Aracaju, 28 de março de 2024

1ª edição do CineSUSGestão deste ano traz documentário sobre transtornos mentais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), realizou nesta quinta-feira, 24, a primeira edição deste ano do projeto ‘CineSUSgestão’. O evento aconteceu no Centro Cultural de Aracaju e tem como objetivo utilizar o cinema como dispositivo para que os gestores e usuários possam discutir os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A gerente do eixo de educação do Ceps, Jane Curbani, falou sobre a proposta geral do projeto. “A educação permanente vem desenvolvendo o processo de trabalho, o cuidado e a integralidade em saúde. Hoje, retomamos este projeto do ‘CineSUSgestão’, pois a arte possui um grande potencial e o cinema é uma expressão muito popular, para trabalharmos os eixos da inovação, criatividade e saúde. O conhecimento aqui parte muito desses encontros com o trabalhador, onde entendemos que o cinema é uma das estratégias possíveis de conseguir qualificação dos profissionais”, explicou.

A obra cinematográfica escolhida desta vez foi o documentário ‘Estamira’, do ano de 2005, dirigido por Marcos Prado e produzido por Jorge Padilha. Premiado internacionalmente, o documentário conta a história de uma idosa com transtornos mentais que trabalhava num aterro sanitário do Rio de Janeiro e se destacava pelos seus discursos filosóficos.

Referência Técnica de Saúde Mental na Rede de Atenção Primária da SMS, Wagner Mendonça, classificou o ‘CineSUSgestão’ como um meio de debate mais leve para discussão de assuntos estratégicos. “Neste mês, temos diversas datas importantes, entre elas, o dia de Luta Antimanicomial, por isto, hoje trouxemos o documentário (Estamira), que fala sobre a reforma psiquiátrica brasileira, onde logo após sua exibição, discutiremos com as gerentes das Unidades de Saúde da Família e com outros profissionais, este tema,  fortalecendo o compromisso de qualificar cada vez mais, gestores e trabalhadores”, falou.

Após a exibição do filme, foi debatido junto ao público quais as sensações e experiências pelas quais já tivessem passado, proporcionando uma dinâmica que envolveu a todos, buscando proporcionar uma promoção à saúde de forma simples e direta.

Para a gerente da Unidade de Saúde da Família Joaldo Barboza, Cristiane de Jesus, o ‘CineSUSgestão’ é uma grande estratégia de promoção à saúde. “O cinema traz uma proposta diferente e extremamente benéfica para o trabalhador. Acredito que discutir saúde por meio do audiovisual é uma proposta válida, pois alguns filmes possuem um grande poder de persuasão junto ao público”, opinou.

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também