Aracaju, 18 de abril de 2024

Belivaldo apresenta situação econômica do Estado em encontro com lojistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Na oportunidade, foi apresentado o “Plano de Recuperação Econômico-Financeiro do Estado”, pelo secretário da Fazenda, Ademário Alves.  A reunião-almoço aconteceu na sede da CDL

A convite das entidades que fazem parte do projeto “Conversando com o Lojista”, o governador Belivaldo Chagas participou, na tarde terça-feira (29), de reunião-almoço, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe FCDL/SE e Câmaras de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL/Aracaju).  Na oportunidade, foi apresentado o “Plano de Recuperação Econômico-Financeiro do Estado”, pelo secretário da Fazenda, Ademário Alves.  A reunião-almoço aconteceu na sede da CDL.

“Acho importante que reuniões como essa aconteçam e nós estamos à disposição de diversos segmentos da sociedade para fazer reuniões com esse objetivo. Afinal, a gente dialoga com um segmento da sociedade que é extremamente importante. É um segmento que paga imposto e que é formador de opinião, de pessoas que são empreendedoras, empregadores, e se o governo não dialoga, não fala na linguagem transparente, isso não é bom para sociedade”, disse o governador Belivaldo Chagas.

Na ocasião, o secretário da Fazenda, Ademário Alves, fez um apanhado da situação em que se encontra o governo do Estado e fez projeções de investimentos a curto, médio e longo prazo. Segundo ele, o Estado deverá investir na racionalização de despesas de custeio, a partir das melhorias de gestão, produtividade e inovação. “Sergipe tem potencial para torna-se um ilha de prosperidade e ser exemplo para o restante do País em todas as áreas. Nosso intuito é pensar na totalidade da população e nos que mais precisam do poder público”, pontuou.

ICMS

Sobre possível redução no ICMS nos combustíveis,  Belivaldo declarou que o Estado não pode abrir mão de receita sem que haja outra pra suprir as necessidade que estão dentro do orçamento.  “Nós não fizemos avaliação nesse sentido porque o que é que está posto na Lei de Responsabilidade Fiscal, no seu artigo 42. Só se pode tirar um imposto se encontrar outro. Redução de ICMS, redução de taxa, redução de impostos. Nós aprovamos um orçamento este ano em função de todo um planejamento. Servidores tiveram vencimentos aumentados, a exemplo da PM, cujo subsídio pagamos a partir de abril deste ano, levando em consideração a arrecadação que nós temos, aí hoje eu chego e diminuo? Como vou pagar a folha? Não é só reduzir, temos que fazer a conta para saber onde estará a compensação. Vamos aguardar que o Governo apresente um norte e vamos discutir internamente”, colocou.

Para o presidente CDL/ Aracaju, Brenno Barreto, o debate foi extremamente positivo no momento em que o governador Belivaldo Chagas pode trazer um balanço da situação do Estado. Além disso, o governo pode apresentar as perspectivas econômicas a médio e longo prazo que poderão nortear os setores produtores de comércio e serviços.

ANS

Foto Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também