Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Governo finge alinhamento com o PDT que finge satisfação com o governo!

Faltando cerca de dois meses para a definição das chapas dos candidatos que vão disputar a eleição em 2018, o mundo político sergipano continua com uma série de indefinições. Isto é natural para este período pré-eleitoral e, geralmente, quem tem mais paciência acaba tomando as melhores decisões e não corre o risco de se equivocar motivado por precipitações. De agora em diante, superada a greve dos caminhoneiros, teremos dois grandes eventos durante o mês de junho, que colocarão o pleito em segundo plano: a Copa do Mundo, que começa na próxima semana, e os festejos juninos, tradição em nosso Estado.

Mas isso não quer dizer que a política local vai viver “dias de calmaria”. Muito pelo contrário! As turbulências e discussões ficarão ainda mais constantes, mas nos bastidores ou através de setores da imprensa. É um jogo de interesses, onde todo mundo puxa para o seu lado, buscando a melhor chapa, o melhor espaço e a melhor condição de vitória. Teremos pela frente uma eleição atípica, onde o eleitorado jamais esteve tão desestimulado com seus representantes como agora. Muitos sequer vão votar e outros vão optar por “protestar nas urnas”.

Não custa reforçar que quem se exime do direito de escolher seus governantes, permite que os demais eleitores façam suas escolhas, que depois deverão ser respeitadas. Isso é democracia! Mas focando no cenário político local, uma das polêmicas do momento envolve o PDT, do ex-prefeito Fábio Henrique e da deputada estadual Sílvia Fontes. Ela teve seu nome “ventilado” para a vaga de vice na chapa encabeçada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) e este já deixou claro que tem preferência por Eliane Aquino (PT). Os pedetistas não entenderam o “recado” e continuam pressionando…

E não há nada de errado, nisso, diga-se de passagem. O PDT sabe a dimensão do seu tamanho e vem sendo assediado pelo PSB do senador Valadares e pela oposição liderada pelo líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC). Já conseguiu o comando da DESO, mas parece querer muito mais e pressiona. De um lado, o Governo não polemiza e finge alinhamento com os pedetistas; do outro, o partido simula uma “satisfação” com Belivaldo, mas também manda seu recado: se não me tratar bem, a oposição me recebe de braços abertos. É do jogo…

Veja essa!

Nos bastidores da Câmara Municipal de Aracaju não se fala outra coisa: tem muito vereador decepcionado com o presidente Nitinho (PSD). O sentimento é de arrependimento por ter votado nele na eleição antecipada.

E essa!

O fato é que Nitinho tem adotado algumas posições que incomodam os colegas, dentre elas, a insistência em evitar a instalação e o trabalho das Comissões de Saúde e do Lixo. Há quem veja nele um presidente “manipulado” pelo Executivo…

Dependência

E não há como negar que a Câmara Municipal de Aracaju “acusou o golpe” após a Operação Indernizar-se, deflagrada pela SSP e pelo MPE. Hoje o Poder Legislativo parece não conseguir ter um posicionamento de independência em relação à PMA.

Gustinho & Marival I

Agora é oficial. O prefeito do município de Simão Dias, Marival Santana (PSC), declarou apoio à pré-candidatura a deputado federal de Gustinho Ribeiro (SD), que fecha mais uma parceria importante na região Centro-Sul. A declaração foi feita nesse domingo (3), quando ambos se encontraram em Simão Dias e dialogaram sobre o cenário político atualmente em Sergipe.

Gustinho & Marival II

“Receber o apoio de um dos melhores prefeitos de Sergipe e uma das maiores lideranças políticas do Centro-Sul é a prova que nosso trabalho está sendo reconhecido e legitimado. Além do mais, nosso desejo de renovar tem atraído cada vez mais apoio da população sergipana”, afirmou Gustinho.

 Parece piada I

Depois de entregar um verdadeiro “abacaxi” para Belivaldo Chagas gerir, o ex-governador Jackson Barreto (MDB) agora ressurge condenando o governo de Michel Temer (MDB), que até pouco tempo ele defendia e acreditava.

 Parece Piada II

“O Brasil não pode aceitar esta política que destrói os direitos dos trabalhadores e expõe o país aos altos índices de fome e miséria. A greve dos caminhoneiros foi apenas um reflexo disso e temos que nos unir em forças para dar um freio na situação. Não vou ficar calado diante de tudo. Eu sei de que lado estou e ele é junto do povo”, “desabafou” JB.

 E o MDB?

O difícil será Jackson Barreto desassociar sua imagem do desgastado presidente Michel Temer e uma das principais lideranças do MDB no País. Com todo respeito, quem houve JB criticando o governo federal hoje só pode compreender que ele está “subestimando” a inteligência dos sergipanos…

Agora JB?

O que é difícil entender é esse silêncio todo do ex-governador enquanto estava a frente do Estado, quando atrasou os salários dos servidores, quando parcelou os rendimentos dos aposentados e pensionistas. Isso não foi culpa de Temer, mas da falta de planejamento de seu governo, ou não?

José Carlos Teixeira

A viúva do ex-deputado José Carlos Teixeira, Maria Eugênia Teixeira, desabafou nas redes sociais, agradecendo pelo pedido de perdão feito por Marcélio Bonfim, dizendo que “traidores sim, traição pela traição, a esquerda sergipana na eleição de 1986, traíu não só José Carlos Teixeira, mas traiu Sergipe. Com isso, inviabilizou a renovação, perpetuou o atraso, os acordões, a mesmice”.

 Maria Eugênia Teixeira

“Capitaneado por Jackson Barreto que depois de um recente governo desastroso, está querendo ser eleito para o Senado da República, a esquerda sergipana, apoiou quem coonestou a Ditadura Militar, quem acompanhou calado as prisões e os horrores dos porões das torturas. Obrigada a Marcélio Bonfim pelo seu pedido de desculpas ao corpo insepulto de José Carlos Teixeira”, completou a viúva em postagem na rede social.

Médicos em greve

Cerca de 500 médicos do município de Aracaju entraram em greve nessa segunda-feira (4). De acordo com o Sindicato da categoria em Sergipe (Sindimed), a classe está lutando por reajuste salarial e pela implantação de uma tabela única para todos os servidores da categoria. Apenas situações de urgência e emergências estão sendo atendidas.

CPI do Lixo I

Nesta terça-feira (5), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Limpeza Pública de Aracaju, que investiga irregularidades referentes a contratos da Prefeitura na coleta do lixo da capital, irá ouvir na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os depoimentos dos delegados Daniele Garcia e Gabriel Nogueira. A sessão está marcada para as 15h, no plenário do legislativo.

CPI do Lixo II

O vereador Elber Batalha, único membro da oposição na CPI, espera que a ida dos delegados à Câmara, esclareça alguns pontos da investigação. Vale ressaltar que ambos foram os responsáveis pelo inquérito que originou a ‘Operação Babel’. “Os delegados Daniele Garcia e Gabriel Nogueira precisam ser ouvidos porque vão esclarecer muitos fatos que eles investigaram à época e vão poder dar um direcionamento em qual linha a CPI do Lixo deve seguir a partir de agora”, disse Elber.

Milton Andrade I

Pré-candidato ao Governo do Estado, Milton Andrade (PMN) tem defendido a redução no número de Secretarias para oxigenar a máquina pública e garantir mais flexibilidade e investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança pública. Atualmente existem 22 Secretarias que acomodam 22 secretários, mais 22 diretores executivos (que substituem os adjuntos), além de grande quantidade de assessores, em sua ampla maioria, ocupantes de cargos comissionados.

Milton Andrade II

“Essa quantidade de Secretarias serve para apadrinhar aliados políticos e acomodar os que foram derrotados nas urnas. É por isso que falta dinheiro para o que, de fato, precisa. Falta dinheiro até para pagar aos servidores públicos”, disse Milton, acrescentando que, no seu entender, oito Secretarias seriam suficientes. “Não tenho dúvida que com apenas oito Secretarias a máquina funcione melhor do que funciona hoje”.

Incra I

Trabalhadoras e trabalhadores Rurais Sem Terra ocupam desde a madrugada desta segunda-feira (4) as instalações da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe. Os agricultores reivindicam a vistoria e desapropriação imediata das áreas em processo para acelerar o assentamento de mais de nove mil famílias acampadas em Sergipe.

Incra II

Exigem também a liberação e regularização de cestas básicas para as famílias acampadas, bem como a demarcação e parcelamento das áreas já desapropriadas,  reivindicam também a continuidade das ações do programa de assistência técnica, social e ambiental (Ates) que estão paralisadas a mais de ano. A ocupação também denuncia o uso político da instituição.

 Róbson Viana I

O deputado estadual Robson Viana (PSD) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa de Sergipe sugerindo ao governador do estado que execute uma reforma na quadra poliesportiva do Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, localizada no bairro Coqueiral.

Róbson Viana II

Na justificativa da propositura o deputado ressaltou que o Colégio é um exemplo de trajetória de sucesso. “Localizado numa das regiões menos favorecidas do Estado, o Coqueiral, a instituição tem representado um forte elo entre escola e comunidade, realizando um belo serviço”, afirmou Robson.

Róbson Viana III 

Segundo o parlamentar, a quadra, além de receber as atividades físicas dos estudantes, abrigam oficinas oferecidas à comunidade, que também utiliza o espaço para atividades esportivas. “A presente propositura tem o objetivo de melhor a qualidade da quadra para o desenvolvimento dos alunos e para melhor servir à comunidade”, finalizou o deputado do PSD.

Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Sergipe convida a sociedade para Sessão Especial de Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao Deputado Estadual pelo Espírito Santo – Sandro Heleno Gomes de Souza (Sandro Locutor), de autoria do deputado estadual Venâncio Fonseca, e Medalha Amigo de Sergipe ao Diretor Geral da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), Germano Stevens, de autoria do presidente e deputado estadual Luciano Bispo. A honraria será realizada às 17h, no plenário Pedro Barreto de Andrade.

Itabaiana

Com o objetivo de oferecer ao público feminino serviços de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Itabaiana através da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) viabiliza mais uma vez, a chegada da Carreta do Hospital do Câncer de Barreto para a região. O veiculo já se encontra na sede do município e foi estrategicamente posicionado no novo calçadão Natanael Machado Lima (Avenida Airton Teles).

Exames

Até o próximo dia 15 de junho, equipes de profissionais de saúde que integram a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos estarão realizando 57 exames por dia até o encerramento das vagas. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, Karla Mendonça, é preciso ficar atentos aos horários e agendamentos para realização dos exames. “São 208 vagas, sendo 52 por dia, em horário agendado, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h ás 13h”, explica.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também