Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Presidente da Funcaju participa da abertura oficial dos festejos juninos de Aracaju

6

Dando início ao período mais esperado do ano pelos nordestinos, o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Cássio Murilo Costa, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na noite desta quinta-feira, 31, na abertura oficial dos festejos juninos de Aracaju, na Rua São João, bairro Santo Antônio. O pontapé inicial contou com a animação de trio pé-de-serra, apresentação de quadrilhas juninas e a tradicional Troca do Mastro.

O presidente da Funcaju ressaltou os esforços que Edvaldo tem feito para garantir uma grande festa, não só para Sergipe, mas para todo o Nordeste. “Começar os festejos juninos na Rua São João é muito representativo diante o histórico do local. São 108 anos de comemorações juninas, que levaram a se tornar um patrimônio histórico imaterial. Estamos aqui para celebrar nossa identidade e tradição, ou seja, celebrar o que nós somos. É com muita alegria que também levaremos esse espírito da Rua São João para vários bairros de Aracaju”, destacou Cássio Murilo.

A tradição dos festejos juninos da Rua São João é reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial, através do projeto de Lei 215/2017, de autoria do vereador e líder do governo na Câmara, Professor Bittencourt (PCdoB). Com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, o local traz aos aracajuanos e turistas uma programação diversificada deixando viva a tradição dos festejos juninos na capital.

“O manifestação junina é a expressão mais genuína do nosso povo. Até de forma espontânea, a população faz com que a festa aconteça. Como vereador, redobro minha atenção e responsabilidade. Possibilitar que o coração dos festejos juninos de Aracaju se torne Patrimônio é motivo de muita alegria para mim, que frequento a Rua São João desde criança e gosto muito do forró. Parabenizo a Prefeitura por revigorar o espaço e ampliar os festejos na cidade”, afirma Bittencourt.

A família do presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, José Ronaldo Alves, que promove o evento da Rua São João, mora no local há mais de 60 anos e busca manter a tradição. “É a festa mais antiga do Brasil, são 108 anos de história. Antigamente, os moradores até tinham mais tradição e condições para contribuir para a realização, mas hoje, sem a Prefeitura, não conseguiríamos realizar. Os tempos são outros, mas a festa continua e o meu objetivo é buscar parcerias e fazer com que a festa aconteça para o povo”, comemorou o presidente.

Funcaju

Foto Ana Lícia Menezes

Leia também