Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

ANDRÉ ACOMPANHA PRESIDENTE CODEVASF VISTORIA A PERÍMETROS

5

O presidente da Companhia de desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Antônio Avelino Neiva, acompanhado do pré-candidato ao Senado por Sergipe, deputado federal André Moura (PSC), esteve no último dia 30 em visita aos perímetros irrigados do Baixo São Francisco sergipano, abrangendo Betume, Cotinguiba/Pindoba e Propriá, objetivando verificar a realização dos serviços de reabilitação, ampliação e aquisição de equipamentos para as áreas irrigadas, ora em execução.

As reformas realizadas nos perímetros de irrigação decorrem dos investimentos realizados pelo governo federal através de verbas de uma emenda de bancada de 2017 no valor de R$ 40 milhões e que o deputado federal André Moura conseguiu viabilizar ainda naquele ano sua liberação.

Em dezembro do ano passado o presidente da Codevasf, Antônio Avelino, esteve em Sergipe para assinar a ordem de serviços e dar início às reformas, retornando agora, seis meses depois, para verificar in loco o andamento dos trabalhos.

A primeira visita do presidente da Codevasf, realizada na última quarta feira, ocorreu às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Ilha das Flores, retomada em setembro de 2017, onde se investiu R$ 4,1 milhões e se constatou que cerca de 50% das obras, que incluem  revisão de rede coletora e a construção de estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto, já estão em fase de conclusão. Essa reforma beneficia cerca de cinco mil moradores da área urbana do município, proporcionando mais saúde e qualidade de vida.

A comitiva do presidente da Codevasf, que além do deputado André Moura contava com as presenças dos prefeitos de Ilha das Flores e Neópolis, Cristiano Beltrão e Dr. Luizinho, se deslocou em seguida às obras de reforma do perímetro irrigado Betume, localizado entre os municípios de Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba. Uma área com 148 km de rede de irrigação e nove estações de bombeamento (sendo quatro para irrigação), que gera 2.499 empregos diretos e 3.748 indiretos, com produção, em 2017, de mais de 22 mil toneladas de alimentos.

Antônio Avelino visitou a seguir as obras do perímetro Cotinguiba/Pindoba, entre os municípios de Japoatã, Neópolis e Propriá, que possui 96 km de rede de irrigação e 16 estações de bombeamento, produzindo mais de 10 toneladas de arroz, milho, banana e coco e gerando mais de dois mil empregos diretos e três mil indiretos.

Por fim, o presidente da Codevasf visitou o perímetro irrigado de Propriá, o menor deles, situado nos municípios de Cedro de São João, Propriá e Telha, que conta com apenas 41 km de canais, três estações de bombeamento e 445 hectares, que em 2017 produziu 2.918 toneladas de arroz.

Por Marcelo Gomes

Foto: Márcio Dantas

Leia também