Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

A VITÓRIA PELA FORÇA DA CLASSE

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os sindicatos, associações e demais entidades políticas têm muito que aprender com a própria classe trabalhadora, quando ela se desvincula das garras das instituições ditas operárias, políticas e sociais. A manifestação dos caminhoneiros, que praticamente paralisou todo o País, é um exemplo. As siglas políticas não sabem organizar a massa e nem defendê-las. Tanto, que quase nenhuma delas conseguiu resultados que beneficiassem o povo ou a própria categoria.

Os caminhoneiros simplesmente pararam e tiveram algum apoio da sociedade. O motivo da paralisação atendia interesses do povo, que já não suportava mais aumentos constantes dos combustíveis. Deu para perceber que não ocorreram confrontos, nem quebra-quebra, nem discursos em carros de som. Muito menos a presença de lideranças fajutas que, de alguma forma, participam [ou participaram] de Governos tão sujos e incompetentes quanto o que hoje está aí.

Não houve presença de candidatos e a força dos caminhoneiros – que terminou conquistando em parte seus objetivos – foi um bom churrasco nas estradas que fecharam. Com a paralisação o Governo correu rápido à busca de solução, empresários previram prejuízos, os podres poderes deram feriado nesta sexta-feira e os motoristas urbanos foram aos postos para encher tanques dos seus veículos e se movimentarem por alguns dias.

Nenhuma greve geral, conclamada por algum partido político, causou pânico à indústria, ao comércio, a segmentos variados da produção e da administração. Os caminhoneiros sim, com a força da sua atividade que movimenta a economia do País. O Brasil precisa de ações do tipo, através de setores sérios da sociedade, para agilizar o que deseja e comemorar conquistas.

As paralisações políticas e direcionadas são um fracasso porque não são feitas para o povo e sim para adquirir poder e garantir boa vida a seus líderes.

PESQUISA NA CAPITAL MELHORA

Pesquisa para consumo interno que vem sendo feita em Aracaju já demonstra que o governador Belivaldo Chagas está reagindo bem.

Em alguns bairros ele ganha e em outros chega ao empate.

CONDUÇÃO FOI DESASTROSA

O deputado André Moura (PSC), líder do Governo no Congresso, reconhece que “essa condução da Petrobras em relação ao preço dos combustíveis, foi desastrosa”.

– A sociedade não suporta aumento de preços constantes, disse.

PARA SAIR DO SUFOCO

Para André Moura, a Petrobrás quer sair do sufoco, do rombo praticado pelos Governos de Dilma e de Lula, através do dinheiro do povo.

– Essa política equivocada do povo pagar tudo isso, é falta de compromisso, disse.

SOBRE O VICE DO BLOCO

André Moura, falando sobre a formação da chapa majoritária do seu bloco, disse que os partidos ainda não trataram sobre o vice e deixará isso para mais adiante.

Sobre Silvia Fontes, o deputado disse que não houve essa avaliação.

SILVIA RECUOU DE SER VICE

Deputada Silvia Fontes (PDT) recuou de tentar ser vice-governadora. Quando ela expôs o desejo, candidatos a estadual “caíram como urubus sobre suas bases eleitorais”.

Ela se assustou e desistiu: é melhor um mandato na mão do que outros voando.

CONVERSAS COM O PDT

O deputado André Moura disse que conversa sempre com Fábio Henrique (PDT) e sabe que ele decidiu por apoiar Belivaldo Chagas ao Governo do Estado.

– E temos que respeitar a decisão dele e do partido.

GRUPO ESTÁ BEM COESO

O pré-candidato ao Senado, Heleno Silva (PRB), disse ontem que o grupo da oposição está coeso e tem certeza de que “quem vota em André, também votará em mim”.

Não tem receio sobre essa “onda de aliança branca”.

PODE ELEGER OS DOIS

Para Heleno Silva, o governador que sair bem dentro do seu grupo e contar com o apoio real do eleitorado, “vai eleger os senadores de sua chapa”.

– Estamos lutando muito pela eleição de Eduardo Amorim, disse.

NOVIDADES EM SOCORRO

Uma novidade para o PRB em Nossa Senhora do Socorro: o prefeito Padre Inaldo (PCdoB), já falou que pode votar na reeleição de Jony Marcos.

Jony tem bem mais chances de reeleger-se na oposição.

SOBRE O CAÇA FANTASMA

O advogado Cristiano Cabral entrou terça-feira, na Justiça, com documento de incidente de insanidade que afeta o ex-governador João Alves Filho já há três anos.

O documento, assinados por um médico, o isenta do processo “Caça Fantasma”.

ROGÉRIO ESBOÇA REAÇÃO

O pré-candidato ao Senado pelo PT, Rogério Carvalho, teria esboçado alguma reação em entrevista. Disse que o PT vem acompanhando tudo em relação ao pleito.

A causa: prefeitos aliado ao Governo anunciam voto em André. E vice-versa.

TENSO MAS DESTEMIDO

Dentro do próprio PT tem quem perceba que Rogério Carvalho está tenso, mas sem identificar as causas. Mesmo assim o pessoal o vê muito destemido.

Rogério tem circulado no interior com intensidade.

ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA

A tendência Articulação de Esquerda do PT resolveu dar um tempo e já decidiu que vai lançar o professor Joel a deputado federal e Iran Barbosa à Assembleia Legislativa.

A deputada Ana Lula realmente vai sair de cena.

PT, A CHAPINHA E CHAPÃO

O PT bate o pé em relação à disputa solo para deputado estadual e chapão para Federal. Quer manter uma chapa única do partido para a Assembleia.

Os demais candidatos do bloco não vão aceitar.

CORRE NA ASSEMBLEIA

Pessoas que estão indicando cargos no Governo não aceitam que outros aliados sejam atendidos sem que antes passe por quem indica (“QI”).

Ontem ocorreu um para papá na discussão dessa questão.

HÁ BOM ESPAÇO AINDA

Eduardo Amorim (PSDB) disse a um aliado do deputado Valadares Filho (PSB) que ainda há espaço, por parte dele, para uma conversa.

Mas não há a menor possibilidade de reaver o que houve antes.

EUFORIA PELO 2º TURNO

O PSB aposta que o pleito vai para o segundo turno, numa disputa entre Belivaldo Chagas e Valadares Filho. Acha que o deputado ganha sairá eleito.

Razão: contará com o apoio do grupo liderado por Amorim.

E COMO FICARÁ ANDRÉ?

Na avaliação da disputa de Belivaldo e Valadares Filho com apoio de Amorim em segundo turno, fica quase sem resposta uma pergunta: para quem penderá André?

Todo o grupo do Governo aposta que terá apoio dele.

Notas

Margem de manobra – A pré-candidata à Presidência da República pela Rede, Marina Silva, defendeu que a Petrobras faça mais intervenções para segurar o preço dos combustíveis produzidos no Brasil e que ela tenha uma margem de manobra para segurar os valores. “Ninguém aumenta tarifa de luz todo dia em função do dólar”.

0x0

Gilmar cuida de Aécio – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes prorrogou por mais 60 dias uma das investigações envolvendo os senadores Aécio Neves (PSDB) e Antônio Anastasia (PSDB) O inquérito apura supostos pagamentos de propina disfarçados de doações eleitorais a Anastasia em 2009 e 2010.

0x0

Ministros reclamaram – Os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello reclamaram da paralisação de caminhoneiros durante a sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde de ontem. “Que crise hein? Guiomar está na rua agora, está impossível…”, afirmou Gilmar. Guiomar Mendes é a mulher do ministro.

0x0

Acordo com caminhoneiros – Depois de mais de 7 horas de negociação ontem à noite, governo e organizações representantes dos caminhoneiros fecharam acordo para encerrar as paralisações da categoria em todo o país. Para isso, o governo comprometeu-se a cumprir algumas propostas aprovadas pela classe.

0x0

Delúbio se entrega à PF – Delúbio Soares se entregou ontem à Polícia Federal em São Paulo. Ele teve a prisão decretada ontem por Sergio Moro, após decisão do TRF-4 de rejeitar seu último recurso. A defesa do ex-tesoureiro do PT pediu à Justiça para que ele cumpra a pena na Papuda, em Brasília.

0x0

Jair denuncia propina – Jair Bolsonaro usou o Twitter para rebater Geraldo Alckmin e disse se orgulhar de não ter votado pela emenda da reeleição de FHC. “Não aceitei a propina do seu partido PSDB”, escreveu. É dever de ofício do agente público comunicar às autoridades competentes a ocorrência de qualquer crime.

Conversando

Sem expediente – O Tribunal de Justiça de Sergipe, alegando possibilidade de falta de combustível, suspendeu o expediente desta sexta-feira.

As excelências – em um final de semana – basearam-se com as dificuldades em vias do Estado e a irregularidade no abastecimento.

Muita conversa – Apenas um alerta: nenhuma liderança política está adormecida ou silenciosa. Há muita conversa nos bastidores e pode haver mudanças.

Lembra João – Mendonça Prado está viajando por cidades do interior, principalmente no sertão, onde o ex-governador João Alves Filho é muito bem lembrado.

Lado avesso – As confederações patronais não estão preocupadas com a alta constante nos preços dos combustíveis. Querem é transportar seus produtos.

Sob controle – Aeroportos no País começam a operar sem abastecimento. Em Aracaju a informação da Infraero é que está tudo sob controle.

Algum fato – Políticos de Sergipe se manifestaram ontem sobre o movimento dos caminhoneiros, mas nada tão profundo que modificasse algum fato.

Não tem pressa – A oposição vai esperar bem para indicação dos suplentes e vice. Não tem pressa. Talvez o anúncio aconteça em junho.

Encontro da Fames – Avião que chegou de Brasília ontem à noite veio abarrotados de parlamentares e prefeitos que participaram do encontro da Fames.

 

Leia também