Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Bittencourt participa da abertura dos festejos da Rua de São João

6

Já é possível sentir o clima e o som da temporada mais aguardada pelos sergipanos. Os festejos juninos de Aracaju foram abertos oficialmente na noite desta quinta-feira, 31, com muito forró e arrasta pé. O palco não poderia ser outro: a Rua de São João, marco da representatividade junina que completa 108 anos de tradição. Entusiasta e incentivador do fortalecimento dos festejos juninos, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) marcou presença, reforçando o compromisso para garantir a preservação dessa identidade cultural.

“A Rua de São João é do povo de Sergipe e do Brasil. Neste cenário nasceram forrozeiros e quadrilheiros, músicas foram compostas, grupos foram fortalecidos, amizades surgiram e foi plantada a semente dessa tão importante tradição que passa geração a geração. No ano passado a festa por pouco não existiria. Fui o interlocutor entre a Prefeitura e a Unit para não deixar a tradição morrer. Deu certo! Para 2018, a Prefeitura de Aracaju não mediu esforços e teremos muito “arraiá” na Rua de São João, nos bairros da capital e o tão esperado Forró Caju nos Mercados e na Praça General Valadão. Também solicitei à Unit para mais uma vez se somar ao evento na Rua de São João e, este ano, a instituição será a responsável pela premiação do concurso de Quadrilhas Juninas. Agradeço ao professor Jouberto Uchôa, reitor da Unit, sempre muito solícito”, comemorou Bittencourt, que recebeu o carinho dos moradores da Rua de São João e, junto a eles, assistiu a tradicional Troca do Mastro e as apresentações dos trios pé-de-serra e das quadrilhas juninas.

A Rua de São João atrai a atenção e o coração de todos os sergipanos e turistas, gerando alegria,  emprego e renda. Sabendo dessa importância, o vereador Professor Bittencourt foi o autor do Projeto de Lei 215/2017 que reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial a Tradição dos Festejos Juninos da Rua de São João.

“As festividades na Rua de São João nasceram em 1910. Os anos passaram e, hoje, o palco central é cenário para diversas festividades e eventos culturais. A rua acolhe não apenas moradores da região, mas de toda Aracaju, cidades vizinhas e turistas. Em 1980 foi instituído o Centro Social e Cultural São João de Deus, com o Sr Antônio Freitas na presidência, para dar continuidade ao trabalho feito pelo mestre Calazans, que organizada os festejos juninos entre os anos 50 e 80. O manifestação junina é a expressão mais genuína do nosso povo e temos que mantê-la viva. A Rua de São João faz parte da minha vida e é minha obrigação colaborar para que essa chama fique sempre acesa”, afirmou Bittencourt.

Além de tornar a Rua de São João Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial, o parlamentar também apresentou o Projeto de Lei que reconhece como Utilidade Pública a Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe. “Falar em Rua de São João é lembrar das Quadrilhas Juninas. A Liga faz um trabalho excepcional para manter o brilho e o reconhecimento de todos os grupos. Nossa maior festa popular é feita pelo povo e para o povo. Com a realização dos festejos, toda a cidade se movimenta. As Quadrilhas Juninas são grandes protagonistas deste cenário tão especial”, pontuou Bittencourt.

Na abertura dos festejos juninos na Rua de São João, o vereador Professor Bittencourt esteve acompanhado pelo presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Cássio Murilo Costa, pelo secretário adjunto de comunicação de Aracaju, Elton Coelho, pelo vereador Isac Silveira, pelo presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, José Ronaldo Alves, o líder comunitário do bairro América, Edson Xaropinho, e toda a comunidade do bairro Santo Antônio.

Fonte e foto assessoria

 

Leia também