Aracaju, 29 de março de 2024

MPE promoverá seminário para discutir utilização de agrotóxicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________77

O Ministério Público de Sergipe, através da Escola Superior e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Social e Cultural, promoverá no dia 4 de junho, Seminário “Os Impactos do Uso Indiscriminado de Agrotóxicos”. O evento será realizado a partir das 9h, no auditório do MP, e é destinado aos membros, servidores e estagiários da Instituição, bem como pessoas e entidades ligadas à proteção do Meio Ambiente. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site da ESMP até às 23h59 do dia 3 de junho.

O evento tem o objetivo de discutir os impactos da utilização indiscriminada dos agrotóxicos e as suas repercussões nos consumidores. Para a apresentação do Seminário, foram convidados três especialistas no tema.

O Doutor em Química e Professor da Universidade Federal de Sergipe, Sandro Navickiene, a Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo, Larissa Mies Bombardi, e o Procurador do Ministério Público do Trabalho no Estado de Pernambuco e Coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Serafim.

A câmara dos deputados discute através de uma comissão especial a alteração na “Lei dos Agrotóxicos”, criada em 2002. Os defensores do projeto dizem que ele “moderniza” os procedimentos de avaliação do uso dos agrotóxicos. Enquanto os opositores às alterações apelidaram o projeto de “Pacote do Veneno”.

O novo texto é polêmico e propõe a alteração de diversos dispositivos de controle do uso da substância. Atualmente, o controle é realizado pelos Ministérios da Saúde, Agricultura e do Ibama.

O projeto de Lei estabelece a unificação desse processo. Além disso, o projeto ainda determina a alteração dos prazos para registro dos produtos e a mudança na designação de “agrotóxico” para “produto fitossanitário”.

Fonte e foto MPE/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também