Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

SES dá suporte aos municípios para tratamento do tabagismo

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________0

Você sabia que mais de 50 doenças como  cânceres, cardiopatias, hipertensões, impotência sexual, infertilidade, úlceras e diabetes podem estar relacionadas ao uso do tabaco? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente o tabagismo é responsável por 7 milhões de mortes por causas variadas, destas, 3 milhões morrem  só por doença cardiovascular. Por dia, 428 pessoas morrem no país por causa do uso do cigarro.

A última quinta- feira, 31, foi o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data para incentivar mais pessoas a largarem o vício, mas para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as ações de apoio aos fumantes que desejam parar com o cigarro são contínuas. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo da SES, Lívia Angélica da Silva, o Estado descentraliza as ações para os municípios atuando de forma integrada. Dos 75 municípios sergipanos, 51 ofertam tratamento para os fumantes.

“Temos a oferta dos programas para o tratamento do tabagismo e, caso alguém tenha interesse de participar, basta procurar a Secretaria de Saúde do seu município para saber em qual Unidade Básica de Saúde está sendo realizada a inscrição para o programa. O tratamento para parar de fumar inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva, que são feitas na Unidade Básica de Saúde, para as quais enviados os insumos necessários, oriundos do Governo Federal”, explica.

A nicotina, presente no cigarro, causa rapidamente a dependência e a coordenadora do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo da SES informa que apenas 3% dos fumantes conseguem largar o cigarro por conta própria. Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na Rede do SUS são os seguintes: Terapia de Reposição de Nicotina, através do adesivo transdérmico, goma de mascar e pastilha, e o Cloridrato de Bupropiona.

Ainda de acordo com Lívia, a SES faz o cadastramento dos municípios que desejam ingressar no programa de tratamento do tabagismo. “Dialogamos com os gestores municipais, que assumem o compromisso de organização e implantação das ações para o cuidado da pessoa tabagista, com estratégias próprias, mas com o nosso apoio e monitoramento. Fazemos a capacitação dos profissionais indicados pelo gestor e o tratamento para parar de fumar”, revela.

Conscientização

Conforme pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2017, Aracaju continua entre as capitais com menos fumantes do país. “A pesquisa aponta que 10,8% da população do Brasil é fumante e, em Aracaju, apenas 5,6%. Isso se deve, além das ações intersetoriais, ao nosso trabalho de monitoramento das pesquisas e amplo diálogo com os municípios, a partir dos indicadores, para que o apoio seja feito de forma direcionada e com sucesso nos resultados. As pessoas precisam estar conscientes e temos que continuar chamando a atenção da população para os riscos do cigarro porque ainda é alto o número de mortes em consequência de doenças causadas pelo tabagismo”, destaca Lívia.

Fonte e foto assessoria

 

 

Leia também