Aracaju, 29 de março de 2024

Secretaria de Saúde promove Seminário de Resíduos de Agrotóxicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7
O objetivo do programa é avaliar os níveis de resíduos dos agrotóxicos nos alimentos consumidos in natura. Participaram do seminário, agentes dos órgãos municipais da Vigilância Sanitária no estado

Na manhã desta quarta-feira (23), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária deu abertura ao Seminário de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos e Rastreabilidade de produtos In Natura. O programa é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, coordenado pela ANVISA em conjunto com os órgãos de Vigilância Sanitária dos estados e Distrito Federal, que realizam a coleta dos alimentos nos supermercados para análise em laboratório.

Representando o secretário de Estado da Saúde, o médico veterinário, sanitarista e diretor da Vigilância Sanitária Estadual, João Farias Figueiredo, destacou a importância do debate e principalmente da prevenção no que diz respeito ao consumo de alimentos. “O objetivo desse primeiro curso de capacitação é mostrar para os colegas que trabalham no interior, na coordenação ou fiscalização da Vigilância Sanitária, a necessidade da capacitação. Estamos começando com esse primeiro evento, mostrando a necessidade de evitarmos os alimentos contaminados para passar para a população em forma de Educação Sanitária em Saúde Pública. Acreditamos que através da Educação Sanitária é que nós conseguimos melhorar o padrão de vida das pessoas, e evitarmos que os leitos dos hospitais e o atendimento ambulatorial cresça como vem crescendo. O brasileiro não é educado em prevenção, e nós estamos com essa meta, de educar a população nesse sentido”.

Ainda de acordo com Farias, o seminário se estenderá em outros momentos. “Esse é o primeiro curso de capacitação, tendo como público-alvo, fiscais da vigilância sanitária de todo o estado, atingindo até 200 componentes. São três blocos, sendo um por semana por uma questão de logística. Nesses blocos nós vamos discutir Vigilância Sanitária e dentro desse tema vamos discutir Saúde Pública. E com esse trabalho, nós iremos formar uma inteligência coletiva em Saúde Pública”.

O seminário aconteceu no auditório da Associação dos Engenheiros Agronômos de Sergipe – AEASE. Presente na solenidade de abertura, o presidente da Associação, se diz a favor do uso correto e consciente dos agrotóxicos. “Se nós tivéssemos alimentos limpos, isentos de agrotóxicos, nós teríamos uma condição de saúde melhor e mais adequada. O que nós vemos é exatamente o contrário, o uso indiscriminado do agrotóxico e nós sabemos que o grande determinante para esse alto índice de doenças, é exatamente o alimento de má qualidade. Não sou contra o uso do agrotóxico. Sou contra ao uso indiscriminado, indevido e inadequado. Esse debate é muito importante e esse é um tema que temos que discutir de forma exaustiva, porque estamos chegando a níveis absurdos de consumo indiscriminado de agrotóxicos”, defendeu Fernando Andrade.

Participaram da solenidade de abertura o presidente do CREA,  Arício Resende; o representante da Gerência Geral de Toxicologia da ANVISA – Brasília, Marcus Pires; Giampaolo Buso, diretor comercial d Paripassu – São Paulo; André Pereira, Superintendência do MAPA em Sergipe, e Rosana Paula Barreto, gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária, responsável pelo Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.

“É importante para os órgãos estarem mostrando o que estamos fazendo nessa área. Teremos na programação, uma mesa composta por representantes de órgãos, e o trabalho que cada um está fazendo. Atualmente existe um projeto de lei sendo discutido que faz algumas mudanças na lei de agrotóxicos, que é a PL 629902. A ANVISA é contra o projeto de lei e se manifestou através de nota. Também discutiremos uma instrução normativa, que é nova e fala sobre a rastreabilidade dos produtos in natura. Então, nós que fazermos parte de órgãos, alguns de fiscalização outros de extensão rural, precisamos estar cientes dessa norma. A Vigilância Sanitária de Sergipe representou o Nordeste na elaboração dessa instrução normativa conjunta da ANVISA com o MAPA e estaremos falando sobre isso também”

Para quem participa do evento, avalia de forma positiva a iniciativa. “É um tema pouco explorado e para quem faz inspeção, mesmo que não esteja diretamente na área de alimentos, é importante a gente ter esclarecimentos. Às vezes nós nos deparamos com inspeções em parceria com a área de Saúde com a área de Alimentos, e isso nos chama a atenção. Principalmente quando a gente atua em alguns locais, como a Farmácia Viva, por exemplo, onde existe uma regulamentação para que haja o fornecimento daqueles produtos produzidos nas unidades e muitas vezes eles estão usando o agrotóxico. No nosso dia a dia de trabalho mesmo, as orientações que a gente precisa fornecer para a sociedade de forma geral, e até mesmo para conhecimento pessoal mesmo. É muito enriquecedor!”, comentou Flávia Brasileiro, representando a equipe da Vigilância Sanitária de Aracaju presente no seminário.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também