Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CRIANÇAS SOLTAM PIPA E DEIXAM 40 MIL PESSOAS SEM ENERGIA NA BARRA

?

Na tarde desta terça-feira (05), uma brincadeira de crianças deixou mais de 40 mil pessoas sem energia em várias localidades do município da Barra dos Coqueiros. Ao tentarem tirar uma pipa enroscada na rede elétrica, alguns jovens promoveram um curto-circuito, ocasionando o desarme da rede de energia, interrompendo o fornecimento para mais de 11 mil clientes da Energisa, distribuídos nas regiões Loteamento Olimar, Praia da Costa, Atalaia Nova e loteamento Recantos das Andorinhas, onde ocorreu o fato.

A interrupção aconteceu por volta das 15h47, desabastecendo em torno de 50% das cargas do município da Barra dos Coqueiros. Além de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias tiveram o fornecimento interrompido.

A Energisa informa quem, ao tomar conhecimento da ocorrência, mobilizou de imediato procedimentos de restabelecimentos de carga e iniciou as inspeções para identificar o causador do desligamento. Com as manobras de transferências de cargas, às 15h50, 6 mil clientes já estavam com o fornecimento regularizado.

A informação da causa, segundo a empresa, foi passada por clientes, que avisaram do fato de que havia crianças soltando pipa no local e que, logo em seguida, houve a falta de energia. A equipe da Energisa foi direcionada para o local da informação e constatou a pipa na rede.

Como consequência do curto-circuito, houve o rompimento dos cabos, o que retardou o restabelecimento de todas as cargas, o que só pôde ser feito por volta das 17h30.

Para o gerente de Operação da Energisa Wilton Leal, “As pessoas não devem se aproximar de cabos caídos na rua. A orientação é ligar para a Energisa pelo número 08000 79 0196 ou informar o fato à empresa pelo aplicativo Energisa ON”.

Segundo a empresa, esses tipos de ocorrências são muito comuns. Em média, por ano, ocorrem cerca de 200 casos de interrupção no fornecimento de energia por causa de pipas na rede.

Além das interrupções, o mais grave é que as crianças e jovens correm sérios riscos de acidentes com choque elétrico ao soltarem pipa na rua. O assunto é tão sério que a Energisa promove, desde o ano de 2005, o Programa Zé da Luz na Escola, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos dessa brincadeira perto dos fios.

O Programa é composto por palestra, peça de teatro e cartilha, abordando assuntos que envolvem a segurança com energia elétrica e outros assuntos socioambientais. Mais de 700 peças já foram apresentadas para um público superior a 80 mil pessoas nas escolas da área de concessão da Energisa em Sergipe.

Foto assessoria

Por André Brito

Leia também