Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

VALADARES FILHO E O GOVERNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O deputado federal Valadares Filho (PSB) oficializa a sua pré-candidatura a governador amanhã. A festa começa cedo, às 9 horas, na sede do partido. Espera-se muita gente, principalmente da legenda. Certamente estará presente o advogado Henri Clay (PPL) e até pode ser apresentado como pré-candidato ao Senado na composição. Até agora ao lado do senador Valadares (PSB), que naturalmente disputará a reeleição.

A candidatura de Valadares Filho surgiu de repente. Do dia para a noite, como se diz. Partiu de uma conversa dele com o pai, senador Valadares, e foi aprovada sem qualquer contestação. O deputado avisou que não queria mais retornar a Brasília no próximo ano e lançou-se ao Governo com a cara e coragem. Valadares Filho não é apenas mais um nome que se propõe “a uma aventura política”. É de fato um candidato que não se pode ignorar.

Não há como negar que é uma decisão corajosa. Mas, vista pela lente forte de um microscópio, revela o “vírus que derrota qualquer candidato”: a escassez de um grupo firme e coeso para sustentar a base de uma composição. Todas as legendas de médio porte já estão comprometidas e dificilmente farão o translado para o PSB. Some-se a isso, a dúvida de que o senador Valadares dispute a reeleição ou tente uma vaga certa na Câmara Federal. A atitude pode ser fatal para ganhar ou perder.

Esses são os obstáculos de uma candidatura ousada, que conversa, viaja e é simpática a segmentos do eleitorado que vêem em um jovem como Valadares Filho um princípio de o novo no executivo. Como já disse, não é um nome que se possa subestimar. Tem um bom discurso, experiência, visão de Estado e de País, além das mãos limpas. Contra ele não pesa qualquer suspeita.

A sua participação no pleito, principalmente se o pai optar pela Câmara, levará a decisão para segundo turno… O que, a partir daí, se contará outra história…

JOSÉ HAMILTON RECUSA

A surpresa na política ontem foi o médico José Hamilton (MDB) anunciar que não assumiria a Secretaria da Saúde, para onde fora convidado.

Durante conversa com Belivaldo Chagas, Hamilton explicou as razões.

A FAMÍLIA ERA CONTRA

A razão maior foi a posição da família, que se colocou contra Hamilton assumir a Pasta da Saúde. A outra: ele mesmo não sentia mais vontade.

Hamilton, quando foi convidado, ficou de analisar a possibilidade.

UM FATO INTERESSANTE

A posse do médico José Hamilton estava marcada para hoje, mas já na terça-feira ele elaborou uma carta explicando a sua decisão de não aceitar o convite.

Não sossegou enquanto não esteve com Belivaldo para anunciar sua posição.

EVITAR ALGUNS PROBLEMAS

A um amigo Hamilton disse que quer manter a vida simples de tomar um cafezinho com amigos nos finais de tarde e não acordar pela manhã cedo para entrevistas às rádios.

Além disso, é período de eleição e a situação não fica fácil.

UM NOVO NOME SURGE

O diretor do Huse, médico Darci Tavares, é um nome que surge para assumir a Saúde em Sergipe, pelo trabalho administrativo que realizou em hospitais regionais.

Não houve indicação e nem citação, mas é bem cotado.

PEDE PARA MANTER VALBERTO

O deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) sugere que Belivaldo Chagas tire a interinidade do secretário da Saúde, Valberto Lima, e o oficialize como titular.

– Valberto é do ramo e conhece os hospitais como ninguém.

LAÉRCIO NA DISPUTA PELA CNC

O deputado Laércio Oliveira (PP) disse que a disputa pela CNC continua. Nos últimos dias, várias tentativas vêm sendo conduzidas para composição de uma chapa única.

Todavia, sem sucesso até o momento.

– Portanto, continuamos na disputa, confirmou Laércio.

AINDA NÃO HOUVE CONVERSA

Pré-candidato a governador pelo PSB, Valadares Filho disse que não conversou com Fábio Henrique (PDT) para uma composição política.

– Mas sou muito simpático em ter novamente o apoio do PDT.

TEM MUITA GRATIDÃO

Valadares Filho disse, ainda, que tem muita gratidão pela forma correta com que o PDT agiu com ele durante as eleições de 2016 para a Prefeitura de Aracaju.

– Além de ser um amigo pessoal de Fábio Henrique, disse.

FALSAS NOTÍCIAS INUNDAM

A publicação diária de falsas notícias sobre formação de novas composições serve para confundir a população e promover a mentira em troca de leituras.

Não existe qualquer alteração nas alianças neste momento.

SOBRE CHAPÃO E CHAPINHA

Pré-candidatos proporcionais da base aliada ao Governo defendem chapão para estadual e federal: “não há hipótese da formação de chapinhas”.

– Com chapão, a base aliada pode eleger até 14 deputados estaduais, disse um deles.

FORTALECE A CHAPA MAJORITÁRIA

Segundo um dos pré-candidatos à reeleição, o chapão para todos os proporcionais vai fortalecer a chapa majoritária como um todo.

– A chapinha promove a discórdia do grupo, disse.

BOLSONARO CHEGA A ARACAJU

O pré-candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), desembarca hoje à tarde em Aracaju. Terá uma grande recepção.

Centenas de militares, sem farda, vão acompanhar o candidato de direita.

SERÁ BEM RECEBIDO EM ARACAJU

Na opinião de alguns políticos, o pré-candidato do PSL ao Governo, João Tarantella, não tem condições para oferecer uma recepção a Jair Bolsonaro.

Quem for recepcioná-lo não será por força do partido.

DANIEL COM RECEIO DA COLIGAÇÃO

O deputado federal João Daniel (PT) confidencia que está com medo da coligação proporcional da base aliada, mas está em campanha firme à reeleição.

Diz que ainda não tem clareza de quantos deputados a coligação elege.

ÚNICO QUE VAI ÀS CARAVANAS

João Daniel disse que é o único que acompanha as caravanas ‘Lula Livre’, que vem sendo promovida pelo pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT).

Nos finais de semana Rogério percorre vários municípios e é bem recebido.

ESTÁ FIRME COM BELIVALDO

Segundo revela João Daniel, o pré-candidato Rogério Carvalho está firme com a base aliada e vai para a eleição ao lado de Jackson Barreto e Belivaldo Chagas.

– Rogério está firme na composição e tem boa recepção por onde passa.

PODE TER MUITA SURPRESA

Ainda este mês, antes dos festejos de São Pedro, pode haver surpresas em relação aos processos de alguns parlamentares sergipanos em Brasília.

Aí sim: tem gente com o ‘respectivo’ no ponto…

Notas

FHC pede ajuda a executivo – Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pediu ajuda ao executivo Marcelo Odebrecht para campanhas de tucanos em 2010. Em uma série de e-mails, FHC pede ajuda financeira ao então presidente da companhia. Em uma das mensagens informa dos dados bancários de uma das contas de campanha.

0x0

STF suspende voto impresso – Por oito votos a dois, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderam ontem o uso do voto impresso nas urnas eletrônicas. A proposta havia sido aprovada na minirreforma eleitoral feita pelo Congresso, em 2015, para eventuais fiscalizações dos resultados da disputa.

0x0

Candidatura de Lula é estupro – Deputado Jair Bolsonaro disse na sabatina do Correio Braziliense que a candidatura de Lula é um estupro: “Não estou preocupado com Lula. Não tenho obsessão. Acho que Lula candidato vai ser um estupro na legislação brasileira. Ele está condenado em segunda instância”.

0x0

Chuchu com testosterona – Segunda publica O Antagonista, “tentaram injetar testosterona na candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). O resultado foi hilariante. Depois de desafiar Jair Bolsonaro (PSL) para um debate, ele acrescenta: “E aí, será que ele vai aceitar ou vai correr?”

0x0

Afif disputa a Presidência – O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, se licenciou do cargo para tentar ser o candidato do PSD a Presidente da República. A decisão foi comunicada em carta ontem. Para Afif, a medida atende legislação eleitoral que determina a desvinculação de presidentes de organizações do Sistema S.

0x0

Permuta entre público e privado – O TCU liberou permuta de imóveis entre setores público e privado. A intenção do governo é trocar prédios privados já alugados para órgãos públicos por imóveis da União desocupados. A consulta foi realizada pelo Ministério do Planejamento e recebeu aval positivo do Tribunal.

Conversando

Já retornou – O pré-candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB), viajou a Brasília na segunda-feira e já retornou a Sergipe. Tem se dedicado à campanha.

Um detalhe – O medico José Hamilton (MDB) ainda não havia aceitado assumir a Pasta da Saúde quando foi convidado. Teria ficado de analisar.

Recomeça caça – A partir da desistência de José Hamilton recomeça a caça por um novo nome para ocupar a Secretaria da Saúde.

Sobre o pleito – José Carlos Machado (PPS) trabalha muito sua pré-campanha a deputado federal e faz avaliações importantes sobre o pleito.

Não se animou – Chama atenção o detalhe que o povo ainda não se animou para a Copa do Mundo, assim como ainda não quer saber das eleições.

Eleitor corre – Impressionou aos brasileiros o número de abstenções registrada nas eleições para o Governo de Rondônia. O eleitor se distancia da política.

Posição do senador – A expectativa dentro do PSB, inclusive dos seus filiados, é com a posição do senador Valadares e a disputa pela reeleição.

Melhor veículo – O senador Valadares (PSB) descobriu que o melhor veículo para publicação de notícias do seu interesse é no Twitter. Despeja lá e os grupos repercutem.

André lembra – André Moura lembra que Alvanilson Santana foi o primeiro radialista do interior sergipano a presidir o sindicato da classe.

Leia também