Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Saúde divulga balanço do primeiro quadrimestre da Vigilância Epidemiológica em Aracaju

6

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulga nesta sexta, 1º de junho, o balanço do primeiro quadrimestre deste ano, referente às ações da coordenação de Vigilância Epidemiológica de Aracaju (Covepi), onde são desenvolvidas funções específicas e intercomplementares com as Redes de Atenção Primária, Especializada e de Urgência e Emergência.

Segundo a coordenadora da Covepi, Tânia Santos, nesses primeiros quatro meses, a equipe conseguiu realizar monitoramentos de situações diversos casos. “Investigamos e implementamos medidas de controle imediato em situações de surto de caxumba e varicela, onde emitimos notas técnicas. Monitoramos a situação de Influenza com emissão de boletins epidemiológicos semanais, e nos reunimos com representantes do Cemar Siqueira Campos, sempre pensando em melhorar o acolhimento dos usuários”, revelou.

Além dessas ações, as atuações da Covepi durante o Rasgadinho também foram destaque no relatório. Profissionais do Programa da IST/Aids e hepatites virais distribuíram 524.865 camisinhas masculinas, 19.846 femininas e 117.720 sachês de gel lubrificante, com o objetivo de lembrar aos foliões que o período é de alegria, mas que também é preciso evitar infecções sexualmente transmissíveis. Durante os dias do evento, ainda foram realizados 2592 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites tipo B e C no CTA Itinerante.

Outros destaques

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose celebrado em março, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose realizou no Cemar uma das ações de prevenção e promoção no controle da doença. No local, os pacientes receberam dos profissionais da SMS cartilhas informativas e orientações de como identificar os sinais, além de ações lúdicas, como música e teatro.

Já sobre o Projeto Vida no Trânsito (PVT), a coordenadora da Covepi explica que atividades importantes foram realizadas neste período como, por exemplo, as diversas visitas técnicas às instituições. “Implementamos as ações do PVT, com ênfase na atenção básica, em 13 Unidades de Saúde. Contribuímos com a promoção da paz no trânsito, com a preservação da vida e a prevenção de acidentes, para alertar os usuários e condutores sobre práticas de segurança que envolvem veículos”, ressaltou Tânia Santos.

Outras atividades relevantes foram promovidas em parceria com o Núcleo de Prevenção às Violências (Nupeva), a exemplo das rodas de conversa com profissionais de saúde das unidades. “Essas atividades buscaram sensibilizar e mobilizar os trabalhadores para que haja a quebra do silêncio quando identificados casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Nossa intenção é proteger, enfrentar, prevenir e punir tais práticas”, enfatizou.

Composição

Atualmente, a coordenação que integra a diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) é composta por uma equipe multiprofissional de enfermeiros especialistas; assistente social; fisioterapeuta; psicólogo; farmacêutico e educador físico. Para a diretora da DVS, Taise Cavalcante, essa multifuncionalidade é essencial para buscar a integração efetiva com as demais redes assistenciais.

“E as ações desenvolvidas por nossa equipe são diversificadas, como coletas de dados através de busca ativa; interpretação, processamento e análise dos dados coletados; recomendação de medidas de controle; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas, atualização dos profissionais das redes assistenciais, retroalimentação das redes e divulgação de informações. Isso significa que precisamos dialogar muito bem com cada área, pois nosso trabalho acaba fazendo de todos os fluxos do SUS de Aracaju”, complementou Taise.

Já as gerências que integram a Covepi são formadas pelas seguintes áreas técnicas: Agravos Imunopreveníveis; Atendimento antirrábico humano; Programa Municipal de Controle da tuberculose e hanseníase; Área técnica de surto; Centro de informações estratégicas em Saúde; Arboviroses/Zoonoses (Dengue, Zika e Chikungunya); Programa IST/Aids, Hepatites virais e sífilis; Núcleo de prevenção às violências e Projeto Vida no Trânsito; e Núcleo de vigilância epidemiológica hospitalar.

Foto assessoria

SMS

Leia também