Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

SergipeTec, Seagri e Emdagro estudam parceria para funcionamento da unidade

5

SergipeTec, Seagri e Emdagro estudam parceria para funcionamento da unidade produtora de fungos

Você já ouviu falar sobre o uso de agrotóxico em plantações? E na Unidade de Produção de Inimigos Naturais (UPIN), do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec)? A Upin integra o Projeto Estruturante de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Estado de Sergipe – Estruturante II, apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e pelo Governo do |Estado, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Além da UPIN, dentro do Estruturante II, existe também o Laboratório de Controle de Qualidade em Biotecnologia.

Com foco no funcionamento da Upin, o presidente do SergipeTec, Manoel Hora, a secretária de Estado da Agricultura, Rose Rodrigues e o presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa, reuniram-se para estudarem como cada instituição pode contribuir para o início das atividades da Unidade de Produção, que passará a ser coordenada pela Emdagro, a partir de um acordo de cooperação entre elas.

A secretária de Agricultura, Rose Rodrigues ressaltou sobre o trabalho de fomento e fortalecimento da agricultura no Estado e da importância dos agentes envolvidos com a produção sustentável. “O funcionamento da Upin é algo que vai contribuir com a defesa agroecológica, uma ação que pode inibir o uso de agrotóxico. Então vejo com muita alegria o fato de termos um empreendimento dessa monta pronto, faltando pouco para entrar em funcionamento. Estamos, justamente, discutindo e buscando por uma saída para colocarmos em atividade o quanto antes, tendo em visto o impacto que gerará na agricultura do Estado de Sergipe, de um modo geral”.

Muito animado, o diretor técnico de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Gismário Nobre, explicou que a Upin vai trabalhar com prevenção e controle de pragas, foco de atuação da Emdagro. “A reunião foi bem marcante, divisor de águas na história da Upin. Juntaram: a secretária de Agricultura, que chegou com vontade de participar e de fazer acontecer; a enorme vontade de Manoel [Hora], de fazer com que a Upin funcione; e o entusiasmo de Jefferson [Carvalho], nosso presidente, pronto! Agora, faltam somente alguns detalhes para pormos isso em prática”.

“É uma grande alegria e satisfação receber a visita de representantes de duas instituições estaduais fundamentais para o fomento e desenvolvimento da agricultura em Sergipe. A área Biotecnológica é um dos nossos pilares, juntamente com a de Tecnologia da Informação, Inovação, Energia e Meio Ambiente, e de Projetos Sociais. São essas cinco as frentes fortes de atuação nossa. Essa parceria nossa será primordial, para que a Upin entre em funcionamento. A estrutura está pronta, todos os equipamentos comprados e terminando de serem instalados. Agora, precisamos agir, colocar para funcionar, para o bem da agricultura de Sergipe, através da disponibilização de produtos acessíveis aos agricultores. Vamos trabalhar no sentido de reduzir o custo da produção agrícola, porque o de fungos é muito menor do que o de inseticidas e fungicidas, que são retidos no mercado. É importante ressaltar que, além da redução de custo, estamos trabalhando forte também na área ambiental, porque, quando a Upin começar a funcionar, pretendemos retirar de circulação o que chamamos de veneno da agricultura, as pesticidas, utilizados fortemente na agricultura”, concluiu Manoel Hora, presidente do SergipeTec.

Fonte e foto assessoria

Leia também