Aracaju, 29 de março de 2024

Dia do Vestibulando: Governo de Sergipe celebra data com resultados expressivos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Por Lívia Lessa

Terceira matéria da série “Caminhos para o Enem”, o Governo de Sergipe celebra o Dia do Vestibulando com um elenco de ações em prol dos alunos da rede estadual de ensino e do Pré-Universitário, o programa que mais aprova alunos nas instituições de ensino superior

O Dia do Vestibulando é comemorado no país neste 24 de maio e para celebrar a data, o Governo de Sergipe, por meio das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seed), divulga as principais ações e estratégias que ajudam os jovens sergipanos a realizarem o sonho de ingressar no ensino superior.

Aulões nos finais de semana, simulados em contra turno, oficinas de redação realizados pelo Pré-Universitário da Seed; seminários e palestras para os alunos do ensino médio são algumas das iniciativas planejadas ao longo do ano letivo.

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, reconhece que a Seed realiza um trabalho com foco em oferecer uma educação pública de qualidade. De acordo com ele, o elevado índice de aprovação dos estudantes no Ensino Superior comprova esta realidade.

“As iniciativas do Departamento de Educação (DED), por intermédio do Serviço do Ensino Médio (Semed) e o do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) visam a oferecer aos estudantes da rede estadual uma formação e preparação com o intuito a obtenção do êxito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, destaca o secretário, ao afirmar que o Enem, nos últimos  anos, vem substituindo a tradicional avaliação do vestibular.

Ações no Ensino Médio

A coordenadora do Semed, Joniely Cheyenne Cruz, reforça este pensamento ao destacar que o objetivo da Seed é oferecer uma educação básica de qualidade e, ainda, oportunizar ao aluno o direito de escolha e acesso ao ensino superior.

“No ano passado, foram aprovados em Instituições de Ensino Superior (IES) um total de 2.532 estudantes. Em 2017, tivemos 70% de alunos inscritos no Enem. Para 2018, a nossa meta é chegarmos aos 80%. Dessa maneira, torna-se visível que esse percentual representa a aproximação da Seed do fazer pedagógico das escolas de Ensino Médio”, analisa Joniely Cheyenne Cruz.

Os cursos que contaram com o maior número de aprovação em 2017 foram: Direito, Enfermagem Bacharelado, Geografia Licenciatura, Administração Bacharelado e Pedagogia. “A Seed, por meio do Semed, estará efetivamente mais próxima dos alunos e professores com atividades formativas envolvendo todas as diretorias com o projeto “ Mais Enem Pra Você”.

Segundo Joniely Cheyenne Cruz, fazem parte dessas ações a realização de seminários nas escolas, destacando as especificidades sobre Enem, Sistema de Seleção Simplificada (Sisu), Programa Universidade para todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES), Sistema de Seleção Simplificada da Educação Profissional (Sisutec) envolvendo professores e alunos;

“ A Semed realiza reuniões sistemáticas com os técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) para que atuem como multiplicadores das ações propostas junto às escolas. Além disso, participar da semana de planejamento das unidades escolares estimulando a realização de aulões de revisão, por área de conhecimento, nos sábados letivos para os alunos da 3ª série, promove Oficina Escreva Bem no Enem, faz o monitoramento das inscrições dos alunos no Enem por meio de planilha específica do setor e por meio de relatórios solicitados à Coordenadoria de Informática (Codin) e ainda promove   formação de professores em parceria com as Universidades particulares e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com foco em metodologias ativas, e a participação em Programas de fomento à pesquisa como o  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência  (Pibid)  e o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr)”, informou a  coordenadora do Semed.

O diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, reconhece que o apoio, suporte e acompanhamento da Seed são essenciais na obtenção dos resultados expressivos. De acordo com ele, nos últimos dois anos, a unidade escolar contou com 100% de aprovação dos estudantes em IES.

“O Centro de Excelência Atheneu Sergipense é uma referência no Estado, no que se refere a um ensino público de qualidade. A nossa preocupação é oferecer aos jovens uma educação de maneira integrada, preparando-os para a vida e sem esquecer a bagagem acadêmica.  Dessa maneira, o sucesso do aluno é fruto de um trabalho realizado pela equipe diretiva, corpo docente com as atividades pedagógicas, acompanhamento e orientação. Quando recebemos a notícia das aprovações é motivo de comemoração para toda a comunidade escolar, pois, por intermédio da educação, este estudante poderá mudar a sua vida para melhor”, salienta Daniel Lemos.

A estudante de Fisioterapia, da Faculdade Estácio, Luana Kecylly Santos Matias, não hesita ao comentar acerca do apoio e acompanhamento de todos na unidade escolar. “Fui aluna do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Confesso que faltam palavras para elogiar os professores. Não tenho dúvidas de que a formação que tive foi essencial nesta conquista. A prova disso é que tive outros colegas que, também, foram aprovados em IES”, afirma.

Preuni

O Pré-Universitário da Seed (Preuni) é o maior curso preparatório do Estado. De acordo com o diretor do Dase, Fábio Leite, a iniciativa é uma oportunidade para milhares de estudantes da rede pública que estão cursando o 3° ano ou que já concluíram o ensino médio terem acesso ao estudo preparatório para o nível superior ou profissionalizante.

“O Preuni conta com 44 polos instalados estrategicamente em 29 municípios sergipanos e atende a, aproximadamente, 5.750 estudantes. No ano passado foram aprovados em IES um total de 2.222 candidatos, sendo que este número ainda pode aumentar por conta da lista do Sisu. Os pais sempre relatam que percebem, por meio do programa, que há investimentos em educação, assim afirmam que a iniciativa é a comprovação do retorno dos impostos pagos”, revela Fábio Leite.

O acadêmico de enfermagem da UFS, Carlos Augusto da Gama Bezerra, em 2017, foi aluno do Preuni, no polo Atheneu, em Aracaju. “O curso preparatório foi de suma importância para a realização do meu sonho de ingressar no nível superior.  Participei de todas as atividades, os professores são excelentes e prestam um acompanhamento que reflete no lado emocional no dia da avaliação. Aconselho a todos cursarem o Preuni”, elogia.

De acordo com o diretor do Dase, este ano uma das novidades do Preuni é que a Condin está trabalhando no sistema no qual os estudantes terão acesso aos vídeos gravados pelos professores com dicas sobre os conteúdos e este material também será disponibilizado nas redes sociais.

“Além disso, os nossos estudantes contam com as aulas expositivas, das segundas às sextas-feiras, aulões nos finais de semana, simulados, treinado com pesos – reforço das disciplinas de acordo com a área do conhecimento -, oficinas de redação, acolhimento individual e disponibilização do material didático”, finaliza Fábio Leite.

Foto Eugenio Barreto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também