Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

SAMBA, CERVEJA E FUTEBOL

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os governantes devem ouvir mais o povo. Faz pouco caso do sofrimento dos segmentos que imaginam menos importantes do País, onde se incluem Estados, municípios e povoados longínquos. Quer dizer: quem não está no burburinho das decisões, espúrias ou não, é esquecido por todos e só lembrado em períodos de eleição. Bom, nem tanto. Em poucas manifestações como as promovidas pelos caminhoneiros, a população sempre esquecida mostra que existe e incomoda quando se une.

Tanto que quando se colocou o pé no freio, o Governo amarelou. Teve que agir para que o País voltasse a funcionar. E a elite foi vencida, porque é exatamente desse povo que silencia, mesmo no sofrimento, que o Brasil se sustenta com a economia e planejamento voltados para o fortalecimentos dos segmentos que manuseiam o Poder, principalmente politicamente.

Quem praticamente paralisou o País foi o cidadão que trafega diariamente por estradas esburacadas, inseguras e perigosas para alimentar a produção.

Mas, na hora da decisão ninguém é convocado. Quem está no circulo do Poder são políticos indicados por partidos e quem domina essas siglas são os mais altos empresários que, ele sim, é quem consente a nomeação de ministros que não olhem para o povo, mas para os negócios que eles administram. Sejam bancos, sejam grandes empreiteiras, montadoras, enfim: o que a elite comanda e não aceita o mínimo de prejuízo.

O Brasil chegou onde está todos sabem a razão, mas o Governo, dependente de uma organização poderosa, não tem coragem de enfrentá-los. E esse manuseio ao poder vai continuar assim, porque não se vislumbra uma liderança que enfrente a força dos que manuseiam a economia sempre ao seu favor, marionetando as autoridades que eles promovem e ditando formas de conduzir o País de acordo com os interesses de grupos que se sobrepõe até à vontade do povo. Recuam as manifestações acontecem e contrariam seus interesses.

O Brasil não vai mudar. Depois desse episódio nas estradas chega a Copa e tudo se volta para o samba, cerveja e futebol.

SOTERO SOLTA O VERBO

O médico Raimundo Sotero soltou o verbo no domingo à noite em Brasília, porque não havia voo para Aracaju, onde ele precisava chegar com urgência.

Sotero estava em Barcelona e não pode vir para o sepultamento da mãe, Vanda Faro.

RAZÃO DE TODA REVOLTA

A revolta de Sotero foi porque o pai, Paulo Faro, estava passando muito mal e a missa de sétimo dia da mãe, Vanda, acontece hoje na Igreja São Pedro e São Paulo.

Sotero conseguiu chegar a Aracaju ainda no domingo à noite.

ESSE É UM PAÍS VAGABUNDO

Falando para centenas de pessoas no Aeroporto de Brasília, demonstrando irritação, o médico Raimundo Sotero disse: “a gente precisa ter respeito por esse País”.

– E concluiu: “Esse é um País vagabundo”, foi aplaudido.

VALADARES USA O TWITTER

Valadares (PSB) diz, no twitter, que tanto o grupo de Jackson Barreto, quanto o de André Moura têm inveja doentia da força do PSB, que eles apregoam como sem grupo.

– Tremem de medo com a coragem de Valadares Filho (PSB), admite.

PELOS CAMINHONEIROS

O líder do Governo no Congresso, André Moura, reafirmou seu apoio à mobilização dos caminhoneiros: “estão corretos em reivindicar diminuição no preço dos combustíveis”.

– Não é justo que o povo brasileiro pague pelos roubos do governo anterior, disse.

NÃO PERDE TEMPO EM REDE

André Moura disse ontem que não perde seu tempo em redes sociais falando de A, B ou C. “Uso-as para interagir com as pessoas”.

– Meu tempo é voltado para o trabalho e para minha família…

MEDIDAS SÓ CONTRA O POVO

Segundo um economista – pediu off – as medidas adotadas para retirar caminhoneiros das ruas são paliativas e atingem diretamente a sociedade, que terá novos impostos.

– O povo é que paga o pato por tudo que acontece no País… Até a roubalheira.

NÃO MEXE COM A ELITE

Segundo o economista, “o Governo não cobra impostos sobre grandes fortunas, não baixa taxas de juros e incentiva lucros exorbitantes de grandes empresas e bancos”.

– Assim como não corta vantagens milionárias do legislativo e judiciário…

POR TOTAL MERECIMENTO

Estão tentando dá conotação política à nomeação da procuradora Vilma, mulher do senador Eduardo Amorim. Ela foi escolhida para a vaga do quintão constitucional.

Vilma estava na lista tríplice para desembargadora e foi a nomeada.

INSUMO PARA HEMODIÁLISE

O setor de hemodiálise de Sergipe tem insumos para suportar 15 dias, inclusive no Huse e mais na Clinese, São Lucas e em Lagarto.

Uma carreta com insumos para a hemodiálise está a caminho de Aracaju.

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

A população começa a se manifestar e fecha BRs em todo o Brasil. Ontem quem fechou a entrada de Aracaju não foram os caminhoneiros, mas alguns populares.

O povo começa a ver que quem vai pagar o rombo é ele.

ROGÉRIO DÁ SUA OPINIÃO

Rogério Carvalho (PT) diz que o povo não quer migalhas ou esmolas. “Nós queremos a Petrobras e o Pré-Sal de volta”! E anunciou a paralisação dos petroleiros.

Defende preços que atendam aos brasileiros e não aos acionistas internacionais.

QUESTÃO COMENTADA

Muito comentada nos meios políticos a vaia que a deputada Silvia Fonte (PDT) sofreu em Nossa Senhora do Socorro, durante evento do Governo naquele município.

Ela disse que “depois do Padre Inaldo o povo de Socorro ficou mal educado”.

COMENTÁRIOS SE EXPANDEM

Vários foram os comentários e o principal deles é que Silvia ainda sonha ser candidata a vice pelo grupo liderado por Amorim ou do senador Valadares.

O desdobramento disso pode se tornar incontrolável.

PADRE INALDO DISCURSA

O prefeito de Socorro, padre Inaldo (PCdoB), também discursou e cutucou o adversário: “eu voto neste Governo não por cargo, mas por obra para Socorro”.

O clima fica tenso entre os grupos de Fábio Henrique e de Padre Inaldo.

INALDO ESTÁ COM LUCIANO

Padre Inaldo vota na reeleição do deputado Luciano Bispo (MDB) atual presidente da Assembleia Legislativa. O faz por confiar em sua palavra e pelo seu trabalho.

O clima de campanha começa a esquentar…

REUNIÃO PELA MANHÃ

O PRB reuniu-se ontem pela manhã e tratou sobre a pré-campanha eleitoral para Heleno Silva ao Senado e Jony Marcos à reeleição. O deputado Jairo de Glória não participou.

Jairo precisa definir algumas coisas em Glória, para depois seguir o grupo.

PARALISAÇÃO ATINGE FÁBRICA

A Leve, fabrica de derivados do leite em Sergipe, não está conseguindo pegar o insumo no interior e isso começa a afetar a produção e diretamente os pequenos produtores.

A fábrica vai aguardar a regularização dos caminhoneiros.

Notas

Gilmar solta mais presos – O STF Gilmar Mendes mandou soltar ontem mais dois presos na Operação Pão Nosso, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro que apura fraudes no sistema penitenciário. As prisões haviam sido autorizadas pelo juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

0x0

Petrobras não subsidiará preço – A Petrobras informou que não subsidiará o preço do diesel e não incorrerá em prejuízo, uma vez que será ressarcida pela União, após a redução anunciada de R$ 0,46 por litro. Corte será alcançado por meio de redução da carga tributária e da subvenção a ser paga pela União.

0x0

Aprovado projeto de renegação – O Senado aprovou ontem a urgência para o projeto da renegação da folha de pagamento e que zera o PIS/Cofins sobre o diesel. O projeto pretende trazer ganho de arrecadação o que permitirá ao governo diminuir o preço do óleo diesel, reivindicação dos caminhoneiros paralisados.

0x0

Segunda fase do exame da OAB – A prova prático-profissional da segunda fase do 25º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será realizada no dia 10 de junho, em todos os polos de aplicação no país. A informação é da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e Fundação Getulio Vargas.

0x0

Empresas aéreas têm prejuízos – A paralisação dos caminhoneiros gerou prejuízo diário de mais de R$ 50 milhões às companhias aéreas Avianca, Azul, Gol e Latam. O prejuízo envolve gastos com cancelamentos, pousos técnicos para reabastecimentos, não comparecimento e atendimento a passageiros que deixaram de embarcar.

Conversando

Partidos atuam – Ontem houve a acusação de que alguns partidos políticos estavam atuando para que não houvesse a regularização do tráfego nas rodovias do País.

Os movimentos – Segundo o governo, movimentos ‘Intervenção militar já’, ‘Fora Temer’ e ‘Lula livre’ se infiltraram na paralisação dos caminhoneiros.

Homens armados – Segundo denúncia de uma liderança dos caminhoneiros, homens armados forçavam a paralisação, com o objetivo de enfraquecer o Governo.

Dívida ao povo – Na verdade, não há mais em que enfraquecer esse Governo, que a cada dia afunda o País e põe para o povo a dívida de sua incompetência.

Bom trabalho – O médico José Hamilton Maciel (MDB) já esteve secretário da Saúde e é fez um bom trabalho à frente da Pasta.

Sem problema – Parlamentares não tiveram dificuldade de viaja para Brasília. O aeroporto de Aracaju estava funcionando normalmente.

Pelo feriado – Esta será uma semana tumultuada com a paralisação dos caminhoneiros  e com o feriado de quinta-feira. Tem quem aproveite e já prolongue o feriado.

Sobre trem – Clóvis Silveira diz que essa greve serviu principalmente para o Brasil descobrir que o trem é mais eficiente e mais vantajoso no transporte de cargas!

Com privilégios – No Brasil, não importa o tamanho da crise, os políticos nunca cortam seus privilégios. Isso precisa mudar.

 

Leia também