Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

ESSA GENTE LESA-PÁTRIA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A situação é crítica no País. A manifestação dos caminhoneiros mostra a fragilidade do comando de um Brasil que ainda não encontrou um rumo para melhorar a situação do seu povo. Quem percorre as estradas indicou um norte para a melhor saída de uma crise provocada pela corrupção praticada por aqueles que o dirigiram por muitos anos. Uma classe simples que, simplesmente, ao colocar o pé nos freios, pôs em alerta máximo uma estrutura podre, que ainda administra um Brasil enlameado.

O povo aprovou. Mesmo sentindo na pele a falta de transportes, o risco da ausência de alimentos, o esvaziamento dos postos de gasolina e o desaparecimento dos botijões de gás. Apesar do equívoco imperdoável de convocar um golpe militar, os caminhoneiros deram um passo importante para a paralisação de um país que cobra altos impostos, que nega a saúde, educação, segurança e emprego ao trabalhador.

O Planalto não suporta um grito mais agudo de um povo abandonado, indignado, lesado e vítima de uma roubalheira praticada às escâncaras. Um Brasil com DNA de presidente com vários processo na Justiça, ministros respondendo a atos de corrupção, ex-presidente preso por ladroagem, deputados e senadores à beira das penitenciárias e tantas outras autoridades atoladas até “aqui ó” com a “bandidagem progressiva”.

Agora o Governo usa a força para calar os manifestantes. Põe a farda, ao invés de usar a caneta e se redimir do estrago que praticou, adotando providências que não sejam apenas paliativas. O Planalto só é bom para quem o frequenta e que “não perde a pose”. Não se envolve com o povo, mas se ajoelha para uma elite política e econômica que direciona decisões para favorecê-la, principalmente quando envolve uma estrutura financeira viciada e dominada por um sistema egoísta, corrupto e bem distante das necessidades de sua gente.

Precisa-se dar um basta nessa gente que apenas escamoteia e lesa-pátria…

PARALISA A PRÉ-CAMPANHA

Alguns pré-candidatos proporcionais e majoritários puseram os pés nos freios este final de semana e não viajaram a cidades do interior para campanha política.

Tiveram receio de ir e não voltar…

DETALHE QUE CRIOU MEDO

Outro detalhe que criou medo em alguns pré-candidatos, principalmente os que já têm mandatos, foi o de serem reconhecidos por caminhoneiros nas rodovias.

A classe paralisada não quer saber de político.

BELIVALDO CANCELA VIAGEM

O governador Belivaldo Chagas, pré-candidato à reeleição, cancelou viagens que faria a Indiaroba e Tobias Barreto. Preferiu cuidar da situação através de reunião.

Também pensou na questão do combustível.

PARECE ESTADO DE GUERRA

Os supermercados estão lotados. As pessoas foram às compras de alimentos para reforçar estoques. A impressão é de “situação de guerra”.

A população teme falta no abastecimento.

POSTOS VAZIOS FECHAM

A maioria dos postos está vazia em Aracaju e demais cidades do interior do Estado alguns poucos que ainda tinha gasolina estavam com filas enormes para abastecer.

À noite o blecaute pode ser total.

SILVIO E AS BANDEIRAS

Pré-candidato a deputado estadual, Silvio Santos (PT) diz esperar que a bandeira do seu partido não participe do movimento dos caminhoneiros.

Lembra que “não é uma greve, mas um locaute”.

INTERVENÇÃO MILITAR

Silvio Santos explica que a reivindicação política dos caminhoneiros é a “intervenção militar já!” E pede: “me poupe de comentar o que isso significa”.

– Só incautos inocentes úteis, ou mal intencionados defendem esse movimento, disse.

LAÉRCIO E VALADARES

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) jantou com Valadares Filho (PSB) há duas semanas e trataram de tudo um pouco, colocando maior peso na política.

Negou que fora convidado para disputar o Senado numa composição PP/PSB.

SILVIA E O PEDIDO DE PRAZO

A deputada Silvia Fontes (PDT) teria pedido prazo ao governador Belivaldo Chagas (PSD), para que ele dissesse quem era o seu vice na disputa à reeleição.

Belivaldo teria respondido que não daria prazo.

MACHADO BEM EM ITABAIANA

Pré-candidato a deputado federal, José Carlos Machado está entre os dois mais votados durante pesquisa em Itabaiana, ainda sem ter apoio fechado com Maria Mendonça.

Caso oficialize o apoio, será bom para Machado e também para Maria.

BELIVALDO CRESCE EM ARACAJU

Concluída pesquisa para consumo interno em Aracaju nesta sexta-feira. Belivaldo Chagas (PSD) superou níveis anteriores e é o segundo mais votado.

Belivaldo não estava bem na Capital.

AINDA HÁ MUITA INDECISÃO

O deputado Zezinho Guimarães (MDB) disse ontem que o eleitorado no interior ainda está muito indeciso e especula sobre os candidatos majoritários e proporcionais.

– O único candidato que tem nome definido é André para o Senado, disse Zezinho.

ZEZINHO NÃO VOTA NO PT

Zezinho Guimarães é o tipo do integrante da base aliada que preocupa o PT. Ele não vota em Rogério Carvalho ao Senado, mas em Jackson e André Moura.

Não apenas vota, também trabalha para os dois. André é da oposição.

SOBRE COMANDO DO MDB

O deputado Zezinho Guimarães fala de mudança na Presidência do MDB em Sergipe. Para ele o legenda tem que estar no comando de um mão que agregue.

– E ninguém agrega mais que Luciano Bispo, avaliou.

DEPUTADO PROPÕE PESQUISA

Um deputado da oposição propõe que a escolha do candidato ao Governo e o vice seja decidida por pesquisa eleitoral entre os senadores Eduardo (PSDB) e Valadares (PSB).

O segundo colocado disputaria a vice.

SOBRE VALADARES FILHO

A proposta põe Valadares Filho como candidato a deputado, se preparando para tentar a Prefeitura de Aracaju em 2020. Heleno e André disputariam o Senado.

Essa proposta dificilmente sairá do papel…

TECARMO ESTÁ ACUMULANDO

O Terminal Tecarmo, em Aracaju, está abarrotado de gás e sem condições de transportá-lo em razão da falta de caminhões que estão paralisados.

Também começa a faltar água mineral em Aracaju.

PESQUISAS NÃO ASSOMBRAM

Grupo que apoia Luciano Bispo em Itabaiana disse, ontem, que as pesquisas realizadas por Valmir de Francisquinho não assustam aos seus eleitores.

– O grupo permanece inabalável, disse um deles.

Notas

Ricardo deixa TV-Sergipe – Jornalista e apresentador Ricardo Marques deixa a direção de Jornalismo da TV-Sergipe, afiliada da Rede Globo. Ricardo tem outros projetos e vai começar a colocá-los em prática. A TV-Sergipe, em nota, reconhece o excelente trabalho que Ricardo prestou à Emissora. A nova diretora é a jornalista Rosa Vasconcelos.

0x0

Apagar fogo com gasolina – De Ricardo Noblat: “A proposta do governo, de convocar as Forças Armadas como instrumento de repressão, é querer apagar fogo com gasolina, só vai acirrar o conflito e dificultar uma solução equilibrada”, diz nota assinada pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB.

0x0

Candidatura de réu em ação penal – Segundo O Globo, “o TSE deve decidir na próxima terça-feira se um réu em ação penal pode se candidatar a presidente da República”. O julgamento pode definir a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado por um tribunal de segunda instância.

0x0

Empate entre Lula e Bolsonaro – Pesquisa divulgada pelo banco de investimentos XP a seus clientes indica que Jair Bolsonaro (PSL) já está empatado com Lula (PT) numa simulação de 2º turno da disputa pelo Planalto. Bolsonaro registra 37% e Lula fica com 35% no levantamento da XP, realizado pelo Ipespe.

0x0

Líderes do Senado de plantão – O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), afirmou que os líderes de partidos do Senado estarão de plantão neste fim de semana. A mobilização é para caso seja necessário votar matérias que possam facilitar o acordo entre o governo e os caminhoneiros paralisados.

0x0

Atuação de forma rápida – O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, disse que as Forças Armadas atuarão de maneira “rápida” e “enérgica” para liberar as rodovias bloqueadas por caminhoneiros. Silva e Luna deu a declaração após se reunir com os comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica para definir a atuação dos militares.

Conversando

É correto – Decreto do Governo para garantir combustível, medicamentos e alimentos para o povo que depende do Estado é correto.

Como será – Na questão alimentação, se realmente faltar produtos para a comida dos doentes e dos detentos como será?

Acese comemora – A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) comemorou os seus 146 anos de existência em solenidade, na sede da entidade.

Sem movimento – O deputado Jony Marcos (PRB) disse que ontem ficou literalmente sem movimentação, em razão da paralisação dos caminhoneiros.

Com receio – Políticos com medo de passar em estradas que tinham caminhoneiros parados, exatamente para não serem vistos. O xingamento aos políticos é grande.

Golpe militar – O único erro do movimento dos caminhoneiros é pedir golpe militar e clama nome de Bolsonaro para presidente da República.

Colocar forças – Governador Belivaldo Chagas se recusou a colocar forças policiais para reprimir o movimentos dos caminhoneiros em Sergipe.

Exaustão da sociedade – Joao Augusto Nascimento diz que a paralisação dos caminhoneiros representa a exaustão da sociedade para com os corruptos.

Povo cansado – O Brasil passa por um momento difícil e não há uma voz que evite a evolução de um golpe militar. O povo impediria isso, mas está cansado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também