Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CODEVASF REALIZA PEIXAMENTO COM ALEVINOS EM JAPOATÃ

6

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inseriu 30 mil alevinos de espécies nativas em peixamentos realizados nos riachos Nossa Senhora do Desterro e Roncaria, na zona rural do município de Japoatã (SE). A ação teve por objetivo recompor estoques pesqueiros e, assim, contribuir para o incremento da oferta de alimentos à população local e para o equilíbrio ecológico da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Os alevinos usados nos peixamentos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis (SE). O peixamento ocorreu no último dia 25 e teve a participação do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, e do prefeito de Japoatã, José Magno Silva.

O superintendente da Codevasf destacou na ocasião o grande interesse demonstrado pelos municípios na realização de peixamentos e a participação popular nas ações. “Temos reforçado as ações de repovoamento desde o ano passado, que têm uma grande importância para diversas comunidades rurais. De 2017 até agora foram mais de 3 milhões de alevinos. E nos próximos dias já temos novos peixamentos agendados em outros municípios de nossa área de atuação”, afirmou Mandarino.

Somente em 2018 o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume realizou a soltura de mais de 500 mil alevinos em ações de repovoamento do rio São Francisco e de açudes públicos da região. Foram realizados peixamentos em municípios como Neópolis, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Propriá, Gararu e Nossa Senhora de Lourdes.

Participaram dos peixamentos em Japoatã autoridades municipais e gestores e técnicos da Codevasf em Sergipe, além de estudantes e moradores do município. Após os peixamentos, o superintendente regional da Codevasf visitou a obra de reforma do distrito de irrigação de Cotinguiba/Pindoba.

Fonte e foto assessoria

Leia também