Aracaju, 28 de março de 2024

SAMU:LIGAÇÕES FEITAS POR ENGANO PARA 192 ULTRAPASSAM 1.800 REGISTROS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
AAAAASAMU

 

Os números são contabilizados diariamente por profissionais da Sala de Dados e Informações (SDI) do Samu

Das 8.257 ligações emitidas à Central de Regulação de Urgências (CRU) nos últimos sete dias, 1.815 foram feitas por engano. As chamadas deveriam ser realizadas para fins assistenciais por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, e ainda apontam para 1.156 chamadas falsas e 387 quedas de ligações. Os números são contabilizados diariamente por profissionais da Sala de Dados e Informações (SDI) do Samu.

No período citado, 968 atendimentos foram realizados, sendo a maioria das causas externas relacionados a quedas, totalizando 127. As quedas de motos, por sua vez, foram apontadas 51 vezes nos registros da SDI. As provenientes da própria altura somaram 16. Os registros apresentam em seguida o número de colisões, representadas em 32 atendimentos, 30 entre carros e motos.

A CRU ainda recebeu demandas destinadas ao Samu para 20 atendimentos ocorridos em conseqüência de ferimentos por arma branca e por arma de fogo. Além desses, 19 casos de atropelamento foram atendidos, outros 15 relacionados à agressão, 21 em virtude de capotamento e seis após situação de intoxicação.

Maio Amarelo

O evento mundial, que conta com a participação do Samu, em Sergipe, chama a atenção sobre a importância da mudança de atitude nos deslocamentos. Para isso evidencia que as mortes causadas por acidentes de trânsito precisam ser freadas, lembrando que cada um é responsável por mudar esse cenário adotando novos comportamentos.

Em Sergipe, o Maio Amarelo acontece mediante esforços do Governo do Estado de Sergipe e da Prefeitura Municipal de Aracaju, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) e SMTT/Aju, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia Militar de Sergipe, por meio do BPRv e CPTran; Corpo de Bombeiros; Samu; Guarda Municipal de Aracaju; SMTTs dos diversos municípios sergipanos; Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Sest/Senat; Sesi; Instituto Luciano Barreto Júnior; Projeto Vida no Trânsito (PVT).

Uma palestra já foi ministrada por profissionais no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, no último dia 15, no auditório do SESI/Senai, localizado na Avenida Tancredo Neves. No encerramento da campanha, 29, uma caminhada será realizada com largada na Praça da Bandeira e chegada na Praça General Valadão, ambas localizadas no Centro de Aracaju. A concentração se dará às 7h, com saída prevista para as 8h. A caminhada, que contará com o apoio do SESI.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também