Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Gasolina já subiu de preço, escreve o professor Lacerda Junior

5

Os constantes aumentos dos combustíveis têm deixado os brasileiros de “cabelo em pé”, os reajustes são praticamente semanais e a única resposta do governo é que se trata da política de preços da Petrobrás que compra petróleo em dólar.

De “saco cheio” das desculpas esfarrapadas de nossos governantes decidi não ligar a televisão hoje, para não ter que ouvi alguém explicar o inexplicável. Resolvi ouvir música, já que dizem que a música acalenta a alma, porém quando liguei meu velho rádio começa um sujeito a cantar: “Veja meu bem gasolina já subiu de preço, eu não quero nunca mais seu endereço”, se tratava da música “Veja Margarida” de Geraldo Azevedo.

Me irritei, desliguei o rádio e peguei meu carro para dar uma volta, quando andei duas quadras percebi que o ponteiro de gasolina de meu opala indicava que o tanque estava na reserva. Olhei para um posto que ficava logo a frente e visualizei uma placa que dizia: “Promoção, gasolina R$ 4,499. Absurdo! – Esturrei, como pode a gasolina ter chegado a um preço tão alto?

Optei por relaxar e procurar um posto com um combustível mais “em conta”, liguei o rádio do carro sintonizei uma rádio de nome indígena e foi aí que a “porca torceu o rabo”, em uma mensagem enviada para o locutor via whatsapp, um ouvinte, que se identificou como integrante de um tal de “Trânsito Educa”, informava que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, imobilizar o carro por falta de combustível constitui infração de trânsito punida com uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Me desesperei, desliguei o rádio irritado, porém quando desliguei o rádio o motor de meu opala começou a falhar:

– Essa não, a gasolina acabou – Gritei eu dentro do carro

Quando olhei para o lado vi um guincho, pensei que estava salvo, porém ao olhar na porta vi as marcas do órgão de trânsito.

Que azar o meu, a gasolina acabou exatamente nas proximidades de onde estava sendo realizada uma blitz de trânsito. O policial s aproximou, repetiu o artigo do CTB que eu tinha ouvido no rádio, me autuou e ainda por cima tive que voltar a pé para aquele posto pelo qual tinha passado e não abastecido.

* Art. 280 do CTB: Ter o veículo imobilizado por falta de combustível

Penalidade: Multa de 130,16

Natureza da infração: Média

Pontuação: 4 pontos

*Lacerda Junior é   Professor, instrutor e examinado de trânsito

Leia também