Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

JOSÉ CARLOS MERECIA MAIS…

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

José Carlos Teixeira, fundador do MDB em Sergipe, não chegou ao Governo do Estado. Mesmo na segunda eleição direta para a sucessão estadual. Foi à única e última disputa política da qual participou. Aconteceu nas eleições de 1986. Um pleito atípico em que aliados e adversários se uniram para a formação de uma nova estrutura política que, no decorreu dos tempos – inclusive no pleito de agora – viu-se que não deu certo.

Com uma forte dissidência dentro do MDB, adversários de sempre saíram vencedores, depois que cada tendência tomou rumo equivocado. A disputa ocorria entre José Carlos Teixeira (MDB) e Antônio Carlos Valadares. O PDS, à época liderado pelo senador Albano Franco, se afastou do então governador João Alves Filho (também PDS) e apoiou José Carlos Teixeira a governador. Um doideira absoluta…

O líder da oposição, então prefeito Jackson Barreto, foi para o novo PSB e levou o bloco a apoiar Valadares (PDS), o vice era Benedito Figueiredo, que também deixou o MDB e seguiu o caminho da dissidência. O resultado muitos lembram: Valadares elegeu-se, entretanto, um ano depois, as tendências políticas voltaram aos seus ninhos e cada um refez o caminho de retorno à postura ideológica.

A cisão se deu para valer, quando JB perdeu a Prefeitura, através do governador que ajudou a eleger.

José Carlos Teixeira jamais deixou o MDB. Era a voz da “resistência à ditadura militar” em Sergipe. Acomodou, ajudou e visitou muitos presos políticos deste Estado e fez discursos contundentes e corajosos contra atos da ditadura em seu Estado. Morreu ontem praticamente esquecido por todos. Uma morte solitária, sem voz e sem espaço para expor suas ideias, dentro de uma estrutura que poucos tiveram coragem de expor no Estado.

José Carlos Teixeira honra Sergipe e agora vão lhe dar o nome de uma rua… Triste assim.

JOSÉ CARLOS SEGUROU A ESQUERDA

O ex-deputado federal José Carlos Teixeira, que faleceu ontem, foi quem amparou toda a esquerda em Sergipe no período mais perverso da ditadura militar.

Fundador do MDB, foi uma voz segura contra o regime de exceção.

MORRE PRATICAMENTE ISOLADO

José Carlos Teixeira (MDB) morreu praticamente isolado e desde 1986, quando perdeu o Governo para o senador Valadares (PDS), que não disputou mais eleições.

Depois de servir à CEF, praticamente abandonou a política.

DOM LUCIANO APOIOU A DIREITA

O Destino quis: morreram no mesmo dia José Carlos Teixeira, homem de esquerda e Dom Luciano Cabral Duarte, ilustre conservador de direita. Viveram o mesmo tempo.

Dom Luciano foi da ala conservadora da CNBB e exibia sua posição em seus escritos.

MAIS SUCESSO NA FRANÇA

Segundo informação de João Fontes, Dom Luciano fez mais sucesso na França que no Brasil, assim como Tobias Barreto foi mais reconhecido na Alemanha.

Como se percebe, fazer sucesso no Brasil é difícil.

ESCOLHA DE PERSONALÍSSIMA

Segundo o presidente regional do MDB, João Augusto Gama, o médico José Hamilton foi uma escolha “personalíssima” do governador Belivaldo Chagas (PSD).

Os dois já conversavam há alguns dias.

HAMILTON E GAMA ALMOÇAM

José Hamilton ontem almoçou com o secretário João Gama, de quem é amigo há vários anos. Foi incentivado por ele a aceitar o desafio de administrar a Saúde no Estado.

A princípio, Hamilton teve algumas resistências de ordem pessoal.

CONTINUA COM O MDB

A informação é de que Belivaldo Chagas quis manter a pasta com o MDB, que é partido aliado com o qual foi eleito a vice-governador e permaneceu até se mudar para o PSD.

José Hamilton faz parte da história do MDB em Sergipe.

NOVAS PESQUISAS NO AR

Os grupos cheios de resultados de pesquisas e animando muita gente que ainda cai no “conto das avaliações prematuras”, mesmo com mais de 50% de indecisos.

Pesquisa divulgada geralmente ganha quem paga.

CEZÁRIO ASSUME GOVERNO

O presidente do Tribunal de Justiça, Cezário Siqueira Neto, assume Governo do Estado a partir de sexta-feira, com a viagem de Belivaldo Chagas a São Paulo.

O presidente da Assembleia, Luciano Bispo, também tem viagem programada.

A FORÇA PELO DIESEL

Os caminhoneiros conseguem decisão por 60 dias da redução dos preços do diesel, mas a sociedade está cobrando queda nos preços da gasolina, do Atenol e do gás de cozinha.

Vai ser difícil circular com gasolina acima de R$ 5,00.

AS CLAQUES EM SOCORRO

As claques dividem bem a política em Nossa Senhora do Socorro e usam a vaia como o principal e natural instrumento. Também vaiaram o prefeito Padre Inaldo (PCdoB).

E a vaia para Inaldo não foi menor que a endereçada à deputada Silvia Fontes.

TEM QUE SE ACOSTUMAR

No mesmo palanque, juntos ao grupo do governador Belivaldo Chagas, os dois fizeram discursos com informações diferentes sobre atos do Governo no município.

Ambos reivindicavam para seus grupos a indicação das obras.

FÁBIO ESTARIA CHATEADO

Ex-prefeito Fábio Henrique diz que o problema foi provocado por intolerância de Inaldo, que montou “claque formada por ‘ccs’ para vaiar e agredir Silvia Fontes”.

– Fato superado, só lamento que a política da minha cidade esteja nesse nível, disse.

COMO OPOSIÇÃO VÊ PRB

Um forte integrante da oposição revela que o bloco ainda não se sente fortalecido com a adesão do PRB, que quer Heleno Silva para o Senado Federal.

O partido veio literalmente dividido, sem deputado estadual e vereadores.

NÃO CONTABILIZA ELIANE

O PT não inclui a vice-prefeita Eliane Aquino como candidata a cargo proporcional, porque para a legenda ela é a candidata à vice-governadora.

Houve pausa sobre a indicação, mas não desistência.

HELENO ESTARIA LIBERADO

A informação é de Brasília: o ex-prefeito Heleno Silva, pré-candidato ao Senado pelo PRB, estaria totalmente liberado pelo STJ para disputar o mandato.

Já Rogério Carvalho o processo está com relator, ministro Sérgio Luiz Kikina.

O POVO TEM É FIBRA ÓTICA

Um caminhoneiro de Itabaiana desafia o presidente Temer a mandar tropas para tirar o pessoal da BR-235: “Venha para vocês voltarem de ré”, ameaçou.

E avisou: “o povo daqui não tem veia não, tem é fibra ótica”.

ATO FALHO NA ASSEMBLEIA

Ao abri a sessão plenária de ontem pela manhã, a Mesa da Assembleia cometeu um ato falhou ao pedir um minuto de silêncio pela morte de José Carlos Teixeira.

Teixeira morreu quatro horas depois e a mesa pediu desculpas à família.

CANDIDATÍSSIMO AO SENADO

Membros do PSB já têm certeza de que o senador Antônio Carlos Valadares é candidatíssimo à reeleição. Quando perguntado sobre isso tem a resposta certa:

– Faz diferença anunciar agora ou em julho?

Notas

Medidas de cooperação logística – O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) homologou ontem despacho autorizando medidas de cooperação logística entre distribuidoras. O objetivo é normalizar o abastecimento de combustíveis. A cooperação será por meio do chamado “Protocolo de Crise de Abastecimento”,

0x0

Governo não subirá imposto – Depois de ter sido chamado de irresponsável pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, negou ontem que o governo subirá impostos para compensar a redução no preço do diesel. “O mecanismo adotado será a redução de benefícios fiscais”.

0x0

Planalto pede fim do bloqueio – Os presidentes da República, Michel Temer; do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, divulgaram uma nota conjunta ontem pedindo o fim dos protestos dos caminhoneiros. Os três se reuniram no Palácio do Planalto no início da tarde de terça-feira para analisar a mobilização.

0x0

Não há mais o que negociar – O presidente Michel Temer disse ontem que o governo “espremeu” todos os recursos para atender as demandas dos caminhoneiros. Em entrevista ao programa Cenário Econômico, da TV Brasil, ele disse que não há mais o que negociar com a categoria e acredita no fim da paralisação até amanhã.

0x0

Lula mantém direitos – Desembargador André Nabarrete Neto, do TRF-3, acolhe recurso da defesa de Lula e decide devolver ao hóspede da carceragem da PF benefícios de ex-presidente, como segurança, transporte e assessoria. A sentença derruba liminar concedida pelo juiz Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas

0x0

Multa alta para CUT e PT – O Tribunal de Justiça do Paraná determinou uma multa de R$ 5,5 milhões para a CUT e para o PT (cada um), publica a Folha. O juiz Jailton Tontini entendeu que as entidades descumpriram liminar que determinava a desocupação do entorno da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso.

Conversando

Faz anúncio – O advogado Henri Clay já está circulando o Estado para anunciar sua pré-candidatura a senador, em composição com o PSB.

Para o final – Oposição ainda não pensa em nenhum nome para ser o vice-governador. Acha cedo para a indicação e deixará para o final.

Forma dispersa – Postos de gasolina ainda estão abrindo de forma dispersa em Sergipe. O abastecimento não está regularizado no Estado.

Dia de luto – A sociedade em geral sentiu, ontem, a morte do ex-deputado José Carlos Teixeira e de Dom Luciano Duarte. Foi um dia de luto.

Virá a Sergipe – O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Antônio Avelino Neiva, estará em Sergipe hoje.

Falta comida – Os mercados e supermercados de Aracaju estão com problema no abastecimento. Está faltando frutas, verduras e carnes.

Partidos apóiam – Os partidos políticos não levantaram bandeiras no movimento dos caminhoneiros, mas ficarão apoiando discretamente.

Cancelar pacotes – Segundo informa o Procon, Turistas poderão cancelar pacotes desde que aconteça alguma “situação excepcional”.

Regalias a Lula – O ex-presidente Lula (PT) comemora uma vitória: mesmo preso ele terá todos os direitos e regalias presidencial.

Leia também