Aracaju, 29 de março de 2024

Fora de tempo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Embora feitas por empresas sérias, as pesquisas para o governo de Sergipe e o Senado Federal não possuem lá muita serventia. Até o início da campanha eleitoral, uma série de fatores mudará os índices apurados agora. Tanto isso é verdade que a maioria dos políticos citados nestas consultas prefere silenciar sobre os percentuais apresentados, mesmo quando estes lhes são muito favoráveis. Experientes, os pré-candidatos a cargos majoritários sabem que as consultas saídas do forno agora apenas balizam a situação de momento, não tendo qualquer repercussão futura. Para desgosto dos cabos eleitorais, que andam espalhando por aí os bons resultados obtidos por seus pré-candidatos, as pesquisas a serem feitas após o registro das chapas colocarão as atuais no esquecimento. Quem viver, verá!

Greve adia posse

Foi transferida de hoje para sexta-feira (1º), a posse do desembargador Cezário Siqueira Neto como governador interino de Sergipe. O adiamento foi provocado pela continuidade da greve dos caminhoneiros. Belivaldo Chagas (PSD) se afastará do governo até a próxima segunda-feira, para ir a São Paulo se submeter a exames de revisão de um procedimento cirúrgico realizado em abril de 2017. A transferência de cargo acontecerá às 15h, no Palácio dos Despachos.

Sergipe de luto

Sergipe perdeu ontem, dois filhos ilustres: o político José Carlos Teixeira (MDB), 82 anos, e o arcebispo dom Luciano Cabral Duarte, 93 anos. O emedebista sofria de um câncer, enquanto o reverendo tinha mal de Alzheimer. José Carlos Teixeira fundou o MDB, foi deputado federal e prefeito de Aracaju. Dom Luciano fundou a Universidade Federal de Sergipe e foi o quarto arcebispo metropolitano de Aracaju. Descansem em paz!

Vaga garantida

A petista Eliane Aquino só não será candidata a vice-governadora se não quiser. Pelo menos é assim que pensa o governador e candidato a reeleição Belivaldo Chagas (PSD). O pessedista garante, inclusive, que tão logo retorne de São Paulo, onde se submeterá a exames médicos, convidará a atual vice-prefeita de Aracaju para ser sua companheira de chapa. Resta saber o que pensa disso o PDT, que sonha em indicar o candidato a vice na chapa majoritária.

Feriadão forçado

Os petroleiros começam hoje a gozar um feriadão de cinco dias. Com o argumento de que protesta contra os altos preços do gás de cozinha e da gasolina, a galera entrou em greve hoje por 72 horas. Como o movimento paredista termina na sexta, os grevistas aproveitam para descansar nos próximos sábado e domingo. Será que os petroleiros vão paralisar a paralisação amanhã, feriado de Corpus Christi? Marminino!

Banco dos réus

A juíza Áurea Corumba solicitou pauta ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral para o próximo dia 19, visando colocar em julgamento o recurso impetrado pela prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Costa (PTdoB). Acusada de manipular o eleitorado, fazendo uso de pesquisa falsa e compra de votos, a prefeita foi condenada em primeira instância. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Aviso aos navegantes

Político ficha suja não conseguirá registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. Pelo menos é assim que pensa a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia: “Direito brasileiro não permite que haja, pela Lei da Ficha Limpa, o registro válido daquele que tenha sido condenado a partir de um órgão colegiado. Juridicamente, é isso que se tem no Brasil”. Tire com o gancho!

Viola de boca

Com a maior carga tributária do país sobre combustíveis, Sergipe pode reduzir o ICMS cobrado sobre o óleo diesel sem que haja frustração de receitas. A orientação é do pré-candidato a governador Milton Andrade (PMN). Será que este cidadão pensaria exatamente assim, se estivesse governando Sergipe, um estado à beira da falência? Como é fácil tocar viola de boca!

Sem atravessador

Empresários sucroalcooleiros do Nordeste querem voltar a vender etanol diretamente aos postos de combustíveis. As usinas nordestinas defendem o comércio do biocombustível sem atravessadores. Segundo o jornal Valor Econômico, os sindicatos da Indústria do Açúcar de Sergipe e de outros quatro estados protocolaram ontem, na Agência Nacional do Petróleo, uma carta pedindo a revogação da resolução da ANP de 2009, que impede as vendas diretas e obriga que o etanol seja entregue nas distribuidoras.

Lorota política

E quem está em Aracaju é o presidente da Codevasf, Antônio Avelino Neiva. Veio assinar a ordem de serviço do projeto básico do Canal Xingó. Aqui pra nós, não acreditem nessa história de construção do prometido canal. Trata-se de uma obra que nunca foi prioridade do governo federal. Embora anuncie que o canal será aberto, a classe política sabe que tudo não passa de conversa mole pra boi dormir. Quer apostar uma mariola como esta será mais uma obra deste governo temerário que não sairá do papel? Cala-te boca!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 30 de dezembro de 1921.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também