Aracaju, 28 de março de 2024

OS FESTEJOS JUNINOS E ANDRÉ

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Líder do Governo no Congresso, o deputado federal André Moura (PSC) criou estilo novo de fazer política. Ao adquirir espaço na cúpula do Poder Legislativo e penetrar firme nos gabinetes do Palácio do Planalto, principalmente o do presidente Michel Temer, pôs em prática um projeto que o levaria à posição privilegiada que tem hoje em Sergipe, a ponto de ser nome forte para o Senado Federal.

Primeiro André deixou de lado os pruridos partidários e entrou de peito para beneficiar o Estado e municípios sem olhar a quem. Trabalhou para liberar recursos e o fez exatamente pela influência que adquiriu em Brasília. Ajudou ao Governo e prefeitos, principalmente o de Aracaju, Edvaldo Nogueira, do PCdoB, legenda tida de esquerda e que faz oposição ao presidente Michel Temer, do qual André é líder.

E daí? Ora, daí que conquistou a simpatia tanto do prefeito comunista, quanto do povo que via nos seus gestos desprendimento político, onde as causas superavam o ranço da politicagem partidária que se pratica há anos. O gesto de André foi mal interpretado pela cúpula do seu bloco, mas muito bem aceita pela população que se sentia protegida. Com isso ele realmente fez a diferença e caiu na simpatia do eleitor e, mais ainda, na amizade dos prefeitos beneficiados, que passaram a lhe dar apoio.

De repente o nome de André Moura era citado como candidato ao Governo. Para atender a uma orientação de grupo, decidiu disputar o Senado e está aí na linha de frente para as eleições deste ano. Na quinta-feira o seu nome ascendeu. É que ele conseguiu recursos para patrocinar os festejos juninos nas principais cidades do Estado, onde se inclui Aracaju, conhecida como Capital do Forró.

Não fosse a liberação desses recursos por André Moura e o São João em Sergipe seria mais um fracasso. Mas a festa está garantida e já no dia 18 o Forro Caju abre seus portões e começa a agitar a cidade. Será um mês de junho como jamais se viu, apesar da crise e de tantas dificuldades financeiras.

Mas André marcou muitos pontos e cresce nas pesquisas. Quanto a Edvaldo, ele já comprou zabumba novo para fazer o seu show.

ANDRÉ MOURA E O BALÃO

O pré-candidato a senador, André Moura (PSC) foi o “balão junino” que circulou por cidades de Sergipe, participando da abertura dos festejos de São João.

Era visto, na quinta-feira, onde houvesse forró à noite inteira.

CONSEGUIU RECURSOS

André Moura foi quem conseguiu os recursos, junto ao Ministério da Cultura, para os festejos do São João deste ano, que vinha em estado precário.

Sem esses recursos, Sergipe perdia a tradição dos festejos juninos.

ELOGIOS E LAMENTOS

Um delegado, falando em off, elogiou ontem o trabalho da polícia em prender o menor que assassinou, na quarta-feira, o sargento Eliane, com tiro na cabeça.

Logo em seguida lamentou: “ele deve estar solto dentro de mais três anos”.

ROGÉRIO DIVIDE VOTOS

O pré-candidato ao Senado Rogério Carvalho (PT) tem votos do grupo do prefeito Valmir Monteiro (PSC), que também vota em André Moura (PSC).

O grupo dos Reis, da base aliada, não vota em Rogério, mas está com Jackson.

CAMPANHA COM AMIGOS

Ex-deputado Rogério Carvalho faz uma pré-campanha de visitas a cabos eleitorais e tem conquistado apoio de outros partidos por onde circula.

Mas em seu grupo político tem algumas restrições.

A INFORMAÇÃO SOBRE VICE

Repercutiu informação de que Eliane Aquino (PT) seria a vice já definida de Belivaldo Chagas. Via zap dezenas de pessoas aprovaram com o sinal positivo.

Pelo menos três pessoas disseram que não entendem “por que ela”.

EVITOU COMENTAR NOTÍCIA

Eliane Aquino evitou comentar a informação. Ela se encontra em Brasília desde quarta-feira. Iria desmentir alguns fatos, mas desistiu para evitar polêmica.

Mas Eliane é um nome que faz crescer as pesquisas internas do grupo.

ALMOÇO E CANDIDATURA

Em almoço na casa do pré-candidato a deputado federal Cristiano Viana (PSB), ontem, voltaram a consultar o senador Valadares sobre sua candidatura à reeleição.

– Não vou debater esse assunto agora, só mais à frente, disse Valadares.

AINDA TEM EXPECTATIVA

A candidatura de Valadares (PSB) ainda é uma incógnita, mas o seu grupo tem certeza de que ele manterá a disputa pela reeleição, sem recuar um milímetro.

Baseado, inclusive, no que dizem as pesquisas.

RECEPÇÃO EM CAPELA

Valadares Filho (PSB), pré-candidato a governador, ficou animado com a recepção que teve de lideres políticos de Capela, quinta-feira, na abertura dos festejos juninos.

Valadares diz que tem sido bem aceito pela população das cidades que visita.

CONVERSAS COM HENRI

Muito adiantadas as conversas com o advogado Henri Clay (PPL), para que ele seja o candidato ao Senado em composição com o PSB.

Está praticamente tudo certo para a composição, mas Henri ainda não disse o sim.

A PERMANÊNCIA DE JAIRO

A notícia que chega do PRB é que o deputado estadual Jairo de Glória dificilmente não vai apoiar Heleno Silva ao Senado e pastor Jony Marcos à reeleição.

Na segunda-feira, Jairo anuncia sua posição definitiva.

SILVIA ACUSA PADRE INALDO

A deputada Silvia Fontes (PDT) acusou ontem o prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PCdoB), de ter organizado um grupo para vaiá-la em solenidade no município.

Disse que Inaldo faz uma política que semeia o ódio.

SOBRE CANDIDATURA A VICE

A deputada Silvia Fontes afirmou que disputa à reeleição, mas o PDT pode reivindicar a vice, mesmo que não seja para ela. Confirmou estar com Belivaldo Chagas.

Admite que em Socorro haverão dois palanques para Belivaldo.

PRECISA FAZER COMPOSIÇÃO

Se a vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota (PR), pré-candidata a deputada estadual não fizer composição com o grupo de Mundinho, sua eleição ficará difícil.

Janier retornaria ao seu grupo original…

MENDONÇA REÚNE DIRETÓRIO

Pré-candidato a governador pelo DEM, Mendonça Prado se reuniu na quarta-feira com o Diretório Estadual e disse que nada mudará seu objetivo de disputar o Governo.

O DEM ainda não fez alianças partidárias.

PPS PODE MUDAR DE NOME

O PPS pode mudar de nome ainda este mês, mas isso vai depender dos filiados e de pesquisa pública para a troca de sigla, embora não haja um nome firme.

Há duas alternativas para o novo nome: Convergência” ou “Em Movimento”.

ESTRATÉGIA DE RENOVAÇÃO

Segundo informação do PPS, a nova denominação faz parte da estratégia de renovação política do partido, para que haja uma tendência de caráter mais social.

O PPS poderá ser o sétimo partido a mudar de nome em dois anos.

Notas

Investiga supostas doações – A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF que o inquérito que investiga supostas doações eleitorais de diversos valores e não contabilizadas a campanhas do senador José Serra (PSDB-SP) seja enviado para a primeira instância da Justiça Federal em São Paulo.

0x0

Ações ordinárias despencam – As ações ordinárias – que dão direito a voto no conselho – e preferenciais – sem voto – da Petrobras despencaram mais de 14% ontem após a renúncia de Pedro Parente ao comando da companhia. O executivo entregou sua carga de demissão ao presidente Michel Temer em reunião no Palácio do Planalto.

0x0

Cunha e Eduardo condenados – O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, condenou Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional. O processo aos emedebistas foi aberto a partir da Operação Sépsis.

0x0

Dolarização dos preços – A CNT (Confederação Nacional do Transporte) considerou muito positiva a demissão de Pedro Parente da presidência da Petrobras. O presidente da CNT, Clésio Andrade, afirmou que a Petrobras é autossuficiente em petróleo, portanto, não haveria justificativa para a dolarização de preços.

0x0

Gilmar solta mais presos – Segundo a revista Voto, o ministros Gilmar Mendes , do Superior Tribunal Federal (STF), solta 15 investigados presos por Bretas em menos de um mês. Sexta-feira passada, o ministro libertou Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ, que patrocinou eventos do IDP.

0x0

Oposição comemora saída – A bancada de oposição ao governo do presidente Michel Temer no Congresso Nacional comemorou o pedido de demissão de Pedro Parente da Petrobras anunciada na sexta-feira. Eles usaram, em maioria, o Twitter para comentar a queda do executivo, depois do acordo do Governo com os caminhoneiros.

Conversando

Fake News – Fabio Mitidieri (PSD) dez que em tempos de Fake News, a liberdade de imprensa é fundamental para combater tanta desinformação que circula diariamente.

Ações políticas – Segundo Fábio Mitidieri, a imprensa, junto com a população, deve servir como fiscalizador das ações políticas.

Cumprir leis – Capitão Samuel diz que a Justiça deve funcionar plenamente e independente, para agradar ou não a opinião pública, papel da justiça é cumprir as leis.

São João e Copa – O mês de junho será realmente de pouca produtividade, principalmente no Nordeste com o São João e no País com a Copa do Mundo.

Sem projeto – Deputado federal João Daniel (PT) disse que “este governo que aí está, após tomar o Palácio do Planalto, não tem projeto”.

Cezário no Governo – O governador Belivaldo Chagas transmitiu ontem o comando do Governo ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cezário Siqueira Neto.

Avaliação médica – Belivaldo Chagas tira licença e viaja a São Paulo, para uma avaliação médica de rotina e retorna ao Governo quarta-feira.

Está afiado – Jackson Barreto (MDB) está em campanha para o Senado. Está afiado e demonstra boa disposição para disputar uma campanha dura.

Retorna eleito – Valdevan 90 retorna eleito presidente dos rodoviários de São Paulo e mais disposto para a disputa a deputado federal por Sergipe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também