Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

UMA LUTA QUE É DE TODOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Quando o povo resolve se mobilizar, sem precisar de lideranças políticas e bandeiras partidárias, a solução sai mais rápida e eficaz. Inclusive sem badernas e nem discursos demagógicos de uma falsa ideologia. Em junho de 2015, os estudantes foram às ruas, em todo o Brasil, e acuou o então Governo Dilma, que teve de providenciar a imediata redução nos preços das tarifas dos transportes coletivos.

Uma manifestação que ficou para a história.

Agora é a vez dos caminhoneiros. Paralisam o País para baixar o preço de combustíveis. O Governo Temer já patina pelo Planalto para arranjar uma saída. Os postos já estão quase sem gasolina, diesel e gás, com possibilidade de um colapso nos transportes aéreo, marítimo e rodoviário, além da ameaça da falta de gás de cozinha. A Petrobras tem concedido aumentos sucessivos nos combustíveis, baseada na alta do dólar e do preço do petróleo no mercado internacional.

Percebam que a CUT e o PT estão bem distantes de movimento. Outros partidos também. Sabem que não são aceitos pelos manifestantes, que bradam contra políticos e partidos corruptos. Inclusive setores da imprensa foram rejeitados. Fácil saber por quê; primeiro porque onde tem política fica difícil a solução rápida e democrática, segundo porque essas siglas citadas sabem que são responsáveis pelo rombo na Petrobras, onde foi instalada uma quadrilha organizada e melhor comandada.

O que provoca os aumentos sucessivos, tendo como falsa referência a crise no setor, é que a Petrobrás segue os preços internacionais e, ainda, coloca acima dos percentuais taxas para cobrir o rombo de Governos anteriores e tentar recuperar a estatal, que dá sinais de falência.

Para sintetizar: é o povo que está pagando todo o roubo que se concentrou na Petrobrás e agora tenta evitar o prolongamento da responsabilidade de uma dívida que jamais contraiu, porque ela foi provocada pela bandalheira que se praticou numa das mais fortes empresa petrolífera do mundo.

É bom ir à luta, sendo ou não caminhoneiro, porque ela é a única saída para um povo que sofre na carne as ações de Governos corruptos.

A VICE CONTINUA EM STAND BY

As conversas sobre candidatura para indicação do nome para vice na chapa liderada por Belivaldo Chagas estão em stand by, mesmo ainda muito presentes.

O nome de Eliane Aquino (PT) demonstra ser o caminho.

OUTROS PARTIDOS SE MANIFESTAM

Sobre a questão da vice, outros partidos da base aliada já começam a se manifestar sobre a indicação de um nome para integrar a chapa majoritária.

Tem quem acredite que a decisão será através da aprovação do grupo.

PDT ESTÁ TRANQUILO E ESPERA

O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, disse ontem que “no seu partido está tudo em paz e reafirma sua candidatura a deputado federal.

Sobre uma posição na chapa majoritária diz que isso não foi mais tratado.

CONVERSA BEM COM ANDRÉ

Fábio Henrique disse que suas conversas políticas com o pré-candidato ao Senado, André Moura (PSC) continuam e estão bem adiantadas.

Fábio vota em André para o Senado.

ENTREGA APÓS CONVENÇÕES

O ex-prefeito João Augusto Gama (MDB) mantém a posição de deixar a Presidência do partido logo após as convenções e já assinou documentos.

Lembra que vão chegar recursos de campanha e “não quero me envolver”.

UM DETALHE A SER VISTO

O Fundo Partidário para campanha eleitoral será depositado em conta do deputado federal que disputa a reeleição. É ele que vai administrar os gastos.

O que acontecer será da responsabilidade do parlamentar.

REUNIÃO SOBRE COMBUSTÍVEL

André Moura participou de reunião com os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, para tratar da redução no preço dos combustíveis.

Para a Agência de Notícias do Senado, André é da Bahia.

POPULAÇÃO QUE SE PREPARE

Há ameaça de faltar gasolina nos postos já nesta quinta-feira. As cozinhas também podem ficar sem gás. Os estoques estão chegando ao fim.

Quando o povo reage distante dos partidos, as manifestações dão certo.

FILAS INVADEM OS POSTOS

Filas de veículos para abastecer eram intensas em todos os postos de Aracaju. Em um dos postos da Coroa do Meio e da Atalaia faltaram gasolina e álcool.

No interior do Estado acontece a mesma coisa.

EDUARDO SUGERE UMA MULHER

Se dependesse só do pré-candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB), sua vice seria uma mulher. Mas admite que o grupo é que vai decidir.

Segundo Eduardo, vice e suplente só para o final de junho.

TRABALHA PROJETO DE GOVERNO

Eduardo Amorim diz que está muito ocupado, na realização do seu projeto de Governo e discute isso junto com o seu pessoal de apoio e partidos que integram o bloco.

Estamos trabalhando com os pés no chão.

SANDRO TAMBÉM PARA VICE

O empresário Sandro de Miro está na Itália, mas seus amigos afirmam que ele estaria muito animado para disputar o Senado Federal pelo DEM.

Praticamente aceita o desafio, mas também não abandona disputar a vice.

QUESTÃO DO FUNDO PARTIDÁRIO

Anotem isso: o Fundo Partidário está servindo para atrair aliados. Tem deputado federal em Sergipe que se comprometeu a dividir o Fundo com o estadual que o apoiar.

Só que o Fundo Partidário é dinheiro público e requer prestação de conta.

EMILIA DISPOSTA AO SENADO

A atuante vereadora Emília Correa, do Patriotas, está animadíssima com a possibilidade de disputar o Senado Federal pelo seu partido.

O lançamento da candidatura pode ocorrer ainda esta semana.

DECISÃO CAUSA IRRITAÇÃO

A decisão de Dílson de Agripino (PPS) em apoiar Gustinho Ribeiro (SD) a deputado federal, provocou constrangimento entre filiados do partido.

– Se Dílson tinha compromisso com Gustinho, que se filiasse ao SD, reclamou um deles.

ALMOÇO ONTEM NO SENADO

O deputado Valadares Filho (PSB) e o advogado Henri Clay (PPL) foram vistos ontem almoçando no restaurante do Senado Federal. A conversa era animada…

Henri Clay vai disputar o Senado na chapa de Valadares governador.

SOBRE A CÂMARA FEDERAL

O senador Valadares (PSB) diz que o partido fará o que for possível para fortalecer a candidatura de Valadares Filho ao Governo do Estado.

Só depois é que vai refletir sobre sua candidatura à Câmara Federal.

DEPUTADOS PREOCUPADOS

A maioria dos deputados federais está preocupada com o retorno a Sergipe. Razão: a ameaça da falta de combustível nos aeroportos e a impossibilidade de retornar.

Dezenas de prefeitos de Sergipe estão na mesma situação.

SUKITA E O ROMPIMENTO

Manoel Messias Sukita (PTC) reuniu-se ontem com seu grupo político, que decidiu pelo rompimento com a prefeita de Capela, Silvany Sukita, também do PTC.

Amanhã, em entrevista, Sukita também torna público o rompimento matrimonial.

Notas

Congresso questiona aumentos – Presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse ontem que o Congresso questionará o aumento atual dos combustíveis em função das variações diárias do dólar e dos preços internacionais do petróleo. “Nós temos que ter cuidados, obviamente, com processo econômico, mas não podemos permitir abusos”.

0x0

Gilmar solta mais presos – O ministro Gilmar Mendes, do STF, libertou ontem o ex-secretário de Obras do Rio de Janeiro Hudson Braga e o ex-assessor Carlos Miranda, que integraram a equipe de Sérgio Cabral. Ambos estão presos há um ano e meio em função das investigações da Operação Calicute, da Polícia Federal (PF).

0x0

Protestos vão continuar – O presidente da Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros), José da Fonseca Lopes, afirmou ontem que os protestos da categoria vão continuar. A associação pediu ao governo que o Cide, o PIS e o Cofins sobre o diesel sejam zerados e deu o prazo de dois dias para o governo apresentar decreto.

0x0

Petrobras mente sobre preços – A CNT (Confederação Nacional do Transporte) afirma que a Petrobras “mente” sobre a política de preços em suas refinarias. Segundo a organização, o regime é uma “medida desproporcional”, pois a estatal tem custos internos e não internacionais. A declaração foi feita em nota divulgada ontem.

0x0

Também pega Estados – O Palácio do Planalto quer que governadores reduzam impostos para baixar o preço dos combustíveis. O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, reunirá amanhã o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e pedirá que Estados avaliem a possibilidade de reduzir o ICMS sobre combustíveis.

0x0

Segurança à reforma trabalhista – O ministro do Trabalho, Helton Yomura, disse ontem que as medidas de ajustes para dar mais segurança jurídica à reforma trabalhista devem ser apresentadas em até 15 dias pelo seu ministério. O objetivo é que os ajustes não necessitem de apresentação por projeto de lei.

Conversando

Morre D. Vanda – D. Vanda Faro, mãe do Dr. Sotero, foi a óbito ontem à noite. Ele está no exterior, mas o sepultamento será hoje às 10 horas, na Colina da Saudade.

Vê chances – O vereador Vinícius Porto (DEM) começa a se animar para disputar vaga na Assembleia Legislativa. Vê chances de eleger-se.

Gasolina e diesel – Tem empresário que está guardando gasolina e diesel para aumentar o preço em caso de falta geral dos combustíveis em Aracaju.

Foca críticas – Delegado Alessandro Vieira, pré-candidato ao Senado pela Rede, foca suas críticas no deputado André Moura, que também disputa o Senado pelo PSC.

Não abre mão – Mendonça Prado (DEM) mantém conversa com setores do PSB, mas não abre mão de disputar o Governo do Estado.

Petróleo é nosso – Para o subtenente Edgard diz que no país auto-suficiente em petróleo, a gasolina é a mais cara do mundo. E ainda dizem que o petróleo é nosso.

Reduz preço – Petrobras reduz preço do diesel nas refinarias em 10% para conter greve, mas é um percentual muito pequeno.

Muito a esconder – A vereadora Emília Corrêa (Patriota) disse ontem que “Se querem derrubar uma CPI é porque tem muito a esconder”.

Um novo nome – Por onde anda o Movimento Lula Livre? Sucumbiu por falta de apoio público. O PT tem que pensar em novo nome para a Presidência.

Leia também