Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Governador discute direitos de inclusão das pessoas com deficiência em SE

8

Grupo solicitou criação de Vara de Justiça específica para atendimento de pessoas com deficiência

O governador do Estado em exercício, desembargador Cezário Siqueira Neto, recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira, 04, no Palácio dos Despachos, representantes de associações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, entre eles o presidente da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (Cema), Leonel Aquino, para dialogar sobre o fortalecimento das garantias de inclusão social destes cidadãos.

O grupo aproveitou a ocasião para felicitar o desembargador pela posse, interinamente, como chefe do Executivo estadual. “Pedi essa audiência para, primeiramente, desejar sorte ao desembargador neste período à frente do governo do Estado. E viemos também reivindicar algumas demandas como, por exemplo, uma Vara exclusiva para atender às pessoas com deficiência. Ele ficou de estudar a possibilidade. Ele é muito competente em tudo que faz. Saímos satisfeitos”, declarou Leonel Aquino.

Segundo Cezário Siqueira, o pedido do grupo será analisado. “Recebi essa visita em razão da recente posse como governador e também para ouvir alguns pleitos da Cema, uma delas é a criação de uma Vara específica no Poder Judiciário. Essa solicitação tem que ser estudada. Apesar de ser um grupo de pessoas que merece toda atenção do Poder Judiciário, também temos que nos preocupar com a questão da quantidade de processos. É preciso uma quantidade mínima de processos para que seja criada uma Vara específica. Porém, a conversa serviu para incitar a possibilidade de colocarmos essa demanda junto com determinadas matérias que poderão ser acopladas em um único juízo”, explicou o governador em exercício.

Participaram da reunião, Iasmin Marcelle, representando a presidente da Apae de Itabaiana, Ilenoi Costa; o autodefensor da Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Feapaes-Se), Alessandro de  Menezes; o representante da Associação de Usuários de Saúde Mental do Estado de Sergipe (Ausmes), Everton Tavares; o auditor e membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, Antonio Luis dos Santos; o presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Sergipe (Asapia), José Marques Neto; o presidente da Federação Sergipana de Tiro Esportivo, Marcelo Soares,  e o ex-secretário de Estado da lnclusão, José Sobral.

ASN

Foto Jorge Henrique

Leia também