Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Seagri reúne comunidades quilombolas atendidas pelo Projeto Dom Távora

4

Tem como público prioritário os representantes de comunidades quilombolas beneficiadas pelo Dom Távora.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), realiza o primeiro Encontro das Comunidades Quilombolas apoiadas pelo Projeto Dom Távora. O evento acontece esta terça-feira, dia 22, no auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) com início a partir das 8h.

O Projeto Dom Távora é uma ação do Governo do Estado de Sergipe em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com objetivo de contribuir para a redução da pobreza rural, mediante investimentos em negócios agropecuários e não agropecuários realizados por pequenos produtores.

O encontro é organizado pela coordenação de Desenvolvimento de Capacidades do Projeto Dom Távora e traz dois objetivos: contribuir com a reflexão sobre a trajetória das comunidades quilombolas no estado de Sergipe; e, orientar as comunidades na adoção de estratégias de acesso às políticas.

Tem como público prioritário cinquenta pessoas oriundas de comunidades quilombolas beneficiárias com planos de negócios financiados pelo projeto Dom Távora, além de técnicos do projeto.

As comunidades quilombolas já atendidas pelo Projeto são: Caraíbas – município de Canhoba; Mocambo – município de Aquidabã; as comunidades Bonge, Brejão dos Negros e sede – município de Brejo Grande; Lagoa do Junco, em Poço Verde; e Sítios Altos, em Simão Dias.

Após mesa de abertura o evento terá três palestras seguidas de debates. A primeira vai discutir a trajetória dos quilombolas no estado de Sergipe, com palestra do representante do Movimento Quilombola de Sergipe. A segunda palestra será sobre os investimentos do Projeto Dom Távora nas Comunidades Quilombolas que fazem parte da área de atuação do projeto. Este tema será abordado pelo coordenador geral do Projeto, Delmo Naziazeno. Por fim, serão debatidas as ações afirmativas das políticas públicas do governo federal direcionados aos quilombolas, por Sany Mota, chefe da Divisão Fundiária da Superintendência Regional do Incra em Sergipe.

O que: Encontro das Comunidades Quilombolas Beneficiadas pelo Projeto Dom Távora.

Quando: terça-feira, 22 de maio,

Onde: Auditório da Emdagro, localizado na Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n – Bairro Capucho.

SEAGRI/SE

Leia também