Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

DESÂNIMO SOBRE AS ELEIÇÕES

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A eleição deste ano ainda está muito morna. Analisando de forma fria, a impressão é que não terá qualquer disputa eleitoral esta ano. Para falar a verdade, quem está em plena campanha são segmentos da mídia. São novos ‘pistoleiros’ dos mais variados grupos, todos devidamente contratados por ainda prováveis candidatos. Tem parte da mídia que já se ‘rebola’ em favor de um ou de outro pré-disputante, excedendo-se em cifrões.

Nas conversas internas dos grupos o falatório é outro. Aliados têm absoluta certeza que os seus líderes já estão eleitos e acreditam no que falam pesquisas, mesmo quando quantitativas e divulgadas sob pagamento daquele que, nesse momento, foi o mais votado. Os partidos, mesmo integrando a oposição ou situação, não estão satisfeitos com as suas posições e querem mais, mesmo que a expressão eleitoral do líder maior seja um tanto quanto discutível.

Mas a soberba sobe à cabeça e contamina candidatos mixurucas que imaginam ter uma invasão de eleitores, mas não conseguem receber meia dúzia do que negociou.

Além disso, se percebem chantagens de todos os lados. Tudo sob argumento de que vai ou não apoiar determinado segmento. Na oposição todos têm certeza da vitória e, nesse momento, é administrar como será projetado o Governo. Tudo balela, nenhuma pré-campanha empolga o eleitorado embora, mas não se pode deixar de admitir, que o nome do deputado André Moura ainda balança a rede, como um grito de gol.

Até quando será assim não se sabe, mas a verdade real é que o eleitor ainda está em dúvida quanto ao voto e [pior] em quem votar. Levando em consideração esse marasmo, não dá para esnobar vitória, porque a maioria dos eleitores vive em situação difícil, não está nem aí para políticos e espera o São João e a Copa aliviar suas tensões.

Os pré-candidatos, ainda estão precisando mostrar a que vieram.

FÁBIO DESMENTE ACORDO

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) negou, ontem, qualquer acordo com a oposição para apoiar o senador Eduardo Amorim (PSDB) a governador.

Mesmo com “vetos e agressões de aliados”, o PDT continua apoiando Belivaldo.

INFORMAÇÃO BEM AFIADA

A informação da composição do PDT com a oposição foi passada por aliado próximo a Fábio Henrique (muito próximo) e que estava no local da recepção a Eduardo.

No domingo, um forte membro da oposição relatou o restante.

AINDA SOBRE A ALIANÇA

Ontem, outro integrante da oposição confirmou que não há conversas sobre aliança com o PDT e jamais se tratou de entregar a vice ao partido.

Acusou o bloco de Fábio de fazer postagens nos grupos, para intimidar o Governo.

VISITA FOI DIRETA A ZÉ

A mesma fonte explicou que Eduardo Amorim foi sábado a Socorro para fazer visita ao ex-prefeito José Franco (PSDB) e, no caminho, encontrou Fábio Henrique casualmente.

Disse que a presença no espaço de Fábio foi de cinco minutos, o suficiente para fotos.

ONDE FICOU MAIOR TEMPO

Após visita a Fábio, o senador foi se encontrar com Zé Franco, com quem ficou por algumas horas e conversaram muito, também sobre política.

Zé é do PSDB e comprometido com a chapa da oposição.

PARA ADQUIRIR MAIS FORÇA

A fonte fidedigna da oposição disse que a cúpula do PDT faz isso, inclusive publicando fotos, para adquirir força junto ao Governo e obter mais espaço.

O grupo está chateado pelo que o Governo faz com o prefeito Padre Inaldo (PCdoB).

BELIVALDO FAZ EXAMES

O governador Belivaldo Chagas (PSD) já fez todos os exames em São Paulo, onde se encontra, e espera resultados para hoje. Fez nova retirada de pequenos sinais.

Belivaldo retorna hoje no final da noite e amanhã reassume o Governo.

CAFÉ NORDESTINO DO PT

A deputada Ana Lúcia lembra o ‘Café Nordestino Lula Livre’ para defender a liberdade de Lula e “a democracia do nosso País”.

Será quinta-feira, às 18 horas no Oratório de Bebé, em Aracaju.

SÉRGIO NÃO DISPUTA MANDATO

O líder político de Glória, Sérgio Oliveira (Serginho), do PSD, deixou claro ontem que não será candidato a deputado estadual este ano.

Deve apoiar o deputado Jéferson Andrade (PSD).

JAIRO FICA COM O GOVERNO

Apesar de Heleno Silva (PRB) ter absoluta certeza que Jairo de Glória, do seu partido, vai trocar o Governo pela oposição, as ações do parlamentar não mostram isso.

Jairo continua apoiando Belivaldo Chagas.

MAIS UMA CONFIRMAÇÃO

Também ontem, o presidente regional do PRB, deputado Jony Marcos, disse que Jairo não deixará de acompanhar a ele e ao ex-prefeito Heleno Silva.

O próprio Jairo fará o anuncio, segundo Jony.

JACKSON E JONY TUDO BEM

No desembarque do voo Aracaju/Brasília, Jackson Barreto (MDB) e Jony Marcos (PRB) deram-se as mãos em cumprimento civilizado.

Os dois trocaram farpas através de entrevistas.

PPS TAMBÉM NA MAJORITÁRIA

O PPS em Sergipe quer participação na chapa majoritária da oposição, mas não está fazendo pressão. Lembra, entretanto, que isso faz parte do acordo para composição.

A vice ou a suplência de senador tem que ser do PPS.

ESTÁ DE OLHO FIXO NA VICE

O presidente do PPS em Sergipe, Clóvis Silveira, diz que a sigla quer a vice, mas será capaz de ceder e ficar com a suplência, se a aliança com outro partido depender disso.

– Se não for cumprido o acordo, o PPS estará fora.

MUDANÇA DE NOME DA SIGLA

O PPS já está certo da mudança do nome da sigla, mas só será feita depois do pleito e ouvindo todos os diretórios, para escolha de nova nomenclatura.

Clovis Silveira já disse que aprova…

VALADARES TEM CELULAR CLONADO

Pré-candidato a governador Valadares Filho (PSB) teve seu celular de Brasília clonado. Estão pedindo para transferir altos valores para algumas contas.

Valadares pede que não atendam aos pedidos.

CONVERSAS VÃO SE PROLONGAR

O deputado federal Valadares Filho disse que não há mais condições de recuar da sua candidatura a governador. Sua pré-campanha estaria em crescimento.

Valadares também conversa com legendas para composição.

MUITA COISA PODE ACONTECER

Valadares Filho disse que muito coisa ainda pode acontecer, inclusive para formação de aliança. Quanto ao pai, senador Valadares, diz que não se fala sobre reeleição ou não.

Lembrou que há mais tempo para as convenções, que das convenções para as eleições.

ALBANO PARTICIPA DA OIT

Albano Franco está em Genebra. Participa de reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a convite de Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Albano Franco é conselheiro da CNI.

Notas

Dória vira réu e é multado – A Justiça de São Paulo tornou réu o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) por improbidade administrativa. O atual pré-candidato ao governo paulista descumpriu liminar que o proibia de usar o slogan “Acelera SP”. O tucano ainda foi multado em R$ 200 mil.

0x0

CPMI para auditar dívida – O juiz da 14ª Vara da Justiça Federal em Brasília Waldemar Cláudio de Carvalho determinou ontem a instalação pelo Congresso de CPMI (Comissão Mista de Inquérito) para auditar a dívida pública. O magistrado deu prazo de 30 dias a contar da notificação para a criação do colegiado.

0x0

Taxa no Brasil é exorbitante – Mendonça Prado diz que A quantidade de impostos, taxas e contribuições cobrados no Brasil é exorbitante. Não há contribuinte que suporte tantas obrigações. O pior é que os governos que arrecadam recursos em demasia gastam mal e ainda desviam a finalidade. Um desrespeito às pessoas físicas e jurídicas.

0x0

Corrupção não é crime menor – Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ter determinado a soltura de 19 presos em desdobramentos da Lava Jato no Rio de Janeiro, o juiz Marcelo Bretas afirmou ontem, em tom de indignação, que a corrupção no Brasil não pode ser tratada como crime menor.

0x0

STF retira pauta sobre parlamentarismo – A presidente do STF, Cármen Lúcia, retirou da pauta de junho uma ação sobre a implantação do parlamentarismo no país por meio de uma PEC. Segundo a assessoria do STF, Cármen atendeu a 1 pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

0x0

Derrota de Kátia Abreu atinge PT– Mesmo com o apoio de lideranças nacionais do PT, a senadora Kátia Abreu (PDT) não conseguiu avançar para o 2º turno da eleição suplementar para o governo do Tocantins. O revés da pedetista também significou uma derrota para o PT no Estado, que não está caminhando bem para as próximas eleições.

Conversando

Reassume amanhã – Belivaldo Chagas reassume o Governo amanhã, depois de passar alguns dias em São Paulo para uma revisão de saúde de rotina.

Fazer santinhos – Segundo cálculos de um presidente de partido, o recurso que virá para o Fundo de Campanha não dará nem para fazer “santinhos”.

Para a disputa – O pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT) tem participado muito de reuniões em cidades do interior e continua eufórico para a disputa.

Muito citado – A Rede é que ainda não faz uma campanha mais ampla para as eleições deste ano, mas o nome de Emerson para governador é muito citado.

Pessoal teme – Os supermercados de Aracaju ainda não estão totalmente abastecidos de verduras e frutas. O pessoal teme uma nova paralisação.

Bem tensos – Pode haver reviravolta em uma das composições políticas que pode mudar o cenário político. Os bastidores andam tensos.

Mesma chapa – Heleno Silva (PRB) tem demonstrado alegria com o entrosamento político com André Moura. Ambos disputam o Senado na mesma chapa.

Força policial – Senador Valadares reúne representantes da segurança pública e definem modificações no projeto sobre uso da força policial.

Capitão Samuel – “Drogas não terão solução com ações Policiais. Precisamos de prevenção para redução de novos usuários e o acolhimento dos viciados” .

Leia também