Aracaju, 28 de março de 2024

DEFESA CIVIL ESTÁ DE ALERTA SOBRE CHUVAS EM ARACAJU

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Defesa Civil de Aracaju segue em alerta por conta da chuva que cai na cidade desde a madrugada desta sexta-feira (08). De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil Municipal, major Sílvio Prado, a previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe é que as chuvas permaneçam no final de semanal, mas em menor intensidade.

De acordo com o major Sílvio, nesta quinta-feira, 7, choveu 52 milímetros na capital. Nesta sexta-feira, 8, a previsão era de 16, mas choveu 36 milímetros. Apesar da maior incidência, as ações preventivas realizada pela Prefeitura de Aracaju têm surtido feito e não foram registradas intercorrências por conta da chuva. “A gente continua em alerta, mas a cidade está respondendo bem para o volume de chuva de 52 milímetros. Não tivemos nenhum problema relacionado com as chuvas, apenas alagamentos em pontos específicos, como na avenida Euclides Figueiredo, que está em obras e somente quando elas foram concluídas é que vamos poder drenar a área”, disse.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, a previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe é de chuva neste sábado e domingo. “A previsão é de 20 milímetros por dia. Isso é considerado baixo, uma chuva moderada. Essa é a previsão, mas se a intensidade de chuva for  superior, a gente tem como atuar. Estamos em observação”, informou.

Alerta – O coordenador Defesa Civil de Aracaju alerta que em casos de situação de risco o cidadão deve acionar o órgão por meio do 199. “A Defesa Civil está de plantão e a gente reforça que as pessoas que residem em áreas de risco não esperem chegar ao extremo para tomar uma providência.

Qualquer sinal de desabamento, qualquer barulho ou rachadura é motivo para sair e chamar a Defesa Civil. As pessoas precisam se proteger”, orientou o major Sílvio Prado.

Trabalho conjunto – Nesta sexta (08) a Superintendência de Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuou na orientação do trânsito em locais onde os semáforos tiveram problemas e em pontos de engarrafamento. As equipes seguem em alerta e os agentes estão de prontidão.

Já as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atuaram desde as primeiras horas do dia, priorizando onde há recorrência de alagamentos ou retenção, a exemplo do Largo da Aparecida, da avenida Euclides Figueiredo e na região do bairro Santos Dumont. A Diretoria de Operações permaneceu com equipes de monitoramento nas ruas e também com equipes itinerantes.

Além disso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) intensificou a manutenção que realiza nos 65 canais da cidade. O trabalho intenso e minucioso aconteceu nos bairros Jabotiana, Santa Maria, Jardins e Luzia. A limpeza mecanizada foi realizada no canal do Santa Maria, enquanto o método de barragem móvel foi a opção utilizada na avenida Francisco Moreira, no Luzia. Além disso, houve ação de limpeza na canaleta nas proximidades do Morro de Avião, também no Santa Maria.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também