Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

BALANÇO NAS DOAÇÕES SANGUE REVELA POUCO MAIS DE 1800 COLETAS

De janeiro a maio deste ano o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde contabilizou 13.828 cadastros, com um total de 10.176 doações, destas 1.871, foram efetivadas no mês de maio. Os dados são resultantes de ações voluntárias, doações de reposição e campanhas de parceiros fidelizados que colaboram com o serviço através de projetos de responsabilidade social.

Nestes primeiros cinco meses o destaque do serviço ficou por conta dos grupos de jovens fidelizados e a mobilização das escolas de cursos profissionalizantes da área de saúde e instituições de ensino superior, que durante as visitas técnicas realizadas a unidade de hemoterapia, busca estimular a doação de sangue.  “A comunidade e as universidades estão mais atentas à importância da doação de sangue, e por isso, criam projetos destinados a incentivar a prática, desse ato regular”, destacou a gerente de Captação de Doadores do Hemose, Josceline Souza.

Conforme ainda avaliação da gerência de Captação a adesão de grupos de jovens vem contribuindo para ampliar o número de doadores fidelizados. “Eles organizam até três campanhas para doação de sangue durante o ano. Essa continuidade das ações é de extrema importância para manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos”, diz ao explicar que o hemocentro realiza a liberação de sangue e hemocomponentes 24 horas.

“Aqui no Hemose temos o serviço de dispensação de sangue diário para atender pacientes que fazem uso do sangue em tratamentos oncológicos, leucemias, anemias crônicas, doenças do sangue como, Anemia Falciforme, cirurgias programadas e atendimentos de urgência decorrentes de acidentes com traumas nos hospitais e os recém-nascido nas maternidades”, detalhou a assistente social.

Foi em maio que os voluntários do projeto ‘SuperAção’ de Poço Verde e os ‘Descolados’ de Itaporanga D’Ájuda, organizaram suas caravanas e contribuiu com a doação. “No interior quando um morador precisa de sangue por causa de um acidente ou uma doença, a população fica sensibilizada e quer ajudar. Nessas horas a solidariedade fala mais alto e as pessoas não se incomodam de ter que vim para Aracaju”, declarou Amanda Coelho, líder do grupo do município de Poço Verde.

Agendamento

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Leia também