Aracaju, 28 de março de 2024

Fundat oferece curso de capacitação para frentistas no Santa Maria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Mais do que oferecer cursos de capacitação que já fazem parte do seu portfólio anual, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) se preocupa em atender as novas demandas da população de forma abrangente. Prova disso é a oferta do curso que aborda a Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), que diz respeito à segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis”. Iniciado nesta semana, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santa Maria, o curso é voltado para pessoas com diploma de frentista, que visam complementar a formação e garantir uma maior chance de ingresso no mercado de trabalho.

A turma, que teve as inscrições realizadas na própria unidade do bairro, é a primeira a ser ofertada pela Fundat e conta 60h de aulas, que acontecem das 8h às 11h, ministradas pelo professor Américo Santos. “O curso agrega vários assuntos em só uma temática, que engloba todas as NR’s e ajuda os alunos a reciclarem seus conhecimentos. É uma porta aberta para o mercado de trabalho. Uma boa parte dos 25 alunos inscritos terminaram recentemente o curso de frentista e, alguns outros, já atuaram no mercado de trabalho, mas foram dispensados por não possuir o NR-20 no currículo”, afirmou.

Segundo o coordenador da Unidade, Divonsir Fernandes, esse tipo de curso, especificamente, era muito solicitado pela comunidade, pelo fato de ser exigido para quem já fez o curso de frentista e precisa exercer a profissão com a devida preparação. “Como só existia ele pago, para a comunidade foi uma maravilha encontrar ele gratuito. E a sala está lotada. Ele não fazia parte do portfólio da Fundat e é um curso novo. A Fundação nos solicita quais cursos a comunidade anseia e nós informamos, para que sejam pensados novos cronogramas conforme essas solicitações da população. Antigamente o foco era sempre nos mesmos cursos, como os de informática básica e avançada, que ainda existem, mas agora houve uma grande inovação”, ressaltou.

O curso, que tem como objetivo pautar as normas de segurança e saúde dos trabalhadores que lidam com produtos inflamáveis e combustíveis líquidos, visa capacitar ainda mais os alunos para o manuseio e atividades no local de trabalho. Apesar de já serem familiarizados com os ambientes de postos de combustíveis, o curso é essencial para valorizar não só currículo dos participantes e futuros trabalhadores, mas para que a prática da profissão seja exercida de forma segura.

Oportunidade 

Desde que saiu de Riachão do Dantas e chegou à capital, há nove anos, Fátima Menezes tem buscado se aprimorar e conquistar seu lugar no mercado de trabalho. “Eu já fiz o curso de frentista, inclusive foi a minha turma que pediu esse curso do NR20. Agradeço a Fundat pela atenção e por atender nosso pedido. E eu já estava procurando esse curso, ia pagar, mas aí recebi uma mensagem pelo whatsapp, e vim aqui rapidinho. Só trouxe meus documentos, sem pagar nada. Para nós é muito bom ter esse curso aqui, porque já economiza nosso dinheiro, ainda mais para a quem está sem emprego, como eu. Agora, com esse curso ofertado pela Fundat, junto com a Prefeitura, estou tendo a possibilidade de arrumar um emprego”, comentou.

Foto: Sergio Silva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também