

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também