Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CORRUPTO BOM É CORRUPTO ELEITO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A candidatura do ex-presidente da OAB, seccional de Sergipe, advogado Henri Clay (PPL), quase pegou a todos de surpresa. Henri sempre foi cauteloso nas decisões para disputa política, mas ontem tomou a atitude de aceitar o desafio. Diz que ouviu colegas e amigos, que o aconselharam a entrar no páreo, para conquistar uma vaga no Senado Federal. Henri sabe que não será fácil, mas aceita a tese de que se não tentar, jamais terá noção dessa dificuldade.

Não será pois uma disputa tranquila, principalmente porque vai enfrentar nomes bem experientes na política e que chegaram praticamente ao topo de suas atividades nesta área. Mas, ninguém sabe. Se realmente vingar a teoria de que a sociedade deseja nome novo na área, as chances são reais. Entretanto, no andar da carruagem e pelo pouco interesse do eleitor por bons políticos, essa eleição será igual àquela que passou.

Não é para desanimar, mas não será fácil enfrentar nomes que disputam o mesmo mandato, como Jackson Barreto, André Moura e do próprio senador Valadares, e se eleger tranquilo já na primeira tentativa. Isso sem contar com Heleno Silva e Rogério Carvalho que já estão “na janela” há um bom tempo.

Vale a pena testar um nome novo, até para que tome gosto e tente novos pleitos. Mas, infelizmente, passar pelo crivo de uma parte significativa do eleitorado que quer pagar pequenas dívidas durante a campanha, principalmente contas de água, energia e aluguel que estão sempre “atrasadas três meses” é desestimulante. Os maiores corruptos saem das urnas e há uma descrença de que haja interesse em mudar o perfil de quem afundou o País, os Estados e Municípios.

É triste ter que reconhecer que historicamente parte significativa do povo admita que “corrupto bom é o que se elege e chafurda com o dinheiro público”.

BELIVALDO SE AFASTA DO GOVERNO

O governador Belivaldo Chagas (PSD) vai se afastar do Governo por uma semana. Luciano Bispo também vai viajar pelo mesmo período.

Assume o presidente do Tribunal de Justiça, Cezário Siqueira Neto.

Ficará à frente do Governo por cinco ou seis dias…

PESQUISA RECENTE EM LAGARTO

Pesquisa para consumo interno, realizada em Lagarto, revelou que Belivaldo Chagas deu um salto de 8% para 17% e animou o grupo que o apoia.

Outras pesquisas internas estão sendo realizadas…

SILVIA SE MOSTRA ANIMADA

A deputada Silvia Fontes (PDT) se mostra animada para entrar em chapa majoritária. Ela tem dito que na Assembleia já a chamam de vice-governadora.

Silvia realmente pretende a vaga de um lado ou de outro.

CONVERSA COM FÁBIO REIS

O deputado Fábio Reis (MDB) sugeriu ontem a Jackson Barreto que solicitasse a João Gama, presidente regional do partido, para que se mantenha no cargo até as eleições.

Jackson Barreto respondeu que vai conversar com Gama.

FÁBIO DIZ QUE NÃO INTERESSA

Fábio Reis avisou que ficou reticente quanto ao convite do presidente nacional para assumir o partido em Sergipe e deixou claro que no momento não lhe interessa.

É que Fábio está focado na campanha eleitoral

A REUNIÃO FOI MAIS AMPLA

Na conversa de Fábio com JB também estavam o governador Belivaldo Chagas, o ex-deputado Sérgio Reis e o secretário do Planejamento, Rosmam Pereira.

Trataram ainda sobre o Finisa e Fábio comemorou a saída de Gustinho da base aliada.

PREFERÊNCIA POR BENEDITO

Maioria dos emedebistas históricos quer Benedito Figueiredo (MDB) presidente do partido em Sergipe, depois que João Gama deixar o cargo.

Um deles disse que o MDB não aceita outros nomes goela abaixo.

REAÇÕES DENTRO DO PRB

Surgem as primeiras reações dentro do PRB sobre a vinculação do partido à oposição, para que Heleno Silva seja o candidato ao Senado pelo bloco.

Assim como para Jony Marcos conseguir a reeleição.

PRECISA IR BUSCAR CONSENSO

O PRB precisa se reunir com as bases do partido para ouvir a opinião e decidir sobre o destino a tomar. Uma coisa é certa: o bloco vota em Heleno e Jony.

Mas não se vê com compromisso para o restante da chapa de oposição.

A MARGEM DE LUCRO VAI BEM

De Brasília, sobre a reação de aliados do PRB, Heleno Silva disse que se até 80% acompanhar à decisão do partido, “estamos com um grande lucro”.

– É difícil trocar o Governo pela oposição, repetiu.

SOBRE PROCESSOS NO TSE

Segundo revela o presidente de uma sigla crescente em Sergipe, as definições de todas as coligações ainda dependem da decisão do TSE, que sai bem antes das convenções.

O quadro de agora, a depender do TSE, pode ser outro em julho.

ESSA PODE SER NOVIDADE

Tem um emissário da oposição se preparando para uma conversa demorada com o pré-candidato a governador, deputado Valadares Filho (PSB).

Tentará convencê-lo a ser vice de Eduardo Amorim (PSDB).

RECONHECE DIFICULDADE

O emissário acha que se trata de missão difícil fazer de Valadares Filho vice-governador, ao considerar “que o senador Valadares (PSB) não vai recuar”.

– Não há jeito do senador aceitar compor a mesma chapa com André Moura.

ILUDIDO EM SUA BOA FÉ

O pré-candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB) jogou uma pá de cal na farsa da inauguração do Centro de Nefrologia, ao declarar no MPE que fora enganado.

Até agora o ex-secretário Almeida Lima não disse nada.

CONVERSA OLHO NO OLHO

Na cerimônia de entrega de título de Cidadão Sergipano ao bispo Luis Cláudio, Eduardo Amorim (PSDB) conversou muito com o deputado Luciano Pimentel (PSB).

Os dois não estavam orando… com certeza!

PREFEITOS EM BRASÍLIA

Vários prefeitos do interior de Sergipe – e demais estados – estão de pires nas mãos em Brasília para pedir liberação de recursos e reajustes de projetos.

Todos geralmente retornam às suas cidades de mãos abanando…

HENRY CHEGA A ARACAJU

O pré-candidato ao Senado, Henri Clay (PPL) chega hoje a Aracaju e explica a decisão de disputar as eleições. Diz que ainda não há qualquer composição já fechada.

Mas as conversas com o PPS estão muito adiantadas.

VALADARES E AS CONVERSAS

O deputado Valadares Filho (PSB) diz que vinha conversando com Henri Clay há 60 dias, convidando-o a disputar o Senado Federal numa aliança com o seu partido.

– Trata-se de um nome leve e que preside uma entidade da importância como a OAB.

Notas

TSE não pode registrar Lula – O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga, praticamente enterrou a candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto. Em evento da associação de lobistas Abrig (Relações Institucionais e Governamentais) com representantes de partidos e da mídia em Brasília.

0x0

Sobre a questão do Palace – Gilton Garcia esteve com Belivaldo Chagas. Trataram do Hotel Palace: “a minha impressão è que ele não vai demolir”. Há dificuldades porque as lojas no andar térreo e dezenas de salas no primeiro e segundo andares são particulares. Os ocupantes são proprietários e querem manter os espaços que ocupam.

0x0

Zera Cide para evitar aumento – O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, confirmou o anúncio que havia sido feito pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira. O governo pretende zerar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o diesel para controlar o aumento do combustível.

0x0

Aeroporto contingência combustível – No segundo dia de protestos de caminhoneiros, o Aeroporto Internacional de Brasília anunciou contingenciamento do combustível que possui estocado. A decisão ocorrida ontem é da concessionária Inframerica, que administra o aeroporto em Brasília e está com o combustível em baixo estoque.

0x0

Mais um condenado pelo Supremo – Os ministros da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin e Celso de Mello votaram ontem para condenar o deputado Nelson Meurer (PP-PR) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Lava Jato. O congressista é o 1º réu a ser julgado pela Corte no âmbito da operação.

0x0

Ciro vê erro em Meirelles – O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse ontem que o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles cometeu o “maior erro” de sua vida ao filiar-se ao MDB e se lançar como pré-candidato ao Planalto pelo partido. Ciro tenta provocar Meirelles a uma discussão política.

Conversando

Mais Almeida – Almeida Lima não perde tempo. Em entrevista ontem me acusa de estar ligado aos Valadares (PSB). Acho natural esse tipo de ilação.

Por incentivo – Henri Clay disse que decidiu a disputar o Senado Federal em razão de incentivos de colegas e de membros da Ordem.

Poucos dias – O Partido Pátria Livre (PPL), ao qual Henri Clay é filiado, ainda não bateu o martelo sobre composição com o PSB, mas isso será questão de poucos dias.

Wellington Elias – O vereador Vinícius Porto prestou uma homenagem especial ao radialista, jornalista e cronista esportivo Wellington Elias. Ele completou 91 anos.

Longa entrevista – Vera Lúcia (PSTU), candidata a presidente da República, concedeu longa entrevista à agência BBC do Brasil.

Novo desafio – Sergipe conhece bem Vera Lúcia, que disputou várias campanhas para Governo do Estado. Agora partiu para novo desafio.

Quase nada – Marina Silva (Rede) disse que seu partido terá“zero vírgula quase nada” do fundo partidário. E anuncia uma campanha Franciscana.

Busca de apoio – As conversas ainda continuam rápidas à busca de apoio de partidos aos blocos do Governo e oposição. Muita coisa está acontecendo nos bastidores.

Ajuda na tarefa – Do jornalista Gaudêncio Torquato: “quando o negativo passa a predominar, a comunicação positiva só ajuda na tarefa de destruição de imagem!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também