Aracaju, 28 de março de 2024

Plano de Recuperação prevê ações para reestruturação econômica de Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Plano de Recuperação Econômico-Financeira prevê ações integradas para reestruturação econômica de Sergipe

Há exatos dois meses o governador Belivaldo Chagas deu início a um plano de ações que visa garantir ao Estado de Sergipe sustentabilidade econômico-financeira para devolver a capacidade de investimentos com recursos próprios e acima de tudo a colocação dos pagamentos em dia, principalmente da folha salarial dos servidores estaduais.

Inicialmente, a Secretaria de Estado da Fazenda realizou um minucioso diagnóstico da situação, relacionando todas as dívidas e montante pendente, confrontando com a capacidade de pagamento conforme a arrecadação. Em paralelo, foram estudados mecanismos para aumento da receita de forma a avaliar as possibilidades de obtenção de recursos para sanar os problemas de maior urgência, para em seguida planejar a sustentabilidade financeira de Sergipe para médio e longo prazo, estabelecendo metas e prazos para obtenção de resultados.

O secretário de Estado da Fazenda, Ademario Alves, explica o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe econômica estadual: “O Plano de Recuperação Econômico-Financeira consiste num conjunto de iniciativas que promova não somente o equilíbrio do caixa do Tesouro estadual, mas que acima de tudo proporcione a recuperação do poder de investimento em políticas públicas que ofereçam resultados positivos para a população; melhorar sua capacidade de ação na recuperação de dívidas, além de priorizar a capacidade de aumento da arrecadação com a eficiência de atuação. É preciso imprimir uma gestão que melhore a produtividade, estabelecendo indicadores de qualificação dos gastos e dos investimentos, com metas de melhorias para todas as áreas do Estado”, afirma.

O trabalho está estruturado na adequação das despesas ao orçamento e em projetos de fortalecimento da economia, da geração de emprego e da austeridade na gestão pública, com foco na racionalização das despesas através da implementação de uma política de governança que garanta o fortalecimento estrutural da administração pública estadual. “Acredito que Sergipe tem tudo para ser uma ‘ilha de prosperidade’ e exemplo para o restante do país, em todas as áreas. O objetivo é que a população possa sentir num curto prazo os efeitos positivos da nova gestão estadual”, reafirmou.

Com relação ao pagamento da folha do funcionalismo estadual, o secretário informou que o foco é divulgar calendário e dar previsibilidade para o servidor, bem como ter uma programação financeira para o pagamento dos fornecedores/prestadores de serviços e demais despesas, melhorando, dessa forma, a economia do Estado, pois proporciona o planejamento para todos os agentes econômicos.

Ademario Alves acrescentou que o Plano de Recuperação Econômico-Financeira prevê ações integradas para fortalecimento da economia, a geração de emprego e a austeridade na gestão pública, com foco na racionalização das despesas através da implementação de uma política de governança que garanta o fortalecimento estrutural da administração pública estadual. “Asseguramos a condição de solvência do Estado, sob o aspecto de que em Sergipe há condição de crescimento da economia com ações direcionadas à geração de emprego e estímulo ao crescimento do poder de consumo e ao fortalecimento do comércio e do setor industrial”, concluiu.

Foto: Submark/Sefaz

Por Helber Andrade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também