Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

PDT NEGA EXIGÊNCIA DE CARGO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT), pré-candidato a deputado federal, explicou ontem que o seu partido não fará qualquer exigência por cargos. Demonstra satisfação com o Deso, cujo presidente tem o dedo firme do seu bloco. Admite que ainda exista um raso tranco político, em relação à participação na chapa majoritária. Mas nada que leve a um desconserto. Fábio até admite que a vice está reservada a Eliane Aquino (PT), como avisou o próprio governador Belivaldo Chagas (PSD).

Por falar na afável Eliane, ela vira uma fera quando alguém fala que será candidata à vice de Belivaldo. Sempre diz que não existe nada disso e passa a impressão que não quer. Eliane à parte, o fato é que o PDT não pensa em deixar o bloco aliado e não trocará o Governo pela oposição. Está plenamente satisfeito com o que tem. Claro que na base aliada existem falatórios quanto às posições políticas e restam duas suplências para o Senado, que serão discutidas e já têm nomes à vista.

Um deles é o deputado Luis Mitidieri, um político muito equilibrado e que tem posições definidas junto ao bloco ao qual pertence. Fora Luis deve ter outros e serão apreciados. Mas, nesse momento, às favas o toque final para formação da chapa majoritária. O pré-candidato à reeleição, Belivaldo Chagas, tem até 30 de junho para por em prática o seu trabalho realizado desde abril, como já o fez na Saúde.

Precisa se estender agora à Segurança, Educação e outros segmentos. A Educação tem secretário novo, que está iniciando a por em prática um projeto. Mas na Segurança é preciso uma injeção de ânimo e retirar Sergipe da má posição no ranking dos Estados mais violentos. Certamente há necessidade de uma injeção de ânimo, como a que fora dada na Saúde.

Arrumando parte da estrutura do Governo, Belivaldo Chagas tende só a crescer e entrar no páreo com um discurso mais forte, amplo, seguro, transparente e capaz de superar todas as dificuldades que a oposição – e parte da sociedade – ainda lhe impõem.

MATRIZ DE PORTO DA FOLHA

A igreja matriz de Porto da Folha foi arrombada e rasparam um painel em seu interior, que era motivo de disputa e discussão entre o padre e os fieis.

Isso vai se transformar numa polêmica muito grande.

COMO ERA O PAINEL RASPADO

O painel que foi raspado na matriz de Porto da Folha havia há 46 anos e retratava a cultura do município. O padre quer trocá-lo por outro com tema sobre a Igreja.

Até que se conclua a restauração, as brigas podem virar “caso de política”.

BOA INTEGRAÇÃO COM PT

Semana passada, na casa de Rogério Carvalho (PT), houve uma reunião de membros do seu partido com o governador Belivaldo Chagas (PSD) para melhorar a integração.

Hoje está agendado um novo encontro para consolidação da campanha.

UM BLOCO MUITO FORTE

Além de Belivaldo e Rogério estavam Eliane Aquino, Silvio Santos, Marcio Macedo, Conceição Vieira e outros aliados e a conversa foi regada à sinceridade.

A aliança com o PT está absolutamente consolidada.

NOME INDICADO PELO PT

Ficou mais uma vez claro que o nome do PT para chapa majoritária é o do ex-deputado Rogério Carvalho, “que está tranquilo em relação à campanha”.

Segundo um petista presente à reunião, “essa aliança não tem mais como se desfazer”.

LAÉRCIO DIZ ESTÁ ÀS ORDENS

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) confirmou que topa ser candidato ao Senado, caso haja impedimento de Rogério Carvalho (PT).

Acrescenta: não só ao Senado, mas a qualquer outro que seja necessário.

MANTÉM-SE NO BLOCO

Laércio é candidato à reeleição e que se manterá no bloco liderado pelo Governo, inclusive disposto a qualquer estratégia política a que possa servir.

Lembra que seu nome vai bem entre o eleitorado.

LAÉRCIO ADOTA NOVA DECISÃO

Presidente da Fecomercio em Sergipe, Laércio Oliveira não vai disputar a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Aceitou participar de chapa única.

Deverá disputar a CNC dentro de mais oito anos.

FÁBIO CONFIRMA BELIVALDO

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) disse ontem que ele e o partido continuarão no bloco liderado pelo governador Belivaldo Chagas (MDB).

A informação dói divulgada pela coluna ‘Aparte’, de Josailton Lima.

FÁBIO ALFINETOU INALDO

Na mesma coluna, o pré-candidato a deputado federal Fábio Henrique ironiza: “minha preocupação com o veto de Padre Inaldo é do tamanho de um alfinete”.

Inaldo é prefeito de Socorro e adversário do ex, Fabio Henrique.

NÃO FARÁ MAIS PEDIDO

À coluna Plenário, Fábio Henrique (PDT) disse que seu partido não fará mais nenhum pedido a Belivaldo Chagas (PSD) e vai apoiá-lo sem problemas.

– As nossas discussões agora são políticas, falou.

SOBRE A CHAPA MAJORITÁRIA

Essa discussão política, segundo Fábio, envolve a composição da chapa majoritária, em que o PDT reivindica a vice, mas não aposta um único centavo que a terá.

Fabio disse que Belivaldo “já convidou Eliane Aquino”.

CUIDADO COM DINHEIRO PÚBLICO

Os pré-candidatos devem ter muito cuidado: É que vão fazer campanha com dinheiro público e terão que prestar contas de tudo que fizerem.

Desde a impressão de ‘santinhos’ ao marketing têm que fazer licitação.

FERINDO CLÁUSULA DE BARREIRA

A maioria dos pré-candidatos a deputado estadual está ferindo a Clausula de Barreira, ao disputar mandato de estadual por uma legenda e votar a federal em outra.

Daniel Forte disputa estadual pelo PPS e vota a federal em Antônio Santos (PSC).

MAS NÃO É APENAS DANIEL

Dentro do PPS a mesma coisa acontece com o ex-prefeito de Tobias Barreto, Dílson de Agripino (PPS) é candidato a estadual e vota em Gustinho (SD) para federal.

Quem perde é o PPS em relação a seus candidatos à Câmara Federal.

VALMIR REÚNE-SE COM ALIADOS

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, está se reunindo com o seu grupo político para expor a importância do município ter um deputado federal. Apóia Gustinho (SD).

Também orienta em favor de Ibrain Monteiro para estadual.

POPULAÇÃO NÃO INCORPORA

Um ex-prefeito do alto sertão disse, ontem, com ar de estranheza, que a população ainda não incorporou o período eleitoral: “as pessoas não demonstram nenhum interesse”.

Disse que todos os políticos formam um quadro da mesmice e não empolgam.

LANÇAMENTO AO GOVERNO

Durante o lançamento da pré-candidatura ao Governo, o deputado Valadares Filho (PSB) pode anunciar algumas composições com outras legendas.

– Mas o foco será a pré-candidatura a governador, disse.

Notas

Manifesto pede candidato único – O “Manifesto por 1 polo democrático e reformista” foi lançado ontem na Câmara. A mobilização é articulada pelo deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) e pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). O documento pede a união de diversos partidos em torno de uma única pré-candidatura ao Planalto.

0x0

Lula já quer deixar a cadeira – A defesa do ex-presidente Lula apresentou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal) ontem pedidos para suspender os efeitos da condenação imposta ao petista até o julgamento de recursos interpostos nessas Cortes. É difícil Lula ser libertado, apesar da força política.

0x0

Centrais elabora documento – Centrais sindicais elaboraram uma “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora” com itens a ser apresentados aos pré-candidatos à Presidência. Os sindicalistas pedem a revogação da reforma trabalhista, da terceirização e do teto de gastos, algumas das principais bandeiras do presidente Michel Temer.

0x0

Gilmar ataca procurador – Gilmar Mendes aproveitou sessão da Segunda Turma para atacar o instituto da delação premiada e o ex-procurador Marcelo Miller, envolvido no escândalo da JBS. “Já conheci procurador preguiçoso, procurador louco, procurador bêbado; mas não conhecia procurador ladrão. E o Miller veio revelar essa faceta.”

0x0

Alckmin fala sobre Jair – Geraldo Alckmin, que ontem pela manhã participou de encontro da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, disse que Jair Bolsonaro não vai para o segundo turno. “Acho que ele [Bolsonaro] não chega ao segundo turno. Vocês se impressionam com pesquisa antes da hora.”

0x0

ANP consulta sobre preços – A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) anunciou ontem que vai consultar a população sobre periodicidade do repasse dos reajustes de preços de combustíveis. A consulta será feira por meio de uma TPC (Tomada Pública de Contribuições).

Conversando

Reassume hoje – O governador Belivaldo Chagas retornou ontem à noite de Brasília e hoje reassume o Governo das mãos de Cezário Siqueira, que estava em exercício.

Apoio do prefeito – Pré-candidato a deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) animado com o apoio que recebeu do prefeito de Simão Dias, Marival Santana (PSC).

Ressuscita forró – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) reconhecido com recursos trazidos por André Mouras para ressuscitar o Forró-caju.

Depois de ouvir – Parte significativa dos prefeitos do Interior só conversa com algum provável candidato a deputado federal depois de ouvir André Moura.

Equívoco marca – A vereadora Emília Correa não abre mão de ser candidata ao Senado pelo Patriota. Na política os equívocos geralmente marcam.

Voto de pesar – Senador Valadares (PSB) Apresentou no plenário do Senado Federal requerimento de pesar pelo bárbaro assassinato da sargento Eliana.

Desastre político – Clóvis Silveira divulga que o PPS lança manifesto e lideranças do partido afirmam que o Brasil precisa se unir para evitar desastre político.

Muito tempo – Até o momento nenhuma chapa majoritária está montada para o pleito deste ano. Tem muito tempo e diálogo para resolver tudo isso.

Dois delegados – CPI do Lixo tende a ser arquivada na Câmara Municipal de Aracaju. Ontem foram ouvidos dois delegados que cuidaram do caso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também