Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Filarmônica de Itabaiana dará aulas de música para comunidade Ilha Mem de Sá

7

A comunidade da Ilha de Mem de Sá, em Itaporanga D´Ajuda, participou da aula inaugural de música ministrada por integrantes da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana. Crianças, adolescentes e adultos do povoado acompanharam a primeira aula, realizada sábado, dia 02 de junho, na Escola Valdemar Fontes Cardoso.  O projeto “Música na Ilha” é fruto da destinação de recursos pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) para a Filarmônica de Itabaiana, em contrapartida ficou acordado a implementação desse projeto.

O procurador do Trabalho Manoel Adroaldo Bispo explica como surgiu o acordo. “Essa ideia já existia dentro da comunidade – a necessidade da musicalidade como inclusão dos jovens, adolescentes e das crianças da Ilha – e em uma ocasião nós tivemos conhecimento de que a Orquestra Sinfônica de Itabaiana, Nossa Senhora da Conceição, tinha projetos mais ou menos nessa linha. O projeto foi apresentado ao maestro que de prontidão se comprometeu a ministrar as aulas e destinar parte dos instrumentos para os alunos da Ilha”.

Inicialmente as aulas de flauta doce, violão e percussão serão ministradas apenas para crianças e adolescentes, mas o projeto deve ser ampliado também para os adultos que manifestarem interesse. A Associação Comunitária da Ilha de Mem de Sá (ACIMS) também apoia o projeto. De acordo com a presidente da ACIMS, Josilda dos Santos, além de dar o apoio para a ida dos músicos até a Ilha, a Associação vai patrocinar alguns instrumentos e buscar outros recursos para ampliar o projeto.

Segundo o presidente e maestro da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, Valtenio Alves de Souza, os músicos ficaram encantados com o projeto desde o planejamento e o sentimento foi reforçado na aula inaugural. “Nós vimos que a comunidade realmente abraçou a causa e temos certeza que iremos colher bons frutos aqui nesse projeto”, finaliza.

A aula inaugural despertou também o encanto pela música de crianças e mães dos futuros alunos. A dona de casa Rose Maria Santos Vital acredita que as aulas ampliarão o conhecimento cultural dos jovens e será mais uma oportunidade para adquirir uma profissão. Como forma de agradecimento ao MPT-SE e à Sociedade Filarmônica pela implementação do projeto, moradores da comunidade e integrantes do grupo Samba de Coco Nova Geração fizeram uma apresentação especial que encerrou a aula inaugural de música.

Um bom exemplo

Os futuros alunos de música da Ilha de Mem de Sá puderam conhecer a história do músico e professor Vagner de Santana Bispo. Ele é graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Sergipe. Durante o pronunciamento dele, contou que é fruto de um projeto similar ao que está sendo iniciado na comunidade. Valter é natural da Serra do Machado em Ribeirópolis e foi um dos jovens beneficiados pelas atividades da Filarmônica, se destacou e ampliou os conhecimentos adquiridos no projeto durante a graduação. Hoje é professor de música e ajuda a formar novos profissionais.

Sobre a Filarmônica

A Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana-Sergipe, surgiu em 1975 a partir do grupo musical religioso, Orquestra Sacra do Padre português Francisco da Silva Lobo. Em 1879 foi convertida pelo maestro e tenente Samuel Pereira de Almeida em Filarmônica Euphrosina e posteriormente, em 1897, recebe o nome de Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, pelo maestro Francisco Alves de Carvalho Junior. Hoje constitui um conglomerado de grupos musicais que abriga cerca de 500 crianças e adolescentes, do município de Itabaiana e da região do agreste Sergipano, em diversos grupos que vão desde as aulas de musicalização até grupos de orquestras e bandas sinfônicas. A instituição é mantida por meio de parcerias e doações. Para conhecer o projeto pode acessar o site www.filarmonicansc.art.br.

Fonte e foto assessoria

Leia também