Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CAMPANHA CONTRA GRIPE PRETENDE IMUNIZAR 460 MIL PESSOAS EM SE

8

 

A campanha anual teve início no dia 23 de abril e segue até 1º de junho, no intuito de vacinar os grupos prioritários que incluem as crianças, (6 meses a menores de 5 anos), as gestantes, puérperas, profissionais da área de saúde, os professores (seja da rede pública ou privada), idosos e índios (Porto da Folha)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza1 tem a meta de vacinar em Sergipe 460 mil pessoas. A doença popularmente conhecida como gripe, é combatida mais fortemente através de forte campanha desenvolvida pelo governo Federal e acatada pelos Estados da federação. O empenho da Secretaria do Estado da Saúde é para imunizar 90% da população prioritária, segundo informou a coordenadora do Programa Estadual da Imunização, Sândala Teles´

A campanha anual teve início no dia 23 de abril e segue até 1º de junho, no intuito de vacinar os grupos prioritários que incluem as crianças, (6 meses a menores de 5 anos), as gestantes, puérperas, profissionais da área de saúde, os professores (seja da rede pública ou privada), idosos e índios (Porto da Folha). A campanha teve seu ponto alto no último dia 12, com o Dia D, voltado para a mobilização e para a multivacinação.

“Os Municípios estão abastecidos com a Vacina. Na quinta-feira(24), foi distribuída a última cota. Isso fecha os 100% das vacinas dentro dos municípios. Até o momento no Estado foram aplicadas 327 mil doses da vacina. A meta é chegar aos 460 mil, com uma cobertura de 63%. Em Sergipe, seis municípios atingiram a meta: Malhada dos Bois, Poço Redondo, Telha, Arauá, Boquim, Nossa Senhora de Lourdes”, disse Sândala.

Ela observou que estes seis municípios conseguiram realizar a cobertura acima de 90%, atingindo a expectativa do Ministério da Saúde. “Outros municípios estão trabalhando para bater a meta até o final da campanha.

Sândala Teles ressaltou que a campanha é de grande importância, já que as chuvas estão chegando no Estado, ocasionando o aparecimento de doenças relacionadas a parte respiratória “Nós temos uma vacina trivalente, que imuniza as pessoas contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, que são os de maior circulação no país, além de serem os mais graves.

Ela alertou que ao adquirir um dos vírus as pessoas ficam acamadas e muitas vezes precisam de uma internação. “Vários vírus da gripe circulam nesse momento no país. Mas, esses, são os três de maior circulação e os mais graves’’, disse Sândala.

Imunização

A coordenadora da SES observou que quando se diz que uma pessoa está imunizada é importante que a população entenda que ela não está livre da gripe e sim dos três vírus de maior circulação. “Como existem muitos vírus ela pode adquirir uma gripe que não causa um mal acentuado.  Então a importância de receber a vacina, nesse momento, é a imunização contra contra os vírus de maior circulação.

Foto assessoria

Leia também